Embrapa e ABRAS querem reduzir perdas de alimentos no varejo

Leia em 3min 20s

Entre a colheita e a mesa do consumidor, cerca de 40% de frutas e hortaliças são perdidas. As razões vão desde a falta de cuidados no transporte até o armazenamento incorreto. Mas dicas simples podem ajudar a reduzir esse índice. Essa é a proposta dos folhetos que serão lançados no dia 14, no 7º Fórum de Prevenção de Perdas e Desperdício de Alimentos, promovido pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), em São Paulo.


Produzidos com o apoio da ABRAS, "Pega Leve" e "Fique Frio" trazem dicas destinadas ao varejo, com ilustrações e informações que podem contribuir para mudar o panorama atual de perdas no País. O folheto Pega Leve é direcionado ao manuseio, enquanto o Fica Frio é voltado ao gerenciamento da temperatura.
A iniciativa é do pesquisador Marcos David Ferreira, da Embrapa Instrumentação (São Carlos - SP), que também vai abordar o tema durante palestra sobre "Tecnologias para redução nas perdas pós-colheita em frutas e hortaliças", às 15 horas, no Fórum da ABRAS, que acontecerá no Espaço Infinitto, na Vila Leopoldina, capital paulista.


De acordo com o pesquisador, o caminho percorrido até o consumidor inclui diversas etapas, mas é na manipulação entre o início e o fim da operação que as perdas são maiores. "Assim, de 10 caixas produzidas no campo, 4 não chegam ao consumo. Literalmente se perdem no caminho, jogando fora não só o produto, mas recursos utilizados na produção, transporte, entre outras fases", avalia.


Ele explica que as perdas ocorrem no início pela classificação, embalagem, entre outros descuidos, falta de conhecimento, e depois na etapa de exposição no varejo e no manuseio pelo consumidor na hora da compra. "A mão de obra utilizada no varejo na manipulação de frutas e hortaliças, muitas vezes é sazonal. Assim, uma das formas de modificar esta situação é a conscientização e treinamento", diz.


Marcos David aponta dois aspectos importantes para provocar mudanças no panorama atual - cuidado no manuseio e acondicionamento em temperaturas apropriadas. "Frutas e hortaliças são produtos vivos, respirando, e cada um tem características próprias. Esses folhetos têm o objetivo de passar informações de maneira simples, por meio de anagramas, que auxiliam o varejo na redução das perdas para ganhos para todo o setor".


O pesquisador se dedica ao estudo de perdas e desperdícios há mais de 20 anos. De 26 a 30 de agosto acontecerá o Curso de Tecnologia Pós-Colheita em Frutas e Hortaliças, na Embrapa Instrumentação, em São Carlos (SP). Este ano, o evento que está na 6ª edição terá 100 participantes de diversas áreas do conhecimento e vários estados brasileiros.


As ações envolvem a cadeia produtiva do pós-colheita, incluindo o setor supermercadista, que gera diretamente mais de 1,8 milhão de empregos. O segmento registrou um índice de 1,82% de perdas em 2017, o que resultou em R$ 6,4 bilhões do faturamento bruto da cadeia, de acordo com a avaliação do Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS, em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA/Provar). Durante o fórum, será divulgado a 19ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro de Supermercados.


Estratégias para redução de perdas


O Fórum de Prevenção de Perdas e Desperdício de Alimentos, realizado há sete anos pela ABRAS, reúne anualmente mais de 500 profissionais do varejo supermercadista e especialistas para discutir soluções e estratégias da área.


A ABRAS foi criada em 1968 e atua em rede, de forma participativa, com as 27 Associações Estaduais de Supermercados afiliadas, sempre com foco na evolução das lojas; no estímulo ao saudável intercâmbio com os fornecedores; além do esforço dirigido ao melhor atendimento aos consumidores e à evolução do mercado de consumo no País.

 

Folhetos que serão lançados no Fórum de Prevenção de Perdas e Desperdício de Alimentos da ABRAS:

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Embrapa

 

 


Veja também

SIAVS 2019 terá painel sobre demandas do consumidor atual

O ritmo de vida e o interesse dos consumidores vem mudando ao longo dos últimos anos, e os produtores precisam en...

Veja mais
Furtos em supermercados geram prejuízo superior a R$ 1 bi

Energético, cerveja, cortes bovinos (exceto picanha), pilhas e baterias, chocolate em barra ou tablete, queijo, s...

Veja mais
O atacarejo e sua proposta de valor

O atacarejo, também designado como atacado de autosserviço ou cash and carry, se tornou um canal bem relev...

Veja mais
Presidente da ABRAS participa de workshop sobre varejo nos EUA

         O presidente da Associação Brasileira de Supermerc...

Veja mais
ABRAS participa de café da manhã com parlamentares da Frente FCS

              ...

Veja mais
APAS e GS1 Brasil se unem para oferecer serviços em qualificação de dados de produtos

A crescente demanda por informações qualificadas de produtos, na atual era da transformação ...

Veja mais
Governo moderniza Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho

    Foto: Marcos Corrêa/PR     O Governo Federal lançou ...

Veja mais
Vendas de supermercados têm melhor 1º semestre em 6 anos, aponta Abras

As vendas dos supermercados tiveram avanço real de 2,64% no primeiro semestre, segundo a associação...

Veja mais
Vendas dos supermercados crescem 2,64% no primeiro semestre

O primeiro semestre foi positivo para os supermercados brasileiros. De janeiro a junho, o setor registrou crescimento re...

Veja mais