Varejo americano amplia aposta em robôs

Leia em 1min 40s

Empresas como Walmart, Target, Albertsons, Kroger e Amazon automatizam Centros de Distribuição para aumentar eficiência de processos logísticos

 

Nos Estados Unidos, um dos grandes movimentos tecnológicos do varejo de alimentos é a automatização dos Centros de Distribuição. Em um negócio de margens muito estreitas que avança com velocidade no mundo digital, a robotização vem sendo vista não como uma tendência, e sim como uma necessidade estratégica.

 

Números da consultoria Interact Analysis indicam que o mercado de automação de Centros de Distribuição deverá movimentar US$ 70 bilhões em 2025, contra US$ 30 bilhões no ano passado. O motivo é muito claro: quanto mais desenvolvido o e-commerce, maior a necessidade de investimentos na logística para garantir entregas em questão de horas.

 

Embora o player mais conhecido seja a Kiva Systems, adquirida pela Amazon em 2012 por US$ 775 milhões, outras empresas também estão ocupando espaços importantes na automação logística. Um bom exemplo é a Ocado, companhia inglesa que também atua nos EUA em parceria com a Kroger, desenvolvendo CDs 100% robotizados.

 

O Walmart, por sua vez, entrou nessa briga de gigantes de forma indireta. A empresa fechou um acordo com a Symbotic, empresa criada pelo fundador da C&S, maior distribuidora de alimentos dos Estados Unidos. Pelo acordo, fechado em julho, o Walmart adotará as soluções da Symbotic em 25 de seus 42 Centros de Distribuição regionais, além de adquirir uma participação minoritária na empresa, que pretende abrir seu capital no ano que vem, sendo avaliada em pelo menos US$ 5,5 bilhões.

 

O acordo com o Walmart fará com que a Symbotic cresça cerca de 80% no próximo ano fiscal, chegando a cerca de US$ 430 milhões. A empresa tem, entre seus clientes, grandes varejistas como Target, Albertsons e a própria C&S, com um cronograma de pedidos de pelo menos US$ 5 bilhões a ser entregue nos próximos anos.


Fonte: SuperHiper 


Veja também

Asun expande os negócios em 2021

Rede gaúcha amplia número de lojas e estreia unidade com 14 checkouts   O Asun Supermercados expand...

Veja mais
Rede conclui adequação à LGPD

Comitê gestor viabilizou a completa integração da nova legislação a todos os setores ...

Veja mais
GPA é líder disparado em redução de emissão de carbono

Fato acontece dentro do setor de Varejo de Alimentos, onde o grupo busca cumprir suas metas à médio prazo ...

Veja mais
Maior atacarejo do Brasil comemora abertura da loja nº 250

Estratégia assertiva do grupo Carrefour Brasil alimenta um robusto plano de expansão a curto prazo  ...

Veja mais
Assaí e GPA acertam contrato de quase R$ 4 bi que engloba o Extra

Contrato será pago em parcelas na operação que prevê ainda a alienação de 17 im...

Veja mais
Grupo VRA constrói em 120 dias Atacadista Mega no Mato Grosso do Sul

A quarta loja da rede custou R$ 32 milhões e conta com o trabalho de 120 colaboradores diretos     O...

Veja mais
Atacarejo de 10 mil m² é aberto com investimentos de R$ 11 mi

Rede Fort projeta um faturamento de cem milhões de reais no primeiro ano de operação    ...

Veja mais
Duas novas lojas cash & carry marcam expansão de rede mineira

O primeiro atacarejo será aberto esta semana com um estoque diversificado e abrangente     No pr&oac...

Veja mais
Líder de mercado em MG abre loja em shopping

Clientes vão encontrar uma diversidade de itens, incluindo a linha de marca própria com 60 produtos  ...

Veja mais