Carrefour oferece 300 bolsas de estudo em tecnologia para pessoas negras

Leia em 3min 20s

Programa de capacitação antirracista integra acordo com o Ministério Público do Rio Grande do Sul

 

O grupo Carrefour Brasil abriu 300 inscrições para bolsas de estudo para capacitação em tecnologia para pessoas negras. A ideia da empresa é aumentar a presença de pretos e pardos no mercado. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de janeiro de 2022 e faz parte de uma parceria com a startup educacional DIO.me (Digital Innovation One) intitulada Transforma Tec.

 

O principal objetivo da ação é combater o racismo, colocando em prática o compromisso da rede de supermercados firmado após o incidente que levou à morte por asfixia do cliente João Alberto Silveira Freitas, negro, morto em uma unidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, do Carrefour, em uma abordagem violenta arquitetada por dois seguranças. 

 

Veja como se inscrever

 

As inscrições são abertas para pessoas que se autodeclararem pretas e pardas, de baixa renda e tenham interesse em se desenvolver na área de tecnologia. Além disso, será necessário:

 

• Ter idade entre 18 e 30 anos, ser negro ou pardo .

• Apresentar comprovadamente renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo.

• Ter concluído no mínimo o Ensino Fundamental II (equivalente ao 9º ano).

• Residir nas cidades de Porto Alegre/RS, Salvador/BA, São Paulo/SP, Recife/PE e Manaus/AM ou em municípios próximos.

• Ter disponibilidade para se deslocar até a instituição parceira,caso tenha necessidade de usar a estrutura do laboratório para seu processo de aprendizagem.

 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio deste site . Clique aqui e se inscreva!, totalmente online, com foco em pessoas negras de todo o país, com idades entre 18 e 30 anos.

 

É preciso ter acesso a um computador para realizar as atividades da plataforma e disponibilidade para assistir às aulas que serão ministradas nos períodos da manhã e/ou tarde. As aulas começam em março e vão até outubro de 2022.

 

Cursos oferecidos 

 

O aprendizado contribui para que os alunos trabalhem em todas as etapas de projetos, podendo ser em banco de dados, servidor, armazenamento em nuvem, entre outros.

Todo o conteúdo do curso terá como base os fundamentos do nível básico em desenvolvimento de software, com foco em Fullstack Java, React e Cloud.

 

Assim, será possível criar habilidades e conhecimentos com foco em vagas que exigem conhecimentos em back-end e front-end, ramos promissores no mercado de trabalho. 

As aulas serão 100% online e haverá um suporte técnico para tirar as dúvidas dos alunos e também uma plataforma com todo o conteúdo programático.

 

Combate ao racismo

 

O objetivo do grupo Carrefour é colocar em prática o compromisso de combate ao racismo, tendo em vista que a presença de pessoas negras ainda é baixíssima nas profissões que envolvem tecnologia.

Segundo estudo da organização PretaLab em parceria com a ThoughtWorks, cerca de 32% das equipes de tecnologia não têm pessoas negras em sua composição.

 

“Para nós é muito importante construir pontes que facilitem o acesso da população a melhores condições de vida e à educação e renda. A tecnologia é o segmento que mais cresce no mundo, sendo altamente competitivo, e temos como objetivo ampliar a representatividade dentro deste campo. Ações como esta são fundamentais para expandir nosso compromisso com o fomento da população negra e combate ao racismo, por meio de ações concretas com impacto a curto, médio e longo prazo, que visam transformar a vida dos participantes e das comunidades onde vivem”, diz Cristiane Lacerda, Diretora de Recursos Humanos do Grupo Carrefour Brasil.

 

Sobre o Transforma Tec

 

O Transforma Tec é um programa totalmente online, com duração de 6 meses, que conta com acesso a uma trilha de capacitação personalizada para as demandas do mercado de tecnologia.

Com uma metodologia focada em desenvolver talentos da área, utiliza atividades, projetos e vídeo aulas práticas para aprender do zero com o acompanhamento de especialistas e monitores durante toda a formação.

As bolsas incluem chips com conexão à internet e também um cartão pré-pago para compra de uma cesta de alimentação. Dentro do programa, a Dio.me oferecerá total suporte para os estudantes.

 

Fonte: Olhar Digital


Veja também

Pague Menos projeta abertura de mais 120 unidades até o final de 2022

As Farmácias Pague Menos, com presença em todos os estados e Distrito Federal, cumpriu seu guidance de nov...

Veja mais
Mambo desce a serra e faz delivery nas praias do litoral

Estratégia visa fidelizar o cliente que pode optar por comprar pela internet e receber onde passa as féria...

Veja mais
Supermercados BH fecham 2021 com resultado recorde

Criada há 25 anos, a rede que conta hoje com mais de 250 lojas entre supermercados e atacarejos, prevê um a...

Veja mais
Grupo Imec planeja abrir duas lojas este ano

Atacarejo regional já marca presença no interior e região metropolitana Quem passa pela avenid...

Veja mais
Carrefour valoriza hipermercados em campanha com ex-garota propaganda do Extra

Em sua primeira campanha do ano, o Carrefour aposta na atriz Claudia Quintino, que participou de propagandas do hipermer...

Veja mais
Fort Atacadista fecha patrocínio do Campeonato Catarinense de Futebol

O Fort Atacadista será o principal patrocinador do Campeonato Catarinense de Futebol. Com isso, a competiç...

Veja mais
Em breve, Assaí irá inaugurar a quarta loja em estado da região Sudeste

O atacarejo abriu centenas de vagas para colaboradores em diferentes áreas da unidade que integra o plano de expa...

Veja mais
GPA promove o leilão dos bens do Extra através de lances eletrônicos

São mais de 30 mil ítens que podem ser arrematados até quarta-feira  Após vender 7...

Veja mais
Em seis meses de Clube do Bem, Prezunic doou mais de 100 toneladas de alimentos

  Clientes do supermercado preferem doar ao invés de receber produtos grátis Mais de 10 mil...

Veja mais