São Jerônimo vai abrir mais duas unidades

Leia em 2min 10s

A rede mineira de supermercados São Jerônimo, com sede em Passos, no Sul do Estado, está "surfando na onda" no aumento do poder de compra dos consumidores. Recentemente a empresa inaugurou a sétima loja, em Alpinópolis, na mesma região, mediante aporte de R$ 1,2 milhão. Além disso, já está prevista a abertura de mais duas unidades no primeiro semestre deste ano, na cidade sede. A informação é do proprietário da rede, Jerônimo Pereira Machado. De acordo com ele, outros R$ 6 milhões serão direcionados para os dois novos estabelecimentos.

Machado disse que a grande aposta da marca para o próximo exercício será o início das vendas pela internet. O modelo está em teste na loja de Alpinópolis e a expectativa é expandir o serviço para todas as lojas. Inicialmente serão comercializados apenas eletrodomésticos mas, futuramente, também serão vendidos produtos de mercearia. "Estamos desenvolvendo um projeto-piloto para aprender a vender pela internet, uma vez que a tendência é de que esse segmento continue crescendo significativamente no Brasil. Em breve as vendas virtuais estarão ocorrendo em todas as nossas lojas", afirmou.

Conforme Machado, a consolidação do aumento do poder de compra dos consumidores está refletindo no desempenho dos negócios. A rede São Jerônimo vai encerrar o ano com faturamento de R$ 40 milhões, o que representa incremento de 16% na comparação com o resultado de 2010. "Além dos consumidores estarem mais dispostos às compras, eles também estão mais exigentes em relação à qualidade dos produtos. Mercadorias de maior valor agregado estão saindo bem mais em relação há dois anos", observou.

Atualmente a rede supermercadista gera 350 empregos diretos e a expectativa é de que pelo menos 80 trabalhadores sejam contratos em 2012, para atender a demanda das duas novas lojas. Machado disse ainda que, por enquanto, não faz parte dos planos da empresa atuar fisicamente fora do Sul de Minas. "Temos, primeiro, um grande mercado a explorar nessa região", disse.

O incremento dos negócios da rede São Jerônimo está na contramão dos números do segmento no Estado. Entre janeiro e outubro de 2011, o setor supermercadista contabilizou retração de 1,27% em relação a igual período de 2010. Os dados são da pesquisa mensal Termômetro de Vendas, realizada pela Associação Mineira de Supermercados (Amis).

Para o superintendente da Amis, Adilson Rodrigues, o desaquecimento sentido no setor ao longo de ano passado é conseqüência de um recuo iniciado no fim de 2010, na esteira dos primeiros sinais da crise internacional. De acordo com ele o cenário ainda foi agravado pelo fato de 2011 suceder um período eleitoral, quando a inflação costuma sair do controle.


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Rede Minipreço mantém expansão

Grupo tem 82 lojas credenciadas e outras 80 solicitações de adesão estão em análise.A...

Veja mais
Bahamas abre 2ª loja em Cataguases

Unidade, com quase 2 mil metros quadrados de área construída, demandou aporte de R$ 20 milhões. O ...

Veja mais
Loja de vizinhança revê formato para brigar na periferia

Os maiores grupos varejistas do Brasil estão reaprendendo a lidar com as lojas de bairro. O Walmart acaba de fech...

Veja mais
O que esperar do comércio em 2012

Questões que estiveram no centro das discussões do setor varejista em 2011 devem voltar a ganhar a aten&cc...

Veja mais
Entrevista - Abilio Diniz

Abilio Diniz, um dos principais empreendedores do País, respondeu a dez dúvidas dos internautras do Estad&...

Veja mais
Pão de Açúcar aposta em projetos sociais

O Grupo Pão de Açúcar (GPA), com o auxílio de seus colaboradores e clientes, anunciou ter co...

Veja mais
Savegnago anuncia negócio de R$ 5 mi em loja do Carrefour

Rede de Sertãozinho comprou em Ribeirão unidade que havia sido fechada em 2011Com o objetivo de se consoli...

Veja mais
Walmart fecha 12 supermercados da rede TodoDia em SP

O Walmart fechou 12 supermercados da rede TodoDia -estabelecimentos de bairro com cerca de 600 m². O encerramento d...

Veja mais
'2012 será um ano de forte expansão'

Depois de um ano de briga entre sócios e desaceleração, Grupo Pão de Açúcar pl...

Veja mais