Carrefour no Programa RAMA da ABRAS

Leia em 5min 50s

A definição de qualidade e sua utilização ocorre em situações e compreensões muito distintas ao longo da cadeia de suprimento. Neste cenário, o entendimento dos fluxos de forma sistêmica e integrada demanda um esforço continuo de alinhamento entre os processos internos dos agentes e entre os agentes que se relacionam de forma interdependente para gerar valor ao negócio e à sociedade. A ABRAS, desde o ano de 2010, juntamente com o parceiro tecnológico PariPassu, estudou, modelou, aplicou e validou o conceito do programa de rastreabilidade e monitoramento de alimentos, o RAMA.

 

O Programa RAMA foi elaborado para um processo de adesão voluntária das associações estaduais associadas à ABRAS e os produtores e distribuidores de alimentos perecíveis. Três princípios básicos foram considerados para a efetividade do RAMA:

 

1. Colaborar com a iniciativa pública e privada para uma solução consistente de desenvolvimento da cadeia de suprimento através de uma visão sistêmica;
2. Desenvolver e disponibilizar tecnologia em um modelo compartilhado de informação viável a pequenos, médios e grandes produtores, distribuidores e supermercados e;
3. Criar uma estrutura de investimento acessível a pequenos, médios e grandes produtores, distribuidores e supermercados.

 

O objetivo do Programa RAMA é tornar-se parte integrante do esforço destinado a melhoria da produtividade e da qualidade dos alimentos colocados à disposição da população brasileira através das redes de Supermercados relacionadas à ABRAS, bem como proporcionar à cadeia produtiva brasileira de alimentos, condições de se adequar, a demanda técnica, sanitária, automação logística e às regras do comércio nacional e internacional de alimentos, preconizadas pela Organização Mundial do Comércio (OMC), ANVISA, MAPA, FAO, OIE e WHO.

 

As principais linhas de ação do Programa RAMA são:
• Atender a demanda por uma correta identificação das origens dos alimentos oriundos da produção vegetal, contribuindo para aprimorar a qualidade dos produtos comercializados;
• Fornecer às partes que aderirem ao Programa RAMA, acesso a informação acerca de produtos e resultados de análises para melhores decisões de abastecimento de alimentos;
• Desenvolvimento colaborativo da cadeia produtiva dos alimentos, através do rastreamento e do monitoramento de resíduos de agentes contaminantes, buscando uma maior precisão na identificação da origem dos problemas;
• Incentivar a adoção de padrões globais GS1 para a automação logística e comunicação sistêmica estruturada da cadeia de suprimento.

 

A atenção à qualidade, independente qual a definição estratégica da empresa, é um esforço das organizações, dentro de um ambiente complexo e competitivo, para a construção de uma relação de lealdade entre os pares e o consumidor final do produto.

Vale ressaltar a importância crescente do FLV na participação do faturamento e do resultado das redes de supermercados. Segundo a ABRAS, ranking 2016, o Setor de Hortifrutigranjeiros, respondeu por 9,3% do faturamento, o que significou R$ 29,5 bilhões de faturamento anual. Outra informação importante, é que, para as redes de supermercado onde a participação do FLV chega a 15% do faturamento o impacto positivo - a mais - no lucro líquido é de cerca de 40% positivo. É um incremento consistente e considerável que justifica ao ecossistema FLV investir em eficiência.

 

O Carrefour é uma rede internacional de hipermercados, fundado na França, em 1960. No Brasil possui cerca de 160 lojas, presente em 14 estados brasileiros. No ano de 2014, a companhia, a partir de uma decisão estratégica junto a área de qualidade, confirmou sua adesão ao Programa RAMA, passando assim a compor um importante agente junto ao RAMA e a lógica de Cobertura Coletiva preconizada em sua política.

 

A Cobertura Coletiva é o princípio de alavancagem da participação coletiva proposto pelo Programa RAMA, pelo qual, através da contribuição individual de cada participante, o grupo aderente ao RAMA tem o benefício de acessar informações e padrões, sem incorrer em aumento do custo operacional para os envolvidos.

 

Desde o início da sua participação, o Carrefour teve uma evolução rápida e consistente referente a rastreabilidade, o monitoramento dos alimentos e a inspeção de qualidade associado a rastreabilidade.

