Supermercadistas projetam crescimento de 0,67% nas vendas de final de ano

Leia em 3min


O setor supermercadista brasileiro projeta alta real de 0,67% nas vendas do final de ano, em relação ao mesmo período de 2015, de acordo com a Pesquisa de Natal 2016 da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), realizada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da entidade. As pesquisa foi divulgada nesta semana em uma coletiva de imprensa - durante a 50ª Convenção ABRAS, em Atibaia. Os empresários do setor esperam um crescimento nominal de suas vendas na ordem de 9,56%, mas os preços deverão apresentar uma variação média de 8,83%.

 

setor supermercadista brasileiro

 

"Apesar de estarmos em um momento econômico difícil, o setor segue firme e confiante, como vimos nos nossos índices, que de janeiro a setembro acumulou alta de 1,21%. Por isso, acreditamos que as tradições do Natal e Réveillon irão influenciar o consumidor a adquirir mais itens nos supermercados, e favorecer, assim, nos resultados do final do ano. A época sempre foi a melhor para o nosso segmento, e esperamos que isso se confirme", destaca o presidente da Abras, Fernando Yamada. Embora otimistas, os empresários do setor estavam mais cautelosos em relação às suas encomendas para o período. Neste ano, 56% dos supermercadistas previam estabilidade nos pedidos junto às indústrias/fornecedores, e somente 16% projetavam comprar mais. A pesquisa foi realizada entre setembro e outubro.

 

Vendas

 

Na visão dos empresários do setor, o refrigerante e a cerveja, itens muito consumidos em datas festivas, serão os que apresentarão melhor resultado nas vendas reais, 4,43% e 4,08% respectivamente. Seguidos do frango congelado, 3,66%, e do peixe congelado, 3,19%. Já os vinhos nacionais apresentaram queda de -1,05% nas perspectivas de vendas em comparação com 2015.

 

Produtos típicos

 

Dos produtos típicos do Natal e Réveillon, as frutas secas (2,68%) e o panetone (2,12%) lideram as projeções de vendas dos supermercadistas Em contrapartida, o peru, ave tradicional e muito consumida no Natal, registrou queda de -1,55% na expectativa de venda em relação ao ano anterior.

 

Importados

 

A baixa do dólar não refletiu muito nos itens importados em geral, que registraram 0,70% de crescimento na perspectiva de vendas reais este ano em relação a 2015 com variação de preços de 9,23%, em média. Já os vinhos importados registraram queda de -1,02% em relação ao ano passado, com aumento de preços de 9,55%.

 

Preços

 

Em relação à variação de preços nos últimos 12 meses, as bebidas registraram maior aumento. Os vinhos nacionais estão em primeiro lugar do ranking, registrando 11,17%, seguido do refrigerante, 10,53%; da cerveja, com 10,41%; e do espumante/frisantes, 10,23%.

 

Contratações

 

A Pesquisa de Natal 2016 também apurou as expectativas de contratação por parte das empresas do setor, e identificou que a economia difícil, com a queda no PIB (estimado em -3,4% no ano), e o aumento dos índices de desemprego refletirão nas contratações. Para 2016, apenas 25% dos supermercadistas veem a necessidade de trabalhadores temporários no período, estimado em 26,4 mil postos. Dentre as funções mais informadas pelos entrevistados que serão contratadas em 2016 estão: empacotador (19,7%) e repositor (18,0%).

 

Metodologia

 

A Pesquisa de Natal ABRAS é realizada pelo Departamento de Economia da entidade nacional todos os anos. Em 2016 foi apurada de 19/9/2016 a 7/10/2016 por meio de questionário on-line com as principais redes de supermercados do Brasil.

 

 

 

Fonte: MilkPoint

 

 


Veja também

Retomada econômica ainda vai demorar e desemprego pode chegar a 13% em 2017

Recuperação dos investimentos será mais lenta do que se previa, segundo analistas que participaram ...

Veja mais
Ceará presente na Abras

  Severino Ramalho Neto, presidente da CDL(Câmara de Dirigentes Lojistas), viajou a Atibaia (SP) para partic...

Veja mais
Vendas de Natal em supermercados devem crescer 8% no Rio

    A Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) estima que as vendas no...

Veja mais
Painel de economia encerra programação da 50ª Convenção ABRAS

  O Painel de Economia, realizado na manhã de hoje (10), na 50ª Convenç...

Veja mais
Marcas próprias: produtos genéricos ou exclusivos?

* Roberto Nunes   Em palestra realizada durante a 50º Convenção Abras, em São Paulo, o ...

Veja mais
Supermercados Projetam Alta Real no Final do Ano

  De acordo com a Pesquisa de Natal 2016 da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), o setor ...

Veja mais
Vendas de supermercados aumentaram 4,66 por cento em setembro, diz Abras

Os brasileiros estão comprando mais nos supermercados. De acordo com a Associação Brasileira de Sup...

Veja mais
Mesa farta no final do ano é aposta do varejo

Apes estima que crescimento no estado será de, no mínimo, 3% acima da expectativa nacional de 0,67%  ...

Veja mais
Vendas do setor de supermercados acumulam alta de 1,21% em valores reais

  As vendas do setor de supermercados registrou alta de 1,21% de janeiro a setembro, na comparação ...

Veja mais