Primeira Live Campeões do Ranking ABRAS recebe líderes do Carrefour e Super Nosso

Leia em 5min

Live Campeões do Ranking ABRAS 2020, realizada nesta quinta-feira (23)

 

Vice-presidente de Relações Institucionais do Carrefour, Stéphane Engelhard

 

Presidente do Grupo Super Nosso, Euler Fuad

 

A Associação Brasileira de Supermercados iniciou nesta quinta-feira (23), sua nova série de lives Campeões do Ranking ABRAS 2020. O vice-presidente de Relações Institucionais do Carrefour, Stéphane Engelhard, e o presidente do Grupo Super Nosso, Euler Fuad, foram os primeiros convidados da série. O evento foi mediado pelo presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto, e pelo primeiro vice-presidente João Galassi, e contou com a coordenação do superintendente Marcio Milan.

 

Durante a live Stéphane e Euler compartilharam suas experiências e conhecimentos sobre o setor supermercadista e falaram da parceria inédita entre as redes na migração da bandeira Carrefour Bairro para a mineira Super Nosso, em Belo Horizonte e região metropolitana, iniciada no final de 2019. Na prática, trata-se de uma espécie de terceirização da gestão dos endereços da marca francesa de supermercados.

 

Para os líderes das duas redes, a maior vantagem desta junção é o alinhamento de conhecimento global com experiência local. "Estamos trabalhando em conjunto, respeitando as diferenças culturais para atender melhor a população mineira. É uma soma de conhecimentos visando uma melhoria de resultados para as empresas, e com o foco no consumidor", destaca Euler.

 

Stéphane, que é também vice-presidente do Conselho Consultivo da ABRAS complementa que as expectativas em relação ao fortalecimento regional da rede francesa são as melhores. "Até pouco tempo era impensável o Carrefour tirar a bandeira dele para atuar com uma bandeira regional, mas percebemos que isso seria o melhor para nós e para o nosso parceiro. Temos o maior respeito pelas redes regionais, estamos somando expertise e experiência, todos saem ganhando com a parceria".

 

Pandemia


Durante a live, os convidados elogiaram a rapidez dos supermercados na elaboração de protocolos de segurança para evitar a disseminação do novo coronavírus (covid-19) dentro das lojas, e falaram dos desafios das redes supermercadistas durante a pandemia, citando as restrições no funcionamento, por meio de decretos municipais, sofridas pelo setor em diversas localidades do Brasil. "Desde o início da pandemia preparamos nossas lojas por meio de protocolos de segurança. Somos atividade essencial e não deveríamos passar por essas restrições. Os supermercados estão entre os lugares mais seguros para se fazer compra nesse momento", destacou Stéphane.

 

Eles falaram ainda dos impactos gerados pela covid-19 na economia brasileira e elogiaram a iniciativa do governo federal na concessão dos auxílios emergenciais. Também comentaram sobre as preocupações com o crescimento da taxa de desemprego e queda do poder de compra da população nos próximos meses. "O crédito ficará complicado, teremos de lidar com menor poder aquisitivo, e não sabemos o que pode acontecer. A vacina só virá de uma forma maciça no segundo semestre do ano que vem. A situação será bem complexa até todos serem vacinados", declarou Stéphane.

 

Digital


Outro tema discutido na live Campeões do Ranking ABRAS 2020 foi o processo de aceleração da digitalização que a pandemia do novo coronavírus está gerando no Brasil. Euler Fuad, falou dos desafios do Super Nosso como um dos pioneiros no e-commerce em Minas Gerais, e destacou a necessidade do setor supermercadista se adaptar à nova realidade virtual.


"O comércio eletrônico é um grande desafio. Nos primeiros anos de implementação da nossa plataforma foram só problemas e aborrecimentos, agora estamos colhendo os frutos. O ciclo de mudança está cada vez mais estreito, o mercado consumidor se transforma o tempo todo e é preciso se adaptar. Com a pandemia, tivemos categorias que caíram e outras que cresceram muito, e precisamos ajustar o layout das lojas e das plataformas digitais", declarou Euler.

