Confiança integra 4º grupo supermercadista do Brasil

Leia em 2min 40s

Luiz Beltramin



Agrupadas desde o mês passado, sete redes de supermercado do Interior paulista, entre elas o Grupo Confiança, formam um pool de empresas que, juntas, foram responsáveis por um faturamento que superou a cifra de R$ 3 bilhões, no ano passado, conforme ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O número foi citado pela revista “Super Hiper”, especializada no segmento, em sua edição de maio.

 

As integrantes da recém-criada Rede São Paulo são Confiança (Bauru), Avenida (Assis), Jaú Serve (Jaú), Pague Menos (Nova Odessa), Russi (Jundiaí), Savegnago (Sertãozinho) e Sempre Vale (Limeira). As três maiores redes supermercadistas do País são o Pão de Açúcar, o Carrefour e o Wal-Mart. A rede GBarbosa, de Sergipe, passou para a quinta posição com a criação da Rede São Paulo.

 

As sete empresas seguem com suas operações de forma particular, pondera João Carlos dos Santos, gerente administrativo dos supermercados Confiança. Ou seja, não se trata de fusão, e sim de uma parceria, ele diferencia. “O principal intuito é compartilhar as experiências dos associados, suas práticas operacionais e de gestão”, define o gerente, que também enumera, entre as metas do grupo, uma maior oportunidade de aperfeiçoamento entre os participantes, que, com a parceria, congregam contingente de funcionários que ultrapassa a marca de 15 mil.

 

“Também contribuir para a formação de seus colaboradores através de palestras, cursos, workshops, garantindo assim qualidade no atendimento e a busca cada vez maior de competitividade e excelência profissional”, enfatiza.

 

Segundo Santos, o grupo, solidificado em maio, é discutido pelas lideranças aglutinadas desde o ano passado. Uma das maiores motivações para a parceria, enfatiza o gerente, é a melhora na qualidade geral dos serviços prestados pelas empresas. “Os clientes deverão perceber a melhora, além de adquirir itens exclusivos na categoria de importados. Um dos objetivos da Rede São Paulo é possuir marca exclusiva nesse segmento”, acrescenta.

 

Estratégia operacional

 

Otimização em preços junto a fornecedores, principalmente no segmento de importados, além de facilidade na aquisição de material estrutural para os estabelecimentos, é um dos benefícios do associativismo entre empresas do mesmo segmento em diferentes regiões, afirma o diretor regional da Associação Paulista de Supermercados (Apas), Erlon Carlos Ortega.

 

“A Apas vê a iniciativa com bons olhos”, endossa. “A parceria não influenciará na gestão de cadaempresa, mas servirá como importante ferramenta na troca de experiências e informações”, ressalta o dirigente. Ele cita que grande parte das compras conjuntas feitas por grupos varejistas restringem-se a aquisições de material, como embalagens ou uniformes para funcionários.

 

O recém-criado grupo abrange 53 cidades do Estado, com 115 lojas, e atende a mais de 7,5 milhões de consumidores por mês. “São empresas amigas, e não concorrentes, pois atuam em regiões diferentes, que se unem também para a redução de custos operacionais”, diferencia. “O maior foco não é nem a compra de mercadorias, e sim a melhoria de gestão”, comenta o diretor regional da Apas.

 

Veículo: Jornal da Cidade - Bauru


Veja também

Censo Aquícola vai levantar dados sobre produção de pescados no País

A partir de julho deste ano, a Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca dará início a um censo aqu&iacut...

Veja mais
Supermercados vendem mais

As vendas nos supermercados catarinenses tiveram um incremento de 12,51% em abril deste ano na comparação ...

Veja mais
Vendas nos supermercados crescem 16,9% em abril

As vendas reais dos supermercados subiram 16,9% em abril deste ano na comparação com igual mês de 20...

Veja mais
Vendas de supermercados crescem 6,6%

Em relação a abril de 2008, as vendas subiram 16,9%, segundo a Abras   As vendas reais dos supermer...

Veja mais
Vendas de supermercados sobem 16,9% em abril

Índice registrou alta em relação ao mesmo mês do ano passado e em relação a mar...

Veja mais
ABRAS realiza coletiva de imprensa no dia 28/05

No dia 28/05 (quinta-feira), às 11h, a Abras (Associação Brasileira de Supermercados) realizar&aacu...

Veja mais
Abril deve trazer novo aumento de vendas nos supermercados, diz Abras

As vendas dos supermercados no primeiro trimestre cresceram 2,12% em relação a igual período do ano...

Veja mais
Impacto nos mercados

A Associação Brasileira de Supermercados estuda elaborar uma campanha para esclarecer que não h&aac...

Veja mais
Faturamento dos supermercados atinge R$ 158,5 bilhões em 2008

De acordo com o 32º Ranking Abras 2009, as vendas do setor representaram 5,5% do Produto Interno Bruto do paí...

Veja mais