Presidência da ABRAS é recebida em audiência por ministro da Pesca, Helder Barbalho

Leia em 2min 40s


 

Vice-presidente , Mário Habka, presidente Fernando Yamada, ministro

Helder Barbalho e diretor de engenharia de pesca do MPA, Sebastião

Saldanha Neto

 

Na última quinta-feira (16/4), o presidente da ABRAS, Fernando Yamada e o vice-presidente da entidade, Mário Habka, foram recebidos, em audiência, pelo ministro de Estado da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho. Na oportunidade, o presidente Yamada falou de temas de relevância para o setor, como os constantes no Plano ABRAS MAIOR e aproveitou a oportunidade para convidar o ministro para dois importantes eventos: a Convenção ABRAS, que ocorre em setembro, e o Encontro Político-empresarial Ranking ABRAS e Frente Parlamentar Mista do Comércio, Serviços e Empreendedorismo, que acontece na próxima terça-feira, 28, em Brasília-DF.

 

Fernando Yamada também falou ao ministro sobre os trabalhos da Escola Nacional de Supermercados (ENS) e do curso de Peixaria, e destacou ainda os trabalhos da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS).
No encontro, o ministro Barbalho falou da importância de se retomar a agenda com as entidades e com todos que possam colaborar com o varejo e com o atacado para estimular o consumo de peixe. Ele informou também que o Brasil não é autossuficiente na produção de peixes e o consumo per capita ainda é baixo. Enfatizou ainda que o ministério entende que é preciso ampliar os investimentos em tecnologia para evitar desperdícios e estimular a gestão pesqueira.

 

Ação ministerial
Hoje o mercado de peixes movimenta US$ 600 bilhões por ano no mundo e o Brasil tem a meta de ficar entre os cinco maiores produtores do mundo até 2020. Para atingir essa meta o ministro está percorrendo vários estados para promover o desenvolvimento da pesca e estimular a produção.

O ministério já identificou sete estados com maior oferta de reservatórios (Pará, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Bahia e Ceará), com o intuito de buscar o menor custo possível e aumentar a produção da pesca, de 765 mil para 1 milhão de toneladas, e a produção de aquicultura, de 475 mil para 2 milhões de toneladas, de forma sustentável.

 

"Queremos construir um ambiente para aumentar a produção, com geração de emprego e renda, mostrando a oportunidade de negócio com convergência para o atacado e varejo para que o consumidor se sinta atraído pelo produto", afirmou o ministro Barbalho durante a reunião, na qual sugeriu uma parceria com a ABRAS para criar uma estratégia mercadológica a ser usada nos supermercados para ampliar o interesse das pessoas pelo peixe.

 

Atendendo à solicitação do ministro, o presidente da ABRAS se colocou à disposição para criar um comitê de trabalho e elaborar, em conjunto com o ministério, um programa, com foco no produtor, distribuidor e comercializador de pescados e uma próxima reunião já foi agendada para o início dos trabalhos.

Na oportunidade, o ministro entregou ao presidente da ABRAS uma apostila - Um Caminho para o Brasil Crescer - com indicadores da pesca e aquicultura no País.

 

 


Fonte: Portal ABRAS

 


Veja também

ASPB promove hoje e amanhã 5º Encontro de Supermercados do Sertão

         Começa hoje (22) o 5º Encontro de Supermercados do Ser...

Veja mais
AGAS premia supermercados gaúchos que apresentaram melhor desempenho no ano passado

A Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) realizou, nesta quinta-feira à noite, no Gr&ecir...

Veja mais
Abertura da Mercosuper 2015 reúne empresários e políticos

     Abertura da 34ª edição da Mercosuper Pres.do Conselho Consultivo da ...

Veja mais
Supervendas traz as últimas tendências do varejo a partir de amanhã, em Sergipe

   A 7ª edição do Supervendas – Encontro de Negócios dos Supe...

Veja mais
34ª Mercosuper começa amanhã no Paraná

Começa amanhã a 34ª edição da Feira e Convenção Paranaense de Supermercad...

Veja mais
Varejo deve ter crescido pouco em fevereiro, dizem analistas

    Veículo: Valor Econômico...

Veja mais
Congresso instala Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviço e Empreendedorismo

    Em pé da esq.p/dir.Celso Maldaner (PMDB - SC), Alexandre Seabra (ABRAS), Afonso...

Veja mais
Deputado Rogério Marinho é eleito vice-presidente da Frente em Defesa do Comércio, Serviço e Empreendedorismo

A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviço e Empreendedorismo foi instalada nesta quinta-fe...

Veja mais
Defesa do comércio

O deputado federal Artur Bisneto (PSDB) anunciou nesta quinta-feira, 9, que foi eleito vice-presidente da Frente Parlame...

Veja mais