Alemã Aldi testa loja autônoma nos EUA

Leia em 1min 50s

Localizado próximo ao QG da rede em Illinois, conceito evita que clientes escaneiem códigos de barras, mas não funciona 100% sem assistência humana

 

Renato Müller

 

grupo varejista alemão Aldi é o mais recente a embarcar na onda das lojas automatizadas. Na cidade de Aurora, nos subúrbios de Chicago, a empresa está testando um supermercado que elimina o escaneamento dos produtos no checkout, embora não abra mão completamente do apoio humano no ponto de venda.

 

Localizada a menos de 15km da sede da Aldi nos Estados Unidos, a loja é um teste da tecnologia “Aldi Go”, desenvolvida em parceria com a startup Grabango. Clientes que chegam à loja podem fazer o download do aplicativo da startup, inserir suas informações de email e cartão de crédito e começar a comprar – sem a necessidade de selecionar a loja em que se encontram.

 

Durante o processo de compra, os clientes simplesmente colocam os produtos desejados no carrinho. Cada pessoa que entra na loja é identificada por câmeras instaladas no teto e recebe um “carrinho virtual”. Os itens retirados ou colocados nas gôndolas são rastreados pelas câmeras e associados a cada carrinho virtual – inclusive para itens que exigem ajuda de um funcionário da loja, como bebidas ou itens que são comprados por peso.

 

Quando a compra está finalizada, os clientes se dirigem a um quiosque parecido com um terminal de self checkout, que faz uma verificação final entre o que está no carrinho de compras e o carrinho virtual. Um colaborador faz a pesagem de frutas, legumes e verduras, bem como a verificação de idade para bebidas, e o cliente usa o aplicativo da Grabango para escanear um QR Code que conecta aquela compra ao seu cadastro. A compra é então debitada do cartão e um recibo é enviado por e-mail.

 

Excluindo os sensores no teto da loja e o checkout diferente, o “look and feel”da loja é exatamente o mesmo de um supermercado comum da Aldi. O sistema vem sendo desenvolvido em parceria pela Aldi e Grabango há dois anos e conta com checkouts tradicionais para quem quer pagar em dinheiro.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Atacadão comemora resultados: “2023 foi gigante”

Em 2024, seguiremos em expansão, chegando a mais municípios e aumentando a nossa Família Atacad&ati...

Veja mais
Rede St. Marche aposta em experiência para se destacar no mercado de vizinhança

Para Bernardo Ouro Preto, CEO da companhia, o consumidor do varejo alimentar tem buscado cada vez mais esse tipo de esta...

Veja mais
Rede Polo anuncia a construção de nova loja em Estrela (RS)

Espaço em que antes era ocupado pela antiga rodoviária da cidade, dará lugar a um supermercado com ...

Veja mais
GPA anuncia intenção de venda de postos e sede administrativa

Termos e condições dos negócios ainda estão em elaboração e sua conclusã...

Veja mais
Enxuto: rede adota nova política de preço com mais vantagens aos clientes

“Nós, varejistas, também temos a obrigação de democratizar os produtos através ...

Veja mais
GO: com foco na experiência do cliente, Bretas inaugura espaço diferenciado

O Varanda Bretas é mais uma iniciativa pensada para ampliar o serviço da rede em prol dos clientes  ...

Veja mais
Sainsbury’s fecha acordo para reforçar foodservice em suas lojas

Rede britânica de supermercados faz parceria com a Costa Coffee para desenvolver operações store-in-...

Veja mais
Redes fazem processo seletivo para novas inaugurações

Serão 1400 vagas disponibilizadas pela Rede Assaí para todo País e 140 posições para ...

Veja mais
Carrefour apresenta balanço de 2023 com foco na reestruturação de lojas

Mercado ver mudanças de forma positiva, com o grupo “arrumando a casa” após aquisiç&ati...

Veja mais