St Marche investe em soluções de IA para aumentar vendas e diminuir o desperdício

Leia em 3min 50s

Nos primeiros testes, 70% das recomendações de compra feitas pela inteligência artificial foram utilizadas nas decisões de pedido da amostra de produtos das lojas teste

 

St Marche, rede de supermercados com 31 lojas espalhadas pela capital, grande São Paulo, Campinas, além de uma unidade em Santos, litoral paulista, fechou parceria com a Aravita, startup de inteligência artificial que viabiliza maior eficiência nas operações com alimentos frescos – como frutas, legumes e hortaliças. O objetivo é chegar o mais próximo possível do “pedido perfeito” de produtos frescos, evitando excessos e falta de produtos, o que resulta em custos desnecessários e perda de vendas.

 

O piloto da solução ocorre em algumas das lojas da rede, com produtos específicos e relevantes do portfólio de alimentos frescos, como banana e batata, mas até o final do primeiro semestre a tecnologia estará rodando em todas as lojas do grupo, incluindo o Santa Maria, empório que faz parte do Grupo Marche, e conta com duas unidades em São Paulo, totalizando 33 lojas com a nova tecnologia. Os resultados preliminares são promissores. Os testes com algoritmos de previsão de demanda proprietários da Aravita tiveram performances duas vezes melhor que os algoritmos usados anteriormente pelo St Marche. Já o modelo de recomendação de compra – que, além da previsão de demanda também leva em consideração estoque, exposição e regras de abastecimento para uma amostra de produtos- foi utilizado em 70% das decisões das lojas para os produtos testes.

 

Eliane Souza Nascimento, diretora de Supply do St. Marche, diz que escolheu a Aravita pois viu na empresa um novo olhar sobre um problema antigo do varejo. “As categorias de perecíveis, especialmente o hortifruti, são muito estratégicas, pois levam os consumidores para as lojas e garantem fidelização. Por outro lado, a gestão da categoria é extremamente complexa pois diversas variáveis influenciam na demanda, na gestão de estoque e na cadeia de abastecimento. A especialização da Aravita nesse tipo de produto, além da utilização de tecnologias de IA, fundamentaram a escolha pela parceria”, analisa. “É importante destacar que os dados ainda são preliminares e dizem respeito a testes com amostras específicas. Ainda assim, estamos muito otimistas”, complementa.

 

Eliane ainda explica que as aplicações de IA, machine learning e deep learning no varejo e no supply chain trazem um diferencial expressivo e salienta que o Marche está saindo na frente ao protagonizar a utilização deste tipo de tecnologia para essa categoria de produto em processos core do negócio. “Já havíamos testado outras soluções. O fato de a Aravita utilizar dados internos e externos, além de inputs dos usuários, faz com que os algoritmos da sua IA reflitam, de fato, a realidade das lojas. O piloto ainda está em fase inicial, mas os primeiros testes nos dão indicativos de que estamos no caminho certo”.

 

A IA da Aravita concilia informações internas da rede varejista na gestão dos alimentos frescos, como histórico de vendas, planejamento de promoções e dados da realidade das lojas com outras diversas variáveis externas como sazonalidade, datas especiais e feriados, clima, cenário econômico, preço na concorrência, entre outras. “Nossos modelos de previsão de vendas consideram essas inúmeras variáveis, além de modelos com aprendizado por reforço, para gerar a melhor combinação de ordens de compra”, explica Aline Azevedo, diretora de Produtos da Aravita. “Nossa plataforma está apenas começando a ser usada, mas vemos que seu aprendizado é exponencial, o que levará ao varejo patamares de eficiência e resultados nunca antes vistos. E o St. Marche está protagonizando este momento revolucionário junto com a Aravita”, afirma Marco Perlman, CEO da startup.

 

Além do benefício econômico claro para os supermercados clientes da Aravita, a solução tem potencial para impactar drasticamente a realidade do desperdício, uma vez que corrige uma das causas principais do problema da cadeia de alimentos – a falta de previsibilidade, especialmente em produtos frescos. De acordo com pesquisa feita pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), mais de 45% de todas as frutas e vegetais produzidos no mundo são desperdiçados, o que a torna essa a categoria de alimentos com mais volume de desperdício em todo o planeta. “Sabemos que para os nossos consumidores finais a questão do meio-ambiente é muito relevante. Com a IA da Aravita, levamos a eles produtos mais frescos e ainda a garantia de estar comprando de um supermercado que se preocupa em evitar o desperdício”, finaliza Eliane.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Assaí inaugura loja em local histórico do 1º Atacarejo do Brasil

Unidade foi transformada para abrigar o modelo mais moderno da Atacadista; foram gerados mais de 500 empregos   O...

Veja mais
Prezunic inaugura loja do bairro Vila Isabel, no Rio de Janeiro

Unidade de número 38 homenageia um dos bairros cariocas mais tradicionais da cidade   Cheia de novidades, ...

Veja mais
Para Walmart, consumidores continuam mais focados em conveniência

John Furner, CEO da varejista, acredita que preço fica em segundo plano quando os clientes economizam tempo e t&e...

Veja mais
Grupo Koch inaugura loja Komprão em Palhoça (SC)

Com 9,5 mil m² de área construída e estacionamento com 273 vagas, empreendimento possui ilumina&ccedi...

Veja mais
Carrefour lança propaganda interativa em campanha de Páscoa

Espectador interage no vídeo, escolhe os produtos e, ao final, é direcionado para carrinho dentro do e-com...

Veja mais
COOP fecha o exercício de 2023 com faturamento de R$ 2,7 bi

No período, a rede de varejo também gerou cerca de 1 mil empregos e chegou a 129 mil novas associaç...

Veja mais
Grupo Nova Era oferece 230 vagas de emprego em Manaus (AM)

Além da capital amazonense, a empresa abriu 14 vagas para unidade de Boa Vista, Roraima   Presente em tr&e...

Veja mais
Mr. Estoque atende mais de 140 mil pedidos no último ano

Em 2023, e-commerce consolidou operação no Rio Grande do Sul e celebra taxa de conversão acima da m...

Veja mais
Por eclipse, Wegmans fecha lojas nos EUA

Quase 50 pontos de venda da rede ficarão fechados por 30 minutos para que colaboradores possam acompanhar evento ...

Veja mais