Cade aprova Máquina, mas Globex pode ter restrições

Leia em 2min 30s

Ao aprovar ontem a fusão entre a Insinuante e a Ricardo Eletro, que formaram a Máquina de Vendas, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) mostrou que a concentração no varejo traz duas grandes preocupações que podem levar à imposição de restrições a novos negócios e aos que estão em análise no órgão antitruste. Segundo os conselheiros, a união de grandes redes traz problemas locais - em cidades, a união de duas ou mais varejistas pode prejudicar o consumidor - e nacionais, já que juntas as redes adquirem maior poder de barganha junto a fornecedores, por exemplo.

O julgamento que aprovou a criação da Máquina de Vendas foi um recado direto à Globex (cujo novo nome é Viavarejo), empresa controlada pelo Pão de Açúcar e que reúne Casas Bahia e Ponto Frio. A Globex é o grande desafio do Cade no varejo. Apesar de a Máquina ter sido aprovada sem condições, o mesmo não deve acontecer com a Globex, muito superior em vendas e poder de mercado.

"O que pode ocorrer no curto prazo é a existência de fortes e poucos agentes", diz o relator do processo da Máquina de Vendas, conselheiro Carlos Ragazzo, ao descrever os movimentos que estão acontecendo no setor. "Há uma tendência de o mercado estar se concentrando em grandes 'players'", diz o conselheiro Marcos Paulo Veríssimo. Este resume as dificuldades do Cade ao analisar fusões no varejo: "Nós temos de olhar a rivalidade município a município, sabendo que o padrão de competição pode ser regional ou nacional".

O conselheiro Ricardo Ruiz cita o exemplo do Walmart que tem uma "capilaridade municipal", mas criou uma estrutura de barganha nacional com os fornecedores. "Na obtenção do crédito, a barganha pode ser nacional", disse.

O Cade, na visão do conselheiro Alessandro Octaviani, está "começando a balizar os modelos de análise que vão nos permitir julgar os casos futuros".

Ragazzo fez ontem uma análise minuciosa, analisando, cidade por cidade, as concentrações decorrentes da união de 246 lojas da Insinuante com 281 da Ricardo Eletro. Ao todo, há sobreposição de lojas em 35 cidades. A maioria está na Bahia. Mas nem todas foram consideradas problemáticas. O Cade verificou que a Magazine Luiza está em expansão, com o objetivo de atuar em todos os Estados brasileiros e as Casas Bahia querem inaugurar mais de 200 lojas nos próximos anos. Ou seja, apesar de haver concentrações locais, há uma expansão orgânica de grandes redes. Por causa desse movimento, o Cade aprovou sem restrições a Máquina de Vendas.

"Eu acho que essa operação é pró-competitiva", resumiu Ragazzo, referindo-se à união entre a Insinuante e a Ricardo Eletro.

O Cade também aprovou a compra da City Lar pela Máquina de Vendas. Essa rede tem 200 lojas e foi adquirida em julho de 2010. Ao todo, a City está em oito cidades: Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Mossoró (RN), Parnamirim (RN), São Luís (MA), Teresina (PI), Campina Grande (PB).


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Máquina de Vendas compra a Salfer

A Máquina de Vendas fechou ontem acordo para aquisição do controle da rede Salfer, varejista locali...

Veja mais
Rede Carrefour abre Atacadão no Rio Grande do Sul

O Grupo Carrefour inaugura hoje a primeira loja do Atacadão em Porto Alegre, somando seis unidades no Rio Grande ...

Veja mais
“Estratégia do Walmart não vai dar certo”

Para o presidente do Pão de Açúcar, a cultura do consumidor brasileiro vai minar a principal pol&ia...

Veja mais
Salfer se associa à Máquina de Vendas

Rede que surgiu em Joinville fará parte do segundo maior grupo varejista do BrasilA Salfer, uma das maiores redes...

Veja mais
Giassi abre loja em São José

Segunda maior rede supermercadista do Estado inaugura unidade de R$ 20 milhões em BarreirosApós quase tr&e...

Veja mais
Bourbon Wallig inicia operações na zona Norte

Considerado o maior empreendimento do Grupo Zaffari e um dos maiores da cidade na área de varejo, o Bourbon Shopp...

Veja mais
Zaffari prevê crescer 7,5% este ano

Quinta maior supermercadista do Brasil, atrás de Pão de Açúcar, Carrefour, Walmart e Ceconsu...

Veja mais
Roldão reinaugura em Jundiaí

O Atacadista Roldão reinaugura a loja de Jundiaí (SP) hoje. A loja foi totalmente erguida e reformada depo...

Veja mais
Porto Alegre: Bourbon Wallig abre as portas nesta quinta-feira

Os moradores da zona Norte da Capital passam a contar com o maior empreendimento do Grupo Zaffari a partir de amanh&atil...

Veja mais