 

Para Stéphane, o varejo e o atacarejo (cash & carry) não têm como fugir da digitalização. "O consumidor não olha somente um formato. Quem focar em um único canal não será bem sucedido. Nosso negócio é muito dinâmico, é preciso ter uma visão de todo o ecossistema da empresa, o e-commerce é somente um pedaço da digitalização. Através do aplicativo do Carrefour temos conhecimento de 15 milhões de consumidores, temos 8 milhões de cartões ativos, e nossa assistente virtual, a Carina, conversa com 2 milhões de pessoas, isso tudo é o ecossistema da empresa. Os varejistas já estão antenados sobre a importância dessas mudanças, a pandemia só acelerou esse processo."

 

Ranking ABRAS

 

O setor supermercadista registrou faturamento de R$ 378,3 bilhões em 2019, um crescimento nominal de 6,4% na comparação com 2018, de acordo a 43ª edição do Ranking ABRAS/SuperHiper, elaborado pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados, em parceria com a Nielsen. O Carrefour é a maior rede supermercadista do Brasil, com faturamento de R$ 62,2 bilhões. O Super Nosso ocupa a 15ª posição no ranking da ABRAS, com faturamento de R$ 2,5 bilhões. 


A live dos Campeões do Ranking ABRAS 2020 contou com os patrocínios da Pernod Ricard, representada pelo Head Trade Marketing, Alberto Amaral; da Nestlé, representada pela gerente de vendas Natália Campos e pelo gerente KA, Alexandre Mioto; e do Festival Vinhos de Portugal. Em breve, novas lives trarão mais histórias e experiências de grandes líderes supermercadistas. Acompanhe nossas redes sociais para não perder nenhuma edição desse evento único e inovador!


 

Comunicação ABRAS


Veja também

Abras: supermercados brasileiros somam perdas de R$ 6,9 bilhões ao ano

As perdas dos supermercados brasileiros somaram R$ 6,9 bilhões em 2019, o que corresponde a 1,82% do faturamento ...

Veja mais
Abras: supermercados brasileiros somam perdas de R$ 6,9 bilhões ao ano

As perdas dos supermercados brasileiros somaram R$ 6,9 bilhões em 2019, o que corresponde a 1,82% do faturamento ...

Veja mais
Abras: supermercados brasileiros somam perdas de R$ 6,9 bilhões ao ano

As perdas dos supermercados brasileiros somaram R$ 6,9 bilhões em 2019, o que corresponde a 1,82% do faturamento ...

Veja mais
Abras: supermercados brasileiros somam perdas de R$ 6,9 bilhões ao ano

As perdas dos supermercados brasileiros somaram R$ 6,9 bilhões em 2019, o que corresponde a 1,82% do faturamento ...

Veja mais
Abras: supermercados brasileiros somam perdas de R$ 6,9 bilhões ao ano

As perdas dos supermercados brasileiros somaram R$ 6,9 bilhões em 2019, o que corresponde a 1,82% do faturamento ...

Veja mais
Webinar do Fórum de Prevenção de Perdas da ABRAS debate iniciativas da área

Presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto, abriu o Fórum de Perdas        ...

Veja mais
ABRAS reúne campeões do Ranking no próximo dia 23 de julho

  Clique aqui para o link direto      ...

Veja mais
IGP-M acumula taxa de inflação de 9,05% em 12 meses, diz FGV

O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), usado no reajuste dos contratos de aluguel em todo o paí...

Veja mais
De janeiro a maio, supermercados têm alta de 5,63% nas vendas, diz Abras

Os supermercados brasileiros registraram alta de 5,63% em suas vendas nos primeiros cinco meses de 2020, na compara&cced...

Veja mais