GPA registra prejuízo líquido de R$ 88 milhões no 3º trimestre

Leia em 3min 20s

Considerando o desempenho por formatos, houve disparada na operação das lojas de vizinhança e do e-commerce 

 

O GPA, dono da bandeira Pão de Açúcar, divulgou nesta quarta-feira que teve prejuízo líquido de 88 milhões de reais no terceiro trimestre, pior do que o resultado negativo de 63 milhões registrado um ano antes.

A companhia teve desempenho operacional medido pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado de 794 milhões de reais, recuo de 15,9% ano a ano.

 

A receita líquida da companhia que além do Brasil tem operações na Colômbia, Uruguai e Argentina, ficou quase estável no período, somando cerca de 12 bilhões de reais.

A margem bruta do GPA, controlador do grupo colombiano Éxito, recuou de 25,9% para 24,6%.

 

A empresa, que no mês passado anunciou sua saída do segmento de hipermercados em meio aos impactos da pandemia e do comércio eletrônico sobre as vendas no varejo físico, disse que as vendas mesmas lojas no Brasil caíram 0,3% no trimestre ante mesmo período de 2020 e que subiram 8,4% no comparativo com 2019. O dado não inclui o desempenho de hipermercados e de drogarias.

 

A venda mesmas lojas da rede Pão de Açúcar recuou 3,6% sobre 2020, enquanto as das bandeiras de proximidade, uma das principais apostas da empresa, disparam 12,1% no período. Enquanto isso, as vendas mesmas lojas do Éxito subiram 15,7%.

O grupo terminou setembro com 1.488 lojas, ante 1.508 no final do terceiro trimestre do ano passado.

 

Online

 

O GPA Brasil registrou recorde de vendas online alimentar de R$ 475 milhões, com crescimento de 46% vs 3T20 e de 393% vs 3T19, em base 12 meses atingiríamos um GMV de R$ 1,9 bilhão.

No 3T21 a penetração de vendas online foi para 9,3% vs 6,3% no 3T20, a penetração de vendas na bandeira Pão de Açúcar é de em média 15%, atingindo picos de 20% ao longo do trimestre;

No Grupo Éxito o Gross Merchandise Value (GMV) alcançou R$ 572 milhões no 3T21, com penetração de 9,3%.

 

Transação Extra Hiper:

 

Em 14 de outubro de 2021, divulgamos a transação envolvendo 71 pontos comerciais sob a bandeira Extra Hiper para cessão ao Assaí. Foi celebrado um memorando de entendimentos vinculante (“MoU”) entre as partes o qual prevê que o preço total da Transação a ser recebido pelo GPA será de R$ 5,2 bilhões, dos quais R$ 4,0 bilhões deverão ser pagos pelo Assaí ao GPA. O valor restante será pago ao GPA através de um fundo imobiliário, com a garantia do Assaí;

 

A transação intensifica o foco e a aceleração da expansão dos negócios de maior rentabilidade e em nossa plataforma digital, através dos segmentos premium e de proximidade. Das 32 lojas remanescentes da bandeira Extra Hiper, 28 devem ser convertidas para as bandeiras Pão de Açúcar e Mercado Extra e 4 estão em avaliação.

 

ESG

Compromissos ESG: o Grupo GPA faz parte dos principais índices de sustentabilidade ao redor do mundo e vem evoluindo constantemente suas iniciativas ESG com destaque no 3T21 para:

 

Brasil: tivemos importantes avanços na agenda de sustentabilidade ao longo desse trimestre, corroborando para a concretização do nosso compromisso de sermos um agente mobilizador para uma sociedade mais inclusiva e sustentável. Ao final de setembro tínhamos 53% do nosso quadro de colaboradores Mulheres e 52% se autodeclaram como Negros, promovendo a diversidade e inclusão para nossa gente;

 

Éxito: promovemos a sustentabilidade por meio de iniciativas de geração de valor, com o objetivo de contribuir para o crescimento econômico, o desenvolvimento social e a proteção do meio ambiente. Durante este trimestre, alcançamos 520 toneladas de resíduos coletados, um crescimento de 900% vs 3T20 devido a excelente participação de nossos clientes.

 

Fonte: Reuters


Veja também

Rede Pague Menos projeta crescer 5% com a Verde Friday em 2021

Promoção temática será ominichannel aos clientes que buscam descontos atraentes  ...

Veja mais
Projeto europeu quer ter “loja sem desperdício” comandada por IA

Parceria do grupo sueco ICA com a startup Whywaste conta com solução de Inteligência Artificial que ...

Veja mais
Enxuto avança com expansão de loja de condomínio

Produtos do estilo needs for today compreendem o mix dessas pequeninas lojas, muitas delas, autônomas Ao abrir,...

Veja mais
Grupo ABC abre hoje novo atacarejo em Minas Gerais

Até o final do ano, mais dois lançamentos vão acontecer e em 2022, a rede promete 10 novas loj...

Veja mais
Grupo Koch começa o mês inaugurando loja de R$ 45 mi

A quadragésima primeira unidade da rede fica no litoral norte catarinense e oferece um mix de 15 mil produtos ...

Veja mais
Grupo Carrefour quer zerar emissão de carbono até 2040

Com a chegada da COP26, multinacional anuncia metas para ampliar o uso de energia renovável e reduzir ao má...

Veja mais
Hipermais abre nova loja no formato cash and carry em SC

Megaloja emprega cem colaboradores diretos e comercializa milhares de produtos    Joinville acaba de inaugur...

Veja mais
Bretas coloca no mercado marca própria de fralda

Produto de qualidade deve auxiliar no orçamento dos pais neste momento de volta da inflação  ...

Veja mais
Em ritmo acelerado, Assaí cresce 34% no 3T e quer abrir 28 lojas até o Natal

Para 2022, o grupo já traça as metas diante a efetiva aquisição do 71 pontos do Extra  ...

Veja mais