Supermercados do RS apostam no poder de consumo do público adulto para a Páscoa 2012

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O público adulto é o principal foco dos supermercados e das indústrias do Rio Grande do Sul na Páscoa de 2012, segundo pesquisa encomendada pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) e divulgada nesta terça-feira (28/02).
O estudo foi realizado pelo Instituto Segmento Pesquisas entre os dias 10 e 16 de fevereiro. Foram entrevistadas 200 pessoas de ambos os sexos, com idades entre 18 e 65 anos, e de todas as faixas de renda. Foram ouvidos também 20 diretores de empresas do setor supermercadista em todo o Estado.

Segundo o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, ao contrário de 2011, quando as crianças concentraram as atenções da indústria por seu crescente poder de decisão de compra no ponto de venda, neste ano a Páscoa será dos adultos.
“As pessoas estão com um poder aquisitivo maior e querem resgatar o prazer de comer chocolate que não puderam desfrutar no passado. O mercado dos ovos infantis e teens já havia dado seu grande salto em 2011, devido aos investimentos da indústria”, afirma o presidente.

Para ele, a comemoração da Páscoa em abril, quando as temperaturas estão mais baixas do que em março, também favorecerá o consumo de chocolates.
“A Páscoa passada foi a melhor da década e, ainda assim, a pesquisa mostra que o setor prevê um crescimento de 6% para este ano. O clima mais frio de abril vai alavancar as vendas de pequenos supermercados, que não dispõem de climatização nas lojas e poderão se planejar para a exposição das parreiras de chocolates”, projeta.
Ao todo, os supermercados gaúchos vão comercializar 8,9 milhões de ovos, que devem atingir um faturamento de R$ 84,8 milhões para o setor.

De acordo com os dados do Instituto os ovos premium e trufados e as caixas para presente serão as vedetes de consumo das classes A e B. Para os gaúchos da classe C, os ovos para adultos também deverão pontear a lista de compras. “Há pelo menos 90 lançamentos, com destaque para os ovos com formatos inovadores, como bastões, corações, diamantes e retangulares. A data será marcada pela diferenciação nas embalagens e nos atrativos visuais”, prevê o presidente.

Pesquisa
Preferência pelos supermercados – O levantamento mostrou que 59% dos consumidores gaúchos vão comprar os produtos de Páscoa em supermercados, contudo, a maioria (85,5%) não descartam a possibilidade de efetuar em supermercados as compras de Páscoa.


Os benefícios apontados pelos gaúchos ao comprar produtos para a data em supermercados são a comodidade de comprar junto com os outros produtos (55,7%), a facilidade de comprar com o cartão do supermercado (35,1%), o preço mais baixo (34,5%), a qualidade dos produtos (34,5%), a proximidade de casa/trabalho (32,2%), a variedade de produtos (27,6%) e a facilidade de comprar com o cartão de crédito (8,0%).


Antecipação da exposição e compras de última hora – A maioria dos entrevistados (61%) pretende realizar as compras de Páscoa na última semana que antecede a comemoração, sendo que 19% comprarão no dia ou na véspera.


Gasto médio por família será maior – Segundo o estudo, os gaúchos vão gastar, em média, R$ 166 nas compras de produtos para a Páscoa em supermercados. No ano passado, este valor era de R$ 157.
O poder de decisão das crianças – Mesmo que não sejam o principal alvo de investimentos da indústria neste ano, as crianças seguem com forte influência na compra de produtos de Páscoa – 40,5% dos gaúchos apontaram que elas influenciam muito na decisão. Em 2011, a pesquisa do Instituto mostrou que, quanto maior a renda do entrevistado, maior é a influência das crianças na escolha da compra. As mulheres ouvidas são mais suscetíveis (ou mais atentas) em atender os apelos das crianças do que os homens.


Produtos artesanais em evidência – 80% dos supermercados entrevistados vendem produtos de Páscoa light e diet. Segundo os dados do Instituto Segmento, 19% dos gaúchos vão comprar algum chocolate diet ou light. Outros 39% dos consumidores comprarão algum produto de Páscoa artesanal, como ovos e chocolates não industrializados e colomba pascal.


A representatividade da Páscoa nas vendas – Considerada a segunda melhor data de vendas para o setor supermercadista gaúcho – atrás apenas das festas de fim de ano –, a Páscoa gera otimismo entre os empresários do segmento. Segundo a pesquisa, o crescimento deverá ser da ordem de 6% nas vendas em relação à Páscoa de 2011. Neste período, o peso das vendas destes produtos no faturamento total dos supermercados será de 9,4% em março e de 12,6% em abril.


Preços estão estáveis – Os preços neste ano estão muito próximos dos praticados no ano passado, com um acréscimo médio de 5,2% não-deflacionado. Os refrigerantes (+10,3%) e a carne para churrasco (+7,7%) registraram os dois maiores aumentos médios de preços em relação à Páscoa de 2011. O salto dos pescados e dos vinhos – Se por um lado os ovos premium puxarão o crescimento de vendas na categoria chocolates, os pescados em geral (+9,1%) e o bacalhau (+7,3%), bem como os vinhos nacionais (+7%) e importados (+9%) serão os carros-chefes de vendas de outras seções.

Bombom, o presente de última hora – “O bombom é o presente de última hora, deverão ser comercializadas 5,3 milhões de caixas, agregando ao faturamento mais R$ 24,3 milhões”, segundo o Longo. Segundo os supermercadistas ouvidos pelo Instituto Segmento, os produtos típicos de Páscoa de maior venda são as caixas de bombons, os ovos de Páscoa em geral, as barras de chocolate, os bombons avulsos, os vinhos importados e chocolates em geral.
Empregos temporários – De acordo com os números do Instituto Segmento, 25% dos supermercadistas pretendem contratar funcionários temporários. A previsão é contratar, em média, 10 pessoas. No total, a Páscoa irá gerar cerca de 1,5 mil empregos temporários no Estado, efetivando pelo menos 20% dos profissionais ao final da festividade. 90% destas vagas são criadas pela indústria, em cargos como operador de logística, montador, promotor de vendas e estoquista.


Fonte: Assessoria de Comunicação Agas/Portal Abras

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