Mudanças econômicas e sociais nos últimos anos ditam as transformações no consumo

Leia em 2min 50s

O ano de 2018 mostrou que mudanças geracionais e macroeconômicas foram, mais uma vez, determinantes no comportamento no varejo. Se, em 2015 e 2016, diante dos baixos índices do PIB, os bens da cesta de consumo cresceram apontando que as pessoas se voltavam para dentro do lar, um estudo da Kantar Worldpanel, divulgado hoje, em coletiva de imprensa no RJ, que antecede a 53ª Convenção ABRAS, conclui que o brasileiro vem consolidando uma nova ordem. O consumidor mostrou ter maior controle sobre os gastos, visitar menos vezes, porém uma variedade mais ampla de pontos de vendas, e priorizou a preferência pela experiência em relação ao produto.


Este cenário é influenciado principalmente pelos Millenials. Esta geração teve 10 visitas a menos às compras do que o consumidor mais maduro, no ano de 2018. Há diferença também na missão de ida ao ponto de venda. Enquanto os segundos optam mais pela proximidade, os primeiros preferem as opções de abastecimento, missão esta que otimiza tempo e gasto. Outras características são que os Millenials e a Geração X gastam menos tempo comprando e a relação custo-benefício é mais predominante no mindset. Por outro lado, os consumidores mais maduros têm mais estabilidade financeira, maior exigência em relação aos pontos de venda e necessidades específicas de consumo.


 

São justamente estas distinções que fazem com que os compradores escolham determinado tipo de local para compra. Assim, o atacarejo é o canal que mais cresce no País e se consolida como Top 1 para abastecimento, sendo responsável por 40% de todo o gasto nessa missão de compra. O canal conquistou 11,4 milhões de novos compradores nos últimos 4 anos e foi opção para 50% dos lares brasileiros em 2018, representando 20% de todas as compras do mercado de valor.


Os números mostram também que, apesar de ser o meio de maior expansão em todas as regiões, metade dos compradores ainda não o acessa. Isto indica possibilidade de crescimento, especialmente nas regiões Norte, Nordeste, Sul e o estado do Rio de Janeiro. Já São Paulo e Centro-Oeste são as áreas em que o atacarejo predomina.

 

 

 

O estudo apresentou ainda que as lojas tradicionais e os supermercados são os formatos mais presentes nos lares, devido, tanto à própria estrutura de lojas do varejo no Brasil, quanto à resposta para diferentes missões de compra dos consumidores.

 

 

 

Apesar das tendências, a resposta do consumidor a estas transições econômicas e sociais tem sido rápida. Por isso, o varejo precisa ficar atento às adequações que se manifestam, como, por exemplo, aos desafios que as novas gerações impõem à estratégia correta de multicanalidade e ao desenvolvimento do canal e-commerce.

 

 

 

 

53ª Convenção ABRAS e 31ª Super Rio Expofood

Data: 19 a 21 de março de 2019

Local: Riocentro – Av. Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca, RJ

Horários: a partir das 9h - Convenção ABRAS

A partir das 14h – Super Rio Expofood

 

Clique aqui e acesse a apresentação na íntegra

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Kantar Worldpanel

 

 


Veja também

Mesmo com cenário de retração, super, farma, C&C e e-commerce se destacam em 2018

O ano de 2018 fechou abaixo das expectativas de recuperação previstas. Apesar da inflação so...

Veja mais
Produtos da cesta básica do brasileiro ficaram estáveis em 2018, afirma GfK

O ano de 2018 foi de relativa estabilidade e pequena recuperação nos preços que compõem a ce...

Veja mais
Setor supermercadista fatura R$ 355,7 bilhões em 2018

    O setor supermercadista brasileiro registrou faturamento de R$ 355,7 bilhões em 2018, um ...

Veja mais
Setor aposta em estabilidade para a Páscoa 2019

Os supermercadistas brasileiros esperam estabilidade para a Páscoa 2019, de acordo com estudo realizado pelo...

Veja mais
GreenYellow participa da ABRASTECH 2019

A GreenYellow, especializada na oferta de produtos e soluções nas áreas de Eficiência Energ&e...

Veja mais
31ª Super Rio Expofood começa na próxima terça-feira

Representantes do setor de varejo de todo o país se reúnem na 31ª edição da Super Rio E...

Veja mais
Visual Mix apresenta soluções tecnológicas na 31º edição da Super Rio Expofood 2019

Promover inovações e "atualizar" a operação dos supermercados brasileiros quando o assunto &...

Veja mais
Convenção ABRAS reúne líderes supermercadistas a partir do dia 19/3 no RJ

Na próxima terça-feira (19) começa a 53ª edição da Convenção ABRAS...

Veja mais
Convenção Abras: Luminae traz soluções de gestão do consumo e energia solar

O diretor presidente e fundador do Grupo Luminae Energia, maior empresa de iluminação profissional do pa&i...

Veja mais