Conselho do Walmart avalia o Brasil em SP

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Pela primeira vez na história do grupo, o conselho de administração do Walmart, a maior rede de varejo do mundo, está no Brasil para a reunião global de seus membros, apurou o Valor com fontes próximas à empresa. Trata-se de um encontro que acontece apenas uma vez por ano e debate planos estratégicos para o crescimento do grupo no mundo. Eventualmente, quando a empresa considera necessário, é escolhido um país para sediar a reunião. Os conselheiros chegaram ao Brasil na segunda-feira e devem voltar aos Estados Unidos na noite de hoje.

O Brasil foi um dos principais temas de discussão da pauta neste ano e a escolha do país para sediar a reunião, segundo a fonte ouvida, tem relação com a importância do mercado local para o grupo. Também tem a ver com a necessidade de expansão da empresa no país a longo prazo. O Walmart Brasil tem representado entre 2,8% a 3% das vendas brutas do grupo no mundo nos últimos anos, não passando desse patamar. E a operação brasileira tem sido alvo de uma série de análises críticas da matriz, que entende que há espaço para um desempenho melhor do que o registrado no país nos últimos anos. Em 2011, o faturamento bruto no Brasil foi de R$ 23,4 bilhões.

"Há um tremendo foco em melhorar o lucro operacional no Brasil, e estou satisfeito com as mudanças que os nossos executivos estão fazendo", disse aos analistas em fevereiro Doug McMillon, presidente do Walmart International, que também está no Brasil.

No último ano e meio, a empresa esteve envolvida na integração de redes adquiridas anos atrás (Bompreço e Sonae) e também implantou uma nova política comercial, batizada "preço baixo todo dia", para tentar se diferenciar da concorrência e melhorar alguns indicadores operacionais.

Robson Walton e Jim Walton, membros do conselho e filhos do fundador Sam Walton (morto em 1992) estão no grupo que visita o país. Rob Walton é presidente do conselho de administração da empresa. O executivo Michael Duke, presidente da rede no mundo, também está no país.

Mudanças próximas que o setor varejista deve passar no país também teriam tido peso na decisão do conselho de vir ao país, apurou o Valor. A rede francesa Casino assume, em 22 de junho, o controle do Grupo Pão de Açúcar, um dos principais concorrentes da companhia no país, e o mercado tenta hoje entender os possíveis efeitos dessa mudança no GPA e no mercado de varejo.

Os membros do conselho visitaram todos os formatos de lojas do grupo em São Paulo (Walmart Supercenter, Maxxi Atacado, Todo Dia e Sam's Club) e também estiveram na loja da rede Extra, do Grupo Pão de Açúcar, localizado na Marginal Pinheiros. Economistas brasileiros estiveram em reunião com os membros do conselho, em apresentações sobre perspectivas econômicas e potencial do consumo local nos próximos anos.

No Brasil desde 1995, o Walmart passou a ser foco constante de atenções do comando do grupo nos últimos cinco anos. A busca de novos mercados para crescimento justifica o interesse. A companhia entende que China, México e Brasil precisam ser receber mais investimentos para ajudar a sustentar a expansão do grupo a longo prazo. A empresa foi procurada pelo Valor, mas não se pronunciou.


Veículo: Valor Econômico


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