Até final do primeiro semestre de 2016, a adesão ao sistema de rastreabilidade foi de 67%, com um volume total 7.2 mil toneladas rastreadas entregues nos centros de distribuição da empresa. Dentro da classificação dos segmentos de produtos do Carrefour a cobertura da rastreabilidade, em julho 2016, finalizou com os seguintes resultados:

 

- Marca Garantia de Origem: 100% rastreado
- Marca Própria: 95% rastreado
- Marca Nacional: 60% rastreado

 

O objetivo é até o final de dezembro de 2016, atingir o resultado de 80% do volume nacional de Frutas, Legumes e Verduras.

Com o engajamento das áreas de Qualidade, Comercial e Logística a etapa seguinte definida com ao Carrefour foi a automação da Inspeção de Qualidade associada ao código de rastreabilidade e a adoção do padrão GS1-128, base do Programa RAMA para identificação de caixas e pallets.

 

Na visão sistêmica da cadeia de suprimento, a adoção do padrão GS1-128 para identificação como uma das funcionalidades do Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos da Associação Brasileira de Supermercados, permite:


• Assegurar um padrão único de layout para identificação do produto no recebimento das plataformas;
• Garantir a correta leitura da informação do fornecedor, produto, quantidade e da origem declarada no Sistema Rastreador PariPassu;
• Inspecionar a qualidade do produto utilizando o coletor e a leitura do código padrão, associado às fichas técnicas pré-definidas pelo Carrefour, com a informação da origem e do fornecedor;
• Comunicar os agentes envolvidos para qualquer identificação de problema, de forma automática, em tempo real e garantindo a transparência das relações com evidência acessível as partes envolvidas.



Os pontos acima mencionados viabilizam ações corretivas num custo mínimo e também a possibilidade de se conectar com o consumidor final para estimular uma relação interativa de colaboração para a co-criação de melhorias.

Em estudo realizado pela Hartman Group (Transparency: Establising Trust with Consumers, 2015), dentre as tendências de consumo identificadas, o consumidor espera que as companhias compartilhem abertamente as suas práticas com o público. Os entrevistados da pesquisam responderam que desejam saber:

 

• O que é o produto que estão comprando;
• Onde e como o produto é manufaturado;
• Como a companhia pode garantir o bem-estar dos funcionários, ambiente e animais utilizados.

 

O Programa RAMA, o Carrefour, a utilização das soluções PariPassu e dos padrões globais GS1 estimulam o engajamento da cadeia na busca de relações eficientes, entregando ao consumidor o direito de escolha, considerando variáveis como preço, conveniência, experiência, conhecimento, transparência e autenticidade. Em ordem crescente, do preço à autenticidade, o caminho da alimentação consciente aumenta.

 

Clique aqui e conheça o case do Carrefour.

 

 

Fonte: GS1 Brasil

 


Veja também

Bem Brasil termina 2016 conquistando a liderança no varejo nacional

Em meio a um cenário recessivo no país, o mercado brasileiro de batatas fritas congeladas chega ao fim do ...

Veja mais
Apesar de desaceleração, vendas de supermercados avançam em outubro

Comércio de bens de consumo registrou alta pelo quinto mês consecutivo, desta vez de 0,71%, em compara&cced...

Veja mais
Vendas em supermercados surpreendem com alta de 1,16%

    As vendas do setor supermercadista acumulam alta de 1,16% de janeiro a outubro, na comparaç&atild...

Veja mais
Vendas nos supermercados acumulam alta de 1,16% no ano, segundo a Abras

No mês passado (outubro) as vendas nos supermercados tiveram alta de 4,78% na comparação com o m&eci...

Veja mais
Vendas em supermercados crescem 4,78% em outubro

    Expectativa é de que 2016 termine com avanço de 1% na comparação com o ano a...

Veja mais
Vendas de supermercados crescem 1,16% no acumulado do ano

As vendas dos supermercados cresceram 1,16% no acumulado do ano, entre janeiro e outubro, de acordo com a Associaç...

Veja mais
Vendas de supermercados crescem 1,16% no acumulado do ano

  As vendas dos supermercados cresceram 1,16% no acumulado do ano, entre janeiro e outubro, de acordo com a Associ...

Veja mais
Vendas do setor supermercadista acumulam alta de 1,16%

  Coletiva de imprensa na sede da ABRAS, em São Paulo     As vendas ...

Veja mais
ABRAS realiza 39ª edição do prêmio Lançamento do Ano

     Premiados do Lançamento do Ano 2016   Prem...

Veja mais