Brasil e Ásia puxam resultado do Casino

Leia em 3min 10s

O ano começou de vento em popa para Jean-Charles Naouri, presidente do Casino, sócio francês do Grupo Pão de Açúcar (GPA). Mais uma vez, a Ásia e a América Latina, puxada pelo Brasil, tiveram peso determinante na boa performance das vendas da empresa no primeiro trimestre deste ano, com resultados que superaram levemente as expectativas do mercado.

O faturamento global do grupo aumentou 11,3% nos três primeiros meses do ano, totalizando €8,7 bilhões. "Um crescimento muito forte", como ressaltou o Casino em um comunicado. A frase tem ainda mais sentido se comparada à performance do rival Carrefour, segunda maior varejista alimentar do mundo, que anunciou recentemente uma magra progressão de 1,5% nas vendas no período.

A participação dos países emergentes nas vendas do Casino continua crescendo e já pulou para 49% do faturamento neste ano, contra 45% durante o ano passado. Na previsão de Naouri, esses mercados devem totalizar mais da metade das vendas globais do Casino em 2012.

Na América Latina, única região com expansão na faixa dos dois dígitos, as vendas aumentaram 13,5% para o critério de "mesmas lojas" (abertas há mais de 12 meses) o crescimento é de 11,9%. "Essa performance traduz o dinamismo da atividade em todos os mercados do grupo na região", informa o Casino.

O aumento da participação da empresa no capital do GPA contribuiu para melhorar os resultados globais da varejista francesa.

No Brasil, as vendas cresceram 9,6%, segundo o critério mesmas lojas sobre o ano anterior, de acordo com dados do Grupo Pão de Açúcar. Na Colômbia, onde as vendas registraram "um desempenho muito satisfatório", mas não divulgado, o grupo continua expandindo o número de supermercados de bairro da rede Exito, com 17 novas lojas desse tipo no primeiro trimestre.

O faturamento na Ásia, onde o grupo possui atividades na Tailândia e no Vietnã, cresceu 9,7%. O destaque do trimestre foi o Vietnã, onde as vendas aumentaram "fortemente", na faixa de dois dígitos.

Os resultados são bem diferentes na França, mas pelo menos Naouri pode celebrar o fato de a rede ter registrado um aumento de 2% nas vendas no primeiro trimestre, enquanto seu rival Carrefour anunciou recentemente uma queda de 0,5% no país no mesmo período.

Parte do desempenho positivo do Casino na França - que faturou €4,5 bilhões no trimestre - pode ser explicado pelos bons resultados da filial Monoprix, cujo controle é compartilhado com a Galeries Lafayette. Os sócios, aliás, brigam atualmente na Justiça pelo controle dessa rede sofisticada de supermercados de bairro, peça central da estratégia das atividades do Casino na França.

As vendas do Monoprix subiram 5,4% segundo o critério mesmas lojas, impulsionadas sobretudo pelas vendas de vestuário, que tiveram bons resultados na liquidação de inverno no início do ano.

Os supermercados Casino também tiveram crescimento nas vendas, de 1,5%. Já nos hipermercados, modelo de varejo em crise na Europa, o grupo registrou queda de 2% no faturamento. Como no caso do Carrefour, o consumo de produtos não alimentares nos hipermercados Géant do Casino estão despencando. A queda foi de 7,9%, sobretudo de eletroeletrônicos. Nas outras categorias (têxteis, artigos de lazer e para a casa), a diminuição foi de 2,2% no trimestre.

O grupo francês também confirmou seus objetivos para 2012, com um crescimento superior a 10%, e informa que irá continuar sua política de cessão de ativos e de aumentos de capital no total de €1,5 bilhão neste ano.

Se o primeiro trimestre já foi positivo para a empresa, o segundo, pelo menos em termos estratégicos, se anuncia ainda melhor. O Casino já confirmou que irá assumir o controle do GPA em junho. Analistas estimam que o perfil de crescimento do Casino será profundamente transformado com essa operação. Como disse recentemente Naouri, "o Casino vai mudar de perfil e de dimensão neste ano".


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Bompreço aposta na informática

Com a expectativa de aumentar 15% a venda de produtos de informática, vídeo, foto e telefonia, a rede Hipe...

Veja mais
Sonda Supermercados oferece aulas gratuitas de culinária mediterrânea

Aulas gratuitas sobre dieta mediterrânea com foco na alimentação italiana é a estratég...

Veja mais
Walmart coloca no ar hotsite para incrementar as vendas do Dias das Mães

Com o tema “Fórmula do Amor de Mãe”, o Walmart lança o hotsite www.walmart.com.br/maes,...

Veja mais
Walmart investe em Passos

Rede, com 503 unidades no Brasil, vai abrir uma loja de R$ 37 milhões no município.   A rede de sup...

Veja mais
Rede Uai compra shopping O Ponto

Negócio foi fechado em parceria com a Ematex e demandou aporte de R$ 30 mi.   A Rede Uai de shoppings popu...

Veja mais
GPA vai certificar fornecedores

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) promove nesta quinta-feira (19) a entrega da certificação...

Veja mais
Extra abre 60 vagas para setor têxtil na capital

Para reforçar seu quadro de colaboradores, o grupo Extra oferece, neste mês, 60 novas vagas de operador de ...

Veja mais
Cencosud à procura de aquisições

Com US$ 1,3 bilhão para investir em expansão - boa parte disso no Brasil - a rede chilena Cencosud (ou Cen...

Veja mais
Casas Bahia inaugura primeira filial na Região Norte com aporte de R$ 3,9 m

A primeira filial da Casas Bahia na Região Norte será inaugurada hoje, na cidade de Palmas, Tocantins, dep...

Veja mais