Em reunião em Joinville, ABRAS prevê avanço mínimo do setor

Leia em 3min

A Associação Brasileira de Supermercados fez reunião ampliada de diretoria nesta segunda-feira (24), antes do início da Exposuper, em Joinville. A Abras prevê expansão tímida dos negócios neste ano, e, em linha com o discurso das demais entidades empresariais, espera que o Congresso Nacional aprove as reformas da Previdência e tributária para, a partir daí, projetar crescimento maior de vendas e impulso nos investimentos por parte das redes de supermercados, hipermercados e atacados.

 

O presidente da Abras, João Sanzovo, estima crescimento de, no máximo 3% neste ano, se as reformas acontecerem. Nos primeiros cinco meses do ano o setor cresceu apenas 1,2%, um percentual bem próximo ao desempenho do conjunto da economia nacional, o Produto Interno Bruto.

 

O crescimento, em nosso setor, depende de três elementos essenciais: dois de natureza econômica (o nível de emprego e o poder de renda e de consumo da população) e outro de fator demográfico (quantas bocas há para alimentar). Nos últimos anos, só este último elemento consegue impulsionar as vendas.

 

O consumidor continua cauteloso na hora de fazer compras, depois de cinco anos de crises. O alto nível de desemprego obriga as famílias a terem cautela na hora de fazer gastos.

 

Ajorpeme apoia parceria público-privada da Expoville

 

Diante da possibilidade de eventual saída dos atuais gestores do empreendimento, a Associação de Joinville e Região de Pequenas, Micro e Médias Empresas (Ajorpeme) se manifesta publicamente para defender a continuidade da administração da Expoville no formato de parceria público-privada.

 

— Ficamos preocupados com a possibilidade da saída da Viseu/Caex da parceria público-privada, que movimenta e estimula a economia. Por isso, apoiamos sua continuidade — diz o presidente da entidade, Fernado Bade.

 

Empregos

 

Empresas beneficiadas pelo Prodec investiram R$ 3,6 bilhões neste primeiro semestre de 2019 e criaram 7.846 empregos diretos. Em 2019 foram enquadradas companhias com negócios em Jaraguá do Sul, Campo Alegre, Araquari, Garuva, Gaspar, Três Barras, Itajaí, Palhoça, Taió, São Bento do Sul, Guaramirim, Imbituba, Santo Amaro da Imperatriz, São Miguel do Oeste, Lages, São Carlos, Criciúma e São Lourenço do Oeste.

 

Audiência

 

A Câmara de Vereadores de Joinville vai realizar audiência pública no dia 9 de julho. Vai debater o projeto de lei complementar 21, que trata de alterações nas regras de análises de estudos de impacto de vizinhança de empreendimentos. A ideia é flexibilizar procedimentos.

 

Reforma da previdência

 

— Acredito que a reforma da Previdência será aprovada até julho.

 

A frase é do deputado federal Darci de Matos, em reunião com empresários durante a reunião do conselho de entidades empresariais, nesta segunda-feira. O político vai liderar a Frente Parlamentar Mista da Apicultura e Meliponicultura, a ser lançada dia 9 de julho, em Brasília. Só mais dois eleitos por Joinville estiveram no encontro: os deputados estaduais Fernando Krelling e Sargento Lima.

 

CEO

 

Para quem estava curioso: Cleverson Siewert, que dirigiu a Celesc e deixou o posto ao final de 2018, assumiu o comando e é o CEO da Ascensus Tecnologia e Energia, em Joinville. O executivo será mediador em painel que vai debater questões energéticas durante a Exposuper, nesta terça-feira, na Expoville.

 

Fonte: NSC Total

 

 


Veja também

Especialistas apoiam MP da Liberdade Econômica — Senado Notícias

Vice-presidente da Abras, Maurício Antonio Ungari da Costa   As normas de prote&cc...

Veja mais
Exposuper 2019 é aberta com jantar em Santa Catarina

        A 32ª edição da Exposuper -...

Veja mais
ABRAS realiza reunião de diretoria em Joinville

    Nesta segunda-feira (24) aconteceu reunião de diretoria da Associação Bra...

Veja mais
Começa amanhã a 32ª edição da Exposuper em Joinville

A 32ª edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermercados e Co...

Veja mais
Projeto de Lei quer autorizar a venda de remédios em supermercados

O Revista Brasil repercute o Projeto de Lei 1774/19, que autoriza a venda de medicamentos que não precisam de rec...

Veja mais
Marcos Cintra fala sobre reforma tributária com empresários da Unecs

       O secretário especial da Receita Federal, Marcos Cintra, ...

Veja mais
Força-tarefa por uma agenda pós-Previdência

O Ministério da Economia, o Congresso e empresários da União Nacional de Entidades de Comérc...

Veja mais
ExpoEcos acontece de 4 a 6 de junho no Mato Grosso

A ExpoEcos 2019 – Encontro Centro-Oeste dos Supermercadistas, Atacadistas, Distribuidores, Indústria e...

Veja mais
Vendas dos supermercados acumulam crescimento de 2,26%

O setor supermercadista brasileiro acumula, até abril, alta real de 2,26% - deflacionadas pelo IPCA/IBGE, de acor...

Veja mais