Kantar e Nielsen apresentam cenário atual de consumo do Brasil na 50ª Convenção Abras

Leia em 3min 30s

  
Para driblar a crise, os lares brasileiros buscam simplificação e economia por meio da redução da frequência de compras, de acordo com a pesquisa Comportamento do Consumidor realizada pela Kantar Worldpanel com exclusividade para a Associação Brasileira de Supermercados e divulgada hoje, em coletiva de imprensa, na 50ª Convenção Abras. De acordo com o estudo, as idas ao PDV (média trimestral) caíram de 27 vezes em 2011, para 22 em 2016, uma queda de -18,5%.

 

Como consequência, a missão de compra abastecimento tem ganhado relevância e impulsionado o crescimento de formatos de lojas maiores, com maior sortimento. O estudo destaca que o abastecimento aumentou sua importância de 41% em 2011 para 44% em 2016.

 

Outro dado destacado pela Kantar é que o mesmo shopper (comprador) realiza diferentes missões de compra (abastecimento, reposição, proximidade, necessidade específica). Cerca de 30% dos lares brasileiros registraram mais de uma missão além do abastecimento. E essas missões influenciam a escolha do canal, e a experiência de compra influência a escolha da loja.

 

Preferências

Dentre as comodidades mais citadas pelos clientes dos hipermercados e atacarejos estão: estacionamento, sortimento, preço, filas, e outros. Já os clientes que utilizam mais os supermercados e o varejo tradicional, consideram primeiro: marcas, confiança, estacionamento, filas, preços, entre outras opções.

 

De acordo com a pesquisa, o desafio dos supermercadistas para os próximos meses será identificar o que é mais relevante para o shopper em cada missão de compra: sortimento, preço, promoção, fila, limpeza e organização.

  

Desempenho dos canais e categorias

 

O segundo semestre de 2016 apresentou os primeiros sinais de recuperação do consumo, de acordo com a pesquisa Desempenho dos Canais e Categorias em 2016 da Nielsen. O Índice de Confiança do Consumidor registrou 84%, maior número desde o primeiro quadrimestre de 2015, mas 8,6 em cada 10 lares brasileiros afirmaram que tiveram que mudar seus hábitos para economizar.

Com isso, todas as cestas identificaram diminuição do consumo: bebidas alcoólicas (-4,2%), bebidas não alcoólicas (-7,2%), higiene e beleza (-2,3%), limpeza caseira (-4,6%), mercearia doce (-3,3%), mercearia salgada (-1,7%), perecíveis (-4,4%) e outros (-5,0%). Esses números são relacionados ao total Varejo Brasil e não se restringem ao autosserviço. No acumulado do ano, até agosto, o Total Varejo Mostra queda de 4,2%, mas no mesmo período o cash&carry acumula crescimento de 14,4% em volume, mostrando a necessidade do consumidor brasileiro de economizar.

 

Compras

A pesquisa da Nielsen mostrou ainda que 70% das decisões de compras nos supermercados acontecem na gôndola. Em relação ao tempo, foi verificado que os consumidores ficam em média 15 segundos em frente às gôndolas.

Outro dado curioso, é que 50% dos shoppers compram no famoso “piloto automático”, ou seja, não pensam muito para adquirir um produto.

Desta forma, de acordo com o estudo, a ativação adequada da loja pode fazer a diferença para atrair o consumidor, seja com atividades promocionais, ofertas, entre outras ações.

  

ABRAS

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) é a entidade representativa em âmbito nacional do varejo de autosserviço, setor responsável pela comercialização, no Brasil, de 83,7% de produtos alimentícios, de higiene, limpeza e congêneres. Com faturamento de R$ 315,8 bilhões (Ranking Abras/SuperHiper 2016), o setor supermercadista no País representa 5,35% do PIB e gera mais de 1,85 milhão de empregos diretos, segundo a Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho e Emprego (RAIS). Trata-se da mais importante atividade econômica de comércio, com 84,5 mil lojas no Brasil, que recebem cerca de 25 milhões de consumidores todos os dias.

 

Convenção ABRAS 2016

Data: de 8 a 10 de novembro de 2016

Local: Bourbon Convention & Spa Resort - Atibaia (SP)

Endereço: Rodovia Fernão Dias, s/n - km 37,5 – Atibaia (SP)

 

Veja neste link toda a programação do evento:  www.abras.com.br/convencao2016

 

Redação Portal ABRAS

 

 


Veja também

Vendas do setor supermercadista acumulam alta de 1,21%

    As vendas do setor supermercadista acumulam alta de 1,21% de janeiro a setembr...

Veja mais
Supermercadistas projetam crescimento de 0,67% nas vendas de final de ano

O setor supermercadista brasileiro projeta alta real de 0,67% nas vendas do final de ano, em relação ao me...

Veja mais
Volume de FLV rastreado no Programa RAMA cresce 15% no 3º trimestre

O Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (RAMA), da Associação Brasileira de Supermercad...

Veja mais
Vendas reais de supermercados avançam 4,66% em setembro

  SÃO PAULO- Levantamento da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), divulgado nesta ...

Veja mais
Supermercados registram alta de 4,6% nas vendas em setembro, diz Abras

                    ...

Veja mais
Vendas nos supermercados crescem 4,66% em setembro, diz Abras

  Atibaia, 08 - As vendas dos supermercados brasileiros aumentaram 4,66% em termos reais em setembro deste ano na ...

Veja mais
Vendas nos supermercados crescem 4,66% em setembro, diz Abras

  As vendas dos supermercados brasileiros aumentaram 4,66% em termos reais em setembro deste ano na comparaç...

Veja mais
50ª Convenção ABRAS – projeções e tendências

A Associação Brasileira de Supermercados realiza coletiva de imprensa no dia 8/11, às 11h30, durant...

Veja mais
Convenção ABRAS discute hoje sustentabilidade e comportamento do consumidor

Começa hoje a 50ª Convenção ABRAS no Bourbon Convention & Resort, em Atibaia (SP). O event...

Veja mais