ABRAS apresenta demandas do setor ao ministro Eduardo Braga

Leia em 2min 30s

Da esq. p/ dir. Marcio Milan, vice-presidente da ABRAS, Fernando Yamada, presidente da ABRAS, Eduardo Braga, ministro de Minas e Energia, Marcelo Gastaldi, da AMASE e Evandro Azevedo do Grupo Y.Yamada

 

O presidente da ABRAS, Fernando Yamada, em audiência com o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, apresentou importantes demandas do setor, presentes no Plano ABRAS MAIOR, especialmente as relacionadas à geração de energia própria e sustentável. Na ocasião, o ministro Braga informou que está trabalhando em uma Portaria, juntamente com a ANEEL, que está em consulta pública, a qual deve ser concluída até o final de abril, com o objetivo de desonerar as contas de energia, do ICMS, PIS e COFINS, para quem gerar energias alternativas e recomendou aos supermercados a serem geradores de energia.


O ministro Eduardo Braga acolheu de imediato a demanda da ABRAS no sentido de favorecer a geração de energia própria pelas lojas e, para tanto, propôs a imediata criação de um grupo de trabalho, MME/ABRAS, para que em 90 dias possa ser apresentado um estudo de implementação de eficiência energética para o setor.


Na oportunidade, Yamada também falou sobre os trabalhos de constituição no Congresso da nova Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo, que está sendo promovida pela ABRAS e pela União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS) e convidou o ministro para o evento Ranking ABRAS, dia 28 de abril, em Brasília, no qual serão divulgados os principais dados do setor supermercadista no País e onde será apresentada a nova Frente Parlamentar.


Eficiência energética

 

O presidente Yamada também convidou o ministro Eduardo Braga para proferir palestra no painel sobre eficiência energética - com foco na geração de energia, da 49a Convenção Nacional de Supermercados - ABRAS 2015, a se realizar de 15 a 17 de setembro, no Bourbon Convention & Resort, em Atibaia-SP. O Ministro aceitou prontamente o convite.


O tema eficiência energética é de grande interesse do setor, já que representa boa parte do custo de manutenção das lojas. Recente estudo sobre o Consumo e Geração de Energia nos Supermercados, realizado pelo Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS, demonstra a importância de ações de fomento de alternativas energéticas sustentáveis voltadas ao setor.


De acordo com o estudo, o consumo atual dos supermercados corresponde a 2,5% do total do País, chegando a 8,6 milhões de MWH/ano. Somente no ano de 2014, a despesa do setor supermercadista brasileiro com energia elétrica chegou a R$ 3,475 bilhões e vem subindo ano a ano.


Mais informações: www.mme.gov.br



Fonte: Portal ABRAS



Veja também

Deputado Marcelo Aro participará da Frente Parlamentar Mista

Da esq. p/ dir. deputado Marcelo Aro (PHS) e Alexandre Seabra, diretor de Relações Institucionais da&...

Veja mais
Deputado Evair de Melo participará ativamente da nova Frente Parlamentar Mista

   Deputado Evair de Melo  (PV-ES)   O Deputado Evair de Melo  (PV-ES) par...

Veja mais
ABRAS divulga na próxima terça-feira os principais indicadores do setor

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) divulga na terça-feira (31/3) em coletiva de impre...

Veja mais
Deputado João Gualberto apoia a nova Frente Parlamentar Mista

   Deputado João Gualberto Vasconcelos (PSBD-BA)   O Deputado João Gua...

Veja mais
Fernando Yamada e personalidades da Amazônia recebem homenagem da ONG PanAmazônia

   Homenageados da medalha Grandes Amazônidas, em Manaus   O presidente ...

Veja mais
Rogério Marinho participará da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo

   Deputado Rogério Marinho (PSDB-RN)   O Deputado Rogério Marinho (PS...

Veja mais
ABRAS participa de posse de dirigentes da CNDL em Brasília

   Esq.p/dir. Walmir Trajano, pres. do Conselho Fiscal do SEBRAE-PA, Fernando Yamada, pres. ABRAS e...

Veja mais
Senador Waldemir Moka participará dos trabalhos da nova Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo

   Senador Waldemir Moka (PMDB-MS)   O senador Waldemir Moka (PMDB-MS) confirmou par...

Veja mais
Dez supermercados do Paraná aderem à campanha De Olho na Validade

  Dez supermercados de Paranavaí, no Paraná aderiram à campanha "De olho na validade", que te...

Veja mais