Enxuto é a primeira rede de SP com ponto para reciclagem de vidro

Leia em 4min 30s

Em parceria com a Heineken, rede recebe máquina de reciclagem em sete unidades e visa estimular o descarte correto de embalagens


O Grupo Enxuto, rede que hoje conta com mais de 40 unidades entre supermercados e lojas de proximidade, firmou uma parceria inédita com a Heineken passando a ser, a primeira rede de supermercados em São Paulo, com ponto de coleta para descarte de vidro, atuando dentro do programa “Volte Sempre”, uma das iniciativas de circularidade de embalagens da marca Heineken cujo objetivo é estimular o hábito do descarte correto de embalagens garantindo assim sua destinação adequada a reciclagem. Esta iniciativa faz parte da plataforma Green Your City, que traz uma série de iniciativas com o viés de cultura e sustentabilidade, focando principalmente em circularidade, cidades mais verdes e consumo responsável de álcool.


Com o acordo, a população de Campinas já pode começar o descarte correto de embalagens pós consumo, levando os materiais até o ponto de coleta. A unidade de Campinas (Av. John Boyd Dunlop, 440) já está com a máquina de reciclagem de vidro da Heineken em funcionamento (disponível para toda a população), bem como as lojas do Enxuto Aqui (aqui só para os moradores dos condomínios): Talipo, Okinawa, Tropical Garden, Fontana Garden, Boulevard e Tipuana.


“Aqui no Enxuto, entendemos que além do cuidado com o cliente, é necessário estarmos atentos ao impacto que geramos no meio ambiente e como podemos minimizá-los. Nos últimos anos, temos olhado com muita atenção para iniciativas que colaboram para a evolução da sociedade como um todo, de maneira equilibrada e sustentável. Para nós é um prazer fazer parte de um programa tão importante que estimula o hábito da reciclagem na população e colabora tão ativamente com a causa ambiental”, destaca a diretora de marketing e E-business do Enxuto Supermercados, Doane Moda.


Como participar do programa Volte Sempre Heineken nas lojas do Enxuto?


Para participar do programa e dar início ao processo de reciclagem de vidro é muito simples. O consumidor deve se dirigir a um dos pontos de coleta do Volte Sempre Heineken nas lojas participantes do Enxuto, se dirigir a máquina coletora e inserir o número de celular com DDD, depois disso basta depositar as embalagens vazias de vidro descartável no local indicado.


Para que o cliente possa ganhar seu cashback (R$ 0,10 por embalagem) e trocar por desconto em produtos do grupo HEINEKEN nos estabelecimentos participantes é necessário baixar o aplicativo ‘Ponto Caco’ ou acessar o site https://pontocaco.com/ e fazer um cadastro gratuito. A conta do usuário será ativada assim que ele colocar o mesmo número de celular inserido na máquina de reciclagem de vidro. É importante lembrar que o cadastro somente será permitido para maiores de 18 anos. Por dia e por CPF é possível depositar até 24 embalagens de vidro e não é permitido, nas máquinas de coleta do programa Volte Sempre o descarte de itens como lâmpadas, resíduos de cerâmica, louças, pedaços soltos de vidro e espelhos.


Os números do programa até hoje, mostram o impacto positivo que a iniciativa tem no meio ambiente. Até hoje, o Volte Sempre, que está em operação desde 2019, em 12 cidades, já coletou mais de 430 toneladas de vidro, o que significa que 524 toneladas de matéria-prima virgem deixaram de ser extraídas do meio ambiente e mais de 190 toneladas de CO2 deixaram de ser lançadas na atmosfera. Além disso, o programa também colaborou para que 307m³ de espaço fossem economizados em aterros. Para saber mais acesse o site oficial do programa https://www.programavoltesempre.com.br/.


Em busca de soluções inovadoras que possam facilitar a vida da população e ajudar de alguma forma, na construção de uma sociedade mais humana, empática e sustentável, o Grupo Enxuto vem desenvolvendo uma série de iniciativas com foco na conscientização do consumidor sobre a importância da preservação do meio ambiente.


Pensando em oferecer para o cliente uma experiência 360º e trazer soluções tecnológicas para melhorar a jornada de compra do consumidor, o Enxuto foi a primeira rede de supermercados a ter o carrinho inteligente na América Latina e colocou em prática, iniciativas como o caixa de bate-papo, para quem não está com pressa, o self-checkout para grandes compras e o cupom verde.


Recentemente o Grupo Enxuto também inaugurou seu Centro de Distribuição de Proximidade, em Sumaré e fechou uma parceria com a Tamura Brasil, com objetivo de utilizar para abastecer 100% de suas operações, energia gerada em fazendas de painéis solares. Com a iniciativa além de minimizar o impacto ambiental de sua expansão a rede também consegue economizar até 15% nas contas de luz.


No ano em que o Enxuto comemora seus 60 anos, os planos de crescimento não param e a expectativa é que nos próximos dois anos o Grupo alcance 200 lojas do Enxuto Aqui em operação. Hoje, a rede conta com mais de 40 lojas entre supermercados e lojas de proximidade em Campinas, Cosmópolis, Itupeva, Limeira, Piracicaba e Rio Claro.


Redação SuperHiper.


Veja também

GPA revisa plano de expansão e muda prazo para inauguração de novas lojas

A previsão é de abrir 168 unidades de 2024 a 2026, entre lojas de proximidade e supermercados   O G...

Veja mais
CEO do Tenda Atacado ressalta importância do combate ao racismo

Em novo livro, Marcos Samaha questiona a baixa presença de líderes negros no mercado, além de enfat...

Veja mais
Grupo Dia a Dia amplia serviços em loja do Novo Gama (GO)

A 12ª unidade da rede inaugura padaria, açougue e serviços de frango   Com novos serviç...

Veja mais
Grupo ABC inaugura mais uma loja e continua sua expansão em dezembro

Nova unidade é inaugurada em Itaúna (MG), e Perdões (MG) já se prepara para receber uma loja...

Veja mais
OXXO intensifica campanhas interativas por meio de Inteligência Artificial

Novo chatbot via WhatsApp tem seis vezes mais conversas com os usuários desde o lançamento   O OXXO...

Veja mais
Adiamento de compras de Natal afeta supermercados britânicos

Vendas de não alimentos caem 7% em novembro; consumidores batem recorde de compras em promoções e m...

Veja mais
Cultura do “eu mereço” faz aumentar o consumo de produtos indulgentes

Segundo pesquisa da Horus, 50,7% dos carrinhos são compostos por itens não saudáveis, com foco no s...

Veja mais
Inteligência Artificial orienta as vendas de fim de ano

Este é o momento em que o mercado se prepara para um período de festividades e é importante que o s...

Veja mais
Rede Supermarket inaugura primeira loja em Búzios e amplia presença na Região dos Lagos

Loja conta com um mix diversificado e terá diferentes ações durante a sua primeira semana de atua&c...

Veja mais