Cencosud Brasil doa 53 toneladas de alimentos e realiza ações socioambientais

Leia em 2min 30s

O supermercado é o principal canal de abastecimento dos lares brasileiros. Para fornecer alimentos saudáveis e com segurança, desde perecíveis, ao não perecíveis, material de higiene, limpeza, dentre outros, uma cadeia entre produtor, indústria e varejo é estabelecida e gera impactos socioambientais. Neste 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, é importante refletir sobre hábitos de consumo, corrigir e evoluir comportamentos, em prol da sustentabilidade do planeta.

 

Para a rede varejista Cencosud Brasil, que opera bandeiras como GBarbosa, Perini e Mercantil Atacado, a simbologia da data fomenta práticas do dia a dia, com a implantação de projetos e ações de responsabilidade socioambiental.

 

Reduzir, reciclar e reutilizar são frentes encaradas pela rede supermercadista. Uma das metas é a redução de desperdício de alimentos com a consequente doação de produtos em totais condições de consumo. No primeiro trimestre de 2022 as bandeiras da Cencosud Brasil doaram 53 toneladas de alimentos, um aumento de 256% em comparação ao primeiro trimestre de 2021.

 

Com a alta da inflação de 12,2% nos últimos doze meses, o Brasil voltou ao mapa da Fome da ONU e o índice de insegurança alimentar do brasileiro disparou para 6 pontos percentuais, segundo pesquisa em 160 países, do Gallup World Pool. Foi criada uma Comissão para viabilizar iniciativas socioambientais estratégicas para a companhia. Um trabalho sério, de consistência cotidiana e compromisso com resultados reais, como é o caso da doação de alimentos para quem mais precisa deste apoio nesta fase macroeconômica que atravessamos.

 

A reciclagem também é um pilar importante dentro da Cencosud Brasil e tem a colaboração direta das comunidades no entorno das lojas. De janeiro a março desse ano foram recicladas 2.316 toneladas de papel, plástico, alumínio e ferro. E os clientes têm colaborado com esta via de descarte consciente: 1.700 kg de lâmpadas foram coletadas para reciclagem nos pontos de venda nos três primeiros meses do ano, um aumento de 885% na participação da coleta seletiva. Outro dado sensível de mudança de hábito foi a opção pela sacola retornável, com a venda de 159 mil ecobags de janeiro a março de 2022.

 

Sustentabilidade no supermercado 

 

Já na operação das lojas, o programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos - RAMA tem sido uma realidade que engloba 100% da rede em Sergipe, Bahia e no Rio de Janeiro. Frutas, verduras e legumes estão devidamente identificados quanto à sua origem e atende ao monitoramento de resíduos químicos da região onde foi cultivado e distribuído. Essa gestão dos fornecedores promove transparência em toda a cadeia e junto ao consumidor. 

 

A rede teve um consumo de 21.824 MWh de energia renovável no 1º tri de 2022, representando 73,4% do total. Para este resultado, a Cencosud Brasil dispôs de 45% das lâmpadas em LED, 97% dos expositores refrigerados através de plugins com 59% destes, com fechamento de vidro.

  

Fonte: Assessoria de Comunicação do Cencosud


Veja também

Ações ambientais de grupo varejista têm adesão crescente dos clientes

Dentro do programa ESG, a companhia que opera 3 bandeiras no Brasil, ampliou sensivelmente a doação de ali...

Veja mais
Mudanças no primeiro escalão do Carrefour. Conheça o novo time que passa a contar com 33% de mulheres na liderança

Novo Comitê Executivo promete mais agilidade, simplificação e digitalização da co...

Veja mais
Omnichannel impulsiona vendas da Target no trimestre

Rede varejista chega a cinco anos seguidos de crescimento e se consolida como solução para necessidades do...

Veja mais
Cresce a concorrência em Sergipe com a chegada de uma nova rede

Quarto maior grupo de Varejo Alimentar do país entrega o novo empreendimento nesta quinta-feira, totalizando 219 ...

Veja mais
GPA recompra ações do Éxito

No fato relevante divulgado após encerramento do mercado financeiro, grupo Pão de Açúcar exp...

Veja mais
GPA incentiva mudanças sustentáveis para “Uma só Terra”

Nova campanha da rede mostra ações com seus parceiros, os pequenos produtores O Dia Mundial do Meio...

Veja mais
Drive thru para retirada de compras online é um diferencial em nova loja de rede regional

Em julho, grupo inaugura trigésima segunda unidade com R$ 50 mi de investimento   Mogi Guaçu vai ga...

Veja mais
Excelência na loja física impulsiona supermercados no mundo digital

Estudo aponta forte correlação entre o bom desempenho dos supermercados no varejo físico e sua perf...

Veja mais
Atacadão reforça caixa com recursos da matriz

Dívida da companhia brasileira chega a R$ 4 bi e se aproxima do patamar do início de 2021   Um dia ...

Veja mais