Executivos falam sobre como simplificar a gestão dos negócios

Leia em 2min 30s

O bloco do conhecimento “Gestão Simplificada” encerrou as atividades do primeiro dia da Convenção Abras 2016


* Wagner Hilário

 

  
Com a participação do presidente da Nielsen no Brasil, Luis Arjona, do diretor de Key Accounts da Nestlé, Marcus Dambrósio, e do presidente do Mercadinhos São Luiz, Severino Ramalho, as palavras “priorizar” e “cliente” deram o rumo das apresentações do segundo bloco do conhecimento da Convenção Abras 2016, que buscou mostrar como simplificar a gestão de empresas do setor de bens de consumo, especialmente dos supermercados.

 

Arjona, o primeiro a falar, tratou de questões mais amplas de mercado, do momento difícil da economia que, no entender dele, já passou pela pior fase e da necessidade de indústria e varejo se unirem para atenderem, juntos e da melhor maneira possível, as demandas dos clientes. “O cliente está ainda mais multicanal, embora reduza a frequência de compras. Cada vez mais, ele pesquisa antes de comprar e, para 37% deles, a internet é fonte de consulta obrigatória.”

 

O presidente da Nielsen disse que são necessários três passos simples para alcançar os resultados ansiados: primeiro, conhecimento e entendimento do cliente que interessa efetivamente; segundo, eficácia, por meio de ações precisas, que vão ao encontro do interesse do cliente no PDV, e, em terceiro lugar, resultado, ou, mais precisamente, gestão de desempenho. “Aplicando esse passo a passo, tivemos clientes melhorando suas vendas em 19%.”

 

Dambrósio, da Nestlé, disse que a operação da indústria, pelo tamanho e pela grande quantidade de negócios, é complexa, mas não complicada. “Buscamos simplificar a operação, definindo com clareza nossos objetivos prioritários e estratégicos.” Por exemplo, as ações de promoção em mídia respeitam a seleção de apenas seis marcas. “Não há condições de promover todas, por isso, escolhemos as mais estratégicas.” Ou seja, simplificação tem relação estreita com definição de prioridades, baseada em orientação estratégica.

 

Ramalho, do Mercadinhos São Luiz, encerrou o bloco afirmando que gestão simplificada é entender bem e se comunicar eficientemente com os clientes da empresa. Segundo Ramalho, 83% dos clientes das lojas de sua rede são da classe A e B e 72% têm ensino superior. Por isso, para o empresário, as oportunidades, no caso de sua empresa, passam pela promoção do conhecimento.

 

Para exemplificar, o empresário destacou o festival “Costume Saudável”, que a empresa realiza anualmente e visa levar conhecimento sobre o tema por meio de palestras com nutricionistas e atividades físicas. “Tivemos 47 patrocinadores e 100 atrações na última edição”, conta Ramalho.

 


* Wagner Hilário, especial para revista SuperHiper


Veja também

Supermercados cobram medidas do governo federal

Trabalho intermitente e terceirização de mão de obra puxam pauta   Durante a 50ª Conven...

Veja mais
Biscoito ou bolacha?

No varejo, quando as informações estão pela metade, o prejuízo é inteiro para o seu n...

Veja mais
Comando Definido

João Sanzovo é Eleito Presidente da ABRAS   O empresário, um dos sócios do Jaú...

Veja mais
Unecs mira expansão para os próximos anos

*Roberto Nunes Composta, atualmente, por sete associações, a União...

Veja mais
Solenidade de abertura da 50ª Convenção ABRAS reúne lideranças do varejo em Atibaia

  Cerimônia de Abertura da 50ª Convenção    ...

Veja mais
Costco: um modelo de negócio inspirador

Fazer mais com menos a fim de garantir o melhor preço para o cliente e sua fidelização é o d...

Veja mais
“Bloco” mostra quem são os novos gestores e alguns de seus desafios

O primeiro “bloco do conhecimento” da Convenção Abras 2016 tratou do tema “A nova gera&c...

Veja mais
Inflação traz de volta compra para o mês todo

     Carestia faz consumidor retomar hábitos das décadas de 1980 e 1990, como ir ao superm...

Veja mais
Vendas aumentaram 4,66% no País

Atibaia (SP) - As vendas dos supermercados brasileiros aumentaram 4,66% em termos reais em setembro deste ano na compara...

Veja mais