GPA foca em expansão da bandeira Pão de Açúcar e plano entrega resultado

Leia em 3min

O objetivo é a volta do Pão de Açúcar como o melhor supermercado premium brasileiro, e estratégia do grupo está fazendo com que empresa recupere o negócio

 

Na manhã desta quarta-feira (06) o GPA realizou o Investor Day que apresentou ao mercado os seus resultados em 2023 e seus planos para os próximos anos. O grupo vem seguido uma estratégia para recuperação do negócio, que vem sendo bem sucedida. O objetivo da Companhia é fortalecer cada vez mais a bandeira Pão de Açúcar, com o intuito dele ser o melhor supermercado premium e de proximidade brasileiro. De acordo com o CEO do GPA, Marcelo Pimentel, a expectativa é atrair clientes valiosos, uma vez que é um público mais rentável quando fidelizado, podendo rentabilizar até 9% a mais. Em 2023, esse perfil de consumidor representou um crescimento de 10% na bandeira.

 

No encontro de hoje, a empresa mostrou haver uma transformação no varejo e com uma positiva perspectiva para os próximos anos. Em 2023, o GPA teve uma redução na quebra operacional de 0.8 p.p, mas Pimentel afirmou que pretende diminuir este número ainda mais, sem especificar um prazo. O grupo explanou que tiveram uma redução de despesas na ordem de R$ 230 milhões, devido ao reaproximação com a indústria, melhora no gerenciamento e crescimento estrutural da margem de 1.3 p.p.

 

“Vamos continuar crescendo, temos oportunidade de melhorar esse número. estamos revendo o nosso pricing, para otimizar nosso programa de desconto, para atingir o cliente certo, na loja certa e na hora certa”, afirmou o CEO.

 

Além disso, o vice-presidente financeiro, Rafael Russowsky, avalia que o Pão de Açúcar ficará acima da previsão de margem de lucro, com uma margem EBTIDA ajustada para 2024 de 8% a 9%, seguindo a jornada de reestruturação e com a perspectiva de uma estabilização na inflação de alimentos. “Não estamos buscando estacionar a companhia em 8% e 9%, mas otimizar ao máximo possível a operação. Hoje estamos operando em nível subótimo de margem”, explicou o VP.

 

O Pão de Açúcar também apresentou uma melhora no market share das marcas exclusivas, representando 27% na participação do negócio. “Isso se dá devido a um trabalho inteligente, com foco e com seleção. Esse resultado significa conhecimento e confiança do consumidor”, disse o diretor comercial, Luiz Henrique Lopes.

 

No mercado digital, também ocorreram melhoras nas vendas e, para o próximo ano, o aplicativo do Pão de Açúcar irá contar com o aperfeiçoamento da Inteligência Artificial (IA), que irá proporcionar uma melhor experiência de compra, indicando os melhor produtos, com os melhores preços, de acordo com o perfil de cada shopper.

 

“Tenho uma confiança enorme que o plano que estamos implementando tem nos trazido sucesso e está nos colocando no caminho certo, para a gente trazer o GPA de volta ao seu potencial máximo”, finalizou Marcelo.

 

GPA se tornará uma “corporation”?

Questionado sobre os rumores do GPA se tornar uma companhia sem um controlador, conhecido como corporation, o CEO negou e disse se tratar apenas de especulações.  “Não teve nada de novo, é especulação. Não tem absolutamente nada que eu possa falar que tenha surgido.” O principal investidor do GPA é o grupo Casino, com 40% das ações, que está passando por um processo de reestruturação.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Dom Atacadista chega à Itaperuna (RJ)

Unidade conta com uma área de 4 mil m² e será inaugurada em 7 de dezembro   Dando sequên...

Veja mais
Várzea Grande ganha mais um supermercado Comper

Essa é a 13ª loja da rede no estado do Mato Grosso, com um novo conceito, layout e foco na sustentabilidade ...

Veja mais
Prezunic amplia operação de e-commerce no Rio de Janeiro

Rede de supermercados carioca passa a fazer entregas em Petrópolis e mais cinco cidades   Moradores de Pet...

Veja mais
Tesco amplia liderança entre supermercados britânicos

Mesmo crescendo pouco acima da média, varejista ganha market share no trimestre. Asda é quem mai...

Veja mais
CNMC autoriza primeira fase de compra de lojas do Supercor pelo Carrefour

47 unidades estão sendo negociadas e, caso a operação seja concluída, Carrefour confirma sua...

Veja mais
Novo Atacarejo abre três unidades neste mês

A primeira inauguração será em Recife, e outras duas unidades estão localizadas no sert&atil...

Veja mais
Programa do Assaí forma mais de 600 colaboradores para cargos de liderança de loja

Em sua 13ª turma, o Programa de Trainee de Operações é voltado para os colaboradores do atacad...

Veja mais
Grupo Koch inaugura terceira loja Komprão em Jaraguá do Sul

Unidade da bandeira de atacarejo recebeu um investimento de R$ 40 milhões e será aberta na próxima ...

Veja mais
Bistek inaugura terceira loja no Rio Grande do Sul

Rede catarinense segue seu projeto de expansão no estado e prevê abrir mais três unidades em 2024 &n...

Veja mais