Supermercado Guanabara supera desafios de auditoria com ajuda da tecnologia

Leia em 3min

Rede de supermercados aposta em APP e reduz divergência entre os preços dos produtos nas gôndolas e os cadastrados nos sistemas


O Supermercado Guanabara possuia um problema que precisava ser resolvido: a divergência entre os preços dos produtos nas gôndolas e os cadastrados nos sistemas.  A rede localizada no Rio Grande do Sul, com dez lojas instaladas nas cidades de Rio Grande do Sul, Pelotas e São Lourenço, um centro de distribuição e duas centrais de produção, e com cerca de 230 check outsrecorreu a uma solução para melhorar o processo de auditoria dos preços dos produtos nas gôndolas. Para isso, implementou o App Minha Gestão de Lojas e diminuiu, em mais de 30%, as perdas financeiras causadas pelas diferenças de preços. A solução é da TOTVS, combinado ao uso dos códigos 2D, o GS1 DataMatrix .


“Uma das maiores dores que encontramos no dia a dia dos consumidores são as diferenças de preços quando vamos passar no caixa do supermercado. Porém, esse problema também implica em perdas para o varejista, uma vez que precisamos assumir essa divergência no caixa. Por isso, foi fundamental a implementação dessa solução de realidade aumentada para os processos de auditoria das gôndolas, junto do uso do GS1 DataMatrix, que garantem maior padronização e volume de informações do produto nos sistemas. Acreditamos que até o final do ano teremos praticamente zerado a divergência de dados entre as gôndolas e os sistemas”, afirma a Gerente TI do Supermercado Guanabara, Simone Abreu.


Agilidade na vistoria


O App Minha Gestão de Lojas, da TOTVS, possui um módulo de auditoria de preços com realidade aumentada, em que os colaboradores conseguem escanear as prateleiras e os produtos a partir dos smartphones e, de forma rápida, obter um aviso sobre quais são os preços incorretos ou etiquetas antigas. A partir dessa nova dinâmica de trabalho, o Supermercado Guanabara também quadruplicou a produtividade, reduzindo em 70% o tempo de auditoria nas gôndolas. Os colaboradores passaram a realizar a vistoria de quatro seções por dia, um processo que anteriormente dedicava-se o dia para uma seção e cerca de 43 dias para fazer uma loja completa, sendo que agora uma loja é auditada em 10 dias.


Parceria


“Já faz um tempo que sentimos a necessidade de inovar e dar passos maiores. Por isso, buscamos no mercado parceiros estratégicos, a fim de ter os benefícios desse investimento e inovação em produtos, serviços e recursos. Neste projeto, com a TOTVS e a GS1, tivemos muitos ganhos. Pudemos perceber a satisfação dos colaboradores na execução das atividades, visto que é um processo muito mais rápido e fácil, e a confiança do nosso cliente, que não tem surpresas no momento da compra”, reforça Simone.


Maior produtividade


Para o diretor de produtos do segmento de Varejo Supermercados da TOTVS, João Alberto Giaccomassi, é uma enorme conquista poder observar todos os resultados práticos deste projeto. “O Supermercado Guanabara já confiava na TOTVS, fazendo uso das tecnologias da empresa para o setor de supermercados. Por isso, precisávamos manter o nível de entregas e até mesmo superar as expectativas do cliente. Ampliar em 400% a produtividade dos colaboradores e obter uma redução de perdas financeiras de 30% são excelentes resultados, que só o uso de realidade aumentada e a mobilidade do aplicativo da TOTVS poderia proporcionar”, destaca Giaccomassi.


Redação SuperHiper.


Veja também

Paulistão Atacadista inaugura unidade em Barretos com investimento de R$ 50 milhões

Terceira loja da rede inicia suas operações hoje gerando mais de 140 empregos diretos na cidade   A...

Veja mais
Grupo Bahamas anuncia nova loja em São João Nepomuceno

A inauguração está prevista para o segundo semestre de 2024 O Grupo Bahamas, realizou, ontem (20...

Veja mais
Stok Center em ritmo de crescimento

Abertura da loja em Esteio (RS)  é a 30ª unidade da marca   A cidade escolhi...

Veja mais
Uma nova estação para aquecer as vendas do setor supermercadista

Com a chegada do verão é preciso ter planejamento para atender com eficiência o shopper  ...

Veja mais
Pague Menos recebe reconhecimento no projeto “Mesa Brasil”

Os alimentos são coletados semanalmente e direcionados a instituições no município de Campin...

Veja mais
Um ano de evolução para os Supermercados Avenida

Em 2023, a rede abriu 37 filiais, ampliando a atuação no interior paulista Na última sexta-feira...

Veja mais
Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!

Supermercadistas devem estar atentos aos produtos que vendem em suas lojas, por isso, é importante conhecer a Cer...

Veja mais
Foodservice ganha força nos supermercados

Estudo mostra que varejo de alimentos tem oportunidade de ganhar espaço em um mercado com expectativa de forte cr...

Veja mais
Casino vende suas lojas para Intermarché e Auchan

Negociação avaliada em 1,35 bilhão de euros compreende 313 hipermercados e supermercados, alé...

Veja mais