Representantes da UNECS se reúnem com ministros Henrique Meirelles e Eliseu Padilha

Leia em 3min 20s

Em almoço realizado pela Frente Parlamentar CSE, membros da UNECS apresentaram suas demandas aos ministros da Fazenda e Casa Civil

 
Nesta quarta-feira (10), cerca de 40 deputados da Frente Parlamentar Mista do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (CSE) participaram de almoço para tratar do ajuste fiscal, reforma tributária e da previdência. Foram convidados os ministros Henrique Meirelles, da Fazenda, e Eliseu Padilha, da Casa Civil. Junto aos líderes da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS), foram discutidas as mudanças necessárias para a recuperação da economia.
 
O evento foi marcado por um clima de otimismo e confiança em relação ao futuro econômico do País, porém os discursos não ignoraram a necessidade de esforços para mudar o cenário.
 
O deputado Rogério Marinho, presidente da Frente CSE, abriu o debate, afirmando que o setor representado pela UNECS “tem o interesse de participar como protagonista das mudanças e reformas estruturantes de que o Brasil precisa e que, certamente, o governo de Michel Temer colocará em prática”. Marinho disse que espera dias melhores a partir de setembro, após as eleições municipais.
 
O deputado Laércio Oliveira elogiou a “total integração dos empresários brasileiros” por meio da UNECS, “que tem uma responsabilidade muito grande com o PIB”. “Depois de anos, o setor produtivo entendeu que precisava se apresentar diante do Congresso Nacional e construir um canal de diálogo. E isso que os senhores ministros assistem hoje é a consagração de algo que deu certo, com o sacrifício de muita gente”. Laércio afirmou que este é um momento importantíssimo, pois os empresários estão abertos ao diálogo com o governo e querem participar das decisões.
 
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, observou que, depois de seis anos, o índice de confiança dos empresários brasileiros deixou de cair e passou a crescer. “O mercado percebe que fizemos o diagnóstico certo e estamos tomando as medidas adequadas”, afirmou. Entre as medidas, o ministro destacou a transparência do governo em relação às contas públicas e, depois, o empenho para fazer os ajustes, de forma paulatina e integrada com outros entes públicos, como os estados e, principalmente, o Congresso.
 
O presidente executivo da Abrasel, Paulo Solmucci Junior, ressaltou que há um grande esforço em encontrar soluções para o endividamento da União, dos estados e municípios, mas pontuou ser “importante que se coloque no radar a busca por soluções para equacionar também o endividamento da micro e pequena empresa”. Ele pediu ainda ao ministro Meirelles que intervenha no aumento de cargo tributária que vem dos estados por meio da substituição tributária.
 
Em concordância, o presidente da Abras e coordenador da UNECS, Fernando Yamada, salientou a necessidade de se fazer os cortes e os ajustes, mas, também, cuidar para que isso não traga prejuízo à atividade econômica. “O governo deve considerar questões como a renegociação de dívidas de empresas e centrar esforços na simplificação tributária”.
 
O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, defendeu que o Brasil vive um momento histórico decisivo para a organização estatal brasileira. “Temos um grande aparato estatal com remunerações acima da média. E esquecemos que o Estado veio para prestar serviço, ele não é um fim em si mesmo. Ele vem para ser prestador de serviços”.
 
Padilha enfatizou sobre a importância de reavaliar os tributos como ICMS e PIS/Cofins. Além disso, como coordenador do grupo interministerial que discute no governo federal a reforma da Previdência Social, afirmou também que agora é preciso coragem para tomar as decisões que envolvem a reforma previdenciária. “Nossa base contributiva está pequena. No futuro, teremos menos gente entrando no mercado de trabalho”, argumentou.
 
Segundo o ministro, o governo pretende realizar um ajuste fiscal dos estados e outro da União. “Nunca houve na história deste país nada parecido em termos de ajuste fiscal, de colocar as contas em dia".
 
Para o ministro, a reforma previdenciária é inadiável. Em relação ao desemprego, ele afirmou que duas medidas são necessárias: a regulamentação da terceirização e a prevalência do acordado sobre o legislado.
 
Fonte: Abrasel


Veja também

Clima de confiança dominou reunião com ministros Henrique Meirelles e Eliseu Padilha

Em almoço realizado pela Frente Parlamentar CSE, presidentes da UNECS apresentaram suas demandas aos ministros da...

Veja mais
Rogério Marinho lidera reunião de frente parlamentar com ministros Padilha e Meirelles

A Frente Parlamentar Mista em defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (CSE) se reuniu nessa quarta...

Veja mais
Padilha: não houve recuo sobre teto de gastos dos estados

BRASÍLIA - Os ministros da Fazenda, Henrique Meirelles, e da Casa Civil, Eliseu Padilha, comemoraram, nesta quart...

Veja mais
Deputado Rogério Marinho lidera reunião da Frente CSE com ministros Padilha e Meirelles

   A Frente Parlamentar Mista em defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorism...

Veja mais
Padilha diz que "ministério de notáveis" garante votos e minimiza mudanças no projeto sobre Estados

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, afirmou nesta quarta-feira que o governo do ...

Veja mais
Meirelles destaca para parlamentares confiança de agentes econômicos com o Brasil

   O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou hoje (10), durante encontro com parlame...

Veja mais
Meirelles nega derrota do governo em projeto de renegociação da dívida dos Estados

Câmara retirou do projeto de renegociação da dívida dos Estados contrapartida que proibia a c...

Veja mais
'Não há perda de força da equipe econômica', afirma Meirelles

Os ministros da Fazenda, Henrique Meirelles, e da Casa Civil, Eliseu Padilha, minimizaram nesta quarta-feira (10) o recu...

Veja mais
Meirelles diz preferir meta 'realista' a 'atitude frenética' de corte de gastos

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta quarta-feira (10), durante almoço com parlamentares em B...

Veja mais