Comércio em janeiro foi positivo, afirma Sussumu Honda, presidente do Conselho Consultivo da Abras

Leia em 1min 50s

As vendas do setor supermercadista cresceram 4,5% em janeiro, de acordo  com o Índice Nacional de Vendas, apurado pela Associação Brasileira de  Supermercados (Abras).

As vendas do setor supermercadista cresceram 4,5% em janeiro, de acordo  com o Índice Nacional de Vendas, apurado pela Associação Brasileira de  Supermercados (Abras). A alta foi vista na comparação de janeiro de 2014 com  janeiro de 2013. Na opinião do presidente do Conselho Consultivo da entidade,  Sussumu Honda, a categoria bebidas pode ter ajudado o desempenho positivo.

"Tivemos um janeiro de muito calor e as bebidas [como cervejas, refrigerantes e água] podem ter ajudado nesse período", explicou ele. Já as  vendas reais do setor apresentaram queda de 20,85% na comparação de janeiro  de 2014 com o mês anterior, dezembro de 2013.

A queda justifica-se pelo período de férias e pós festas de final de ano (Natal e Ano Novo), quando o setor tem incremento em seus ganhos. Os índices  apresentados pela entidade já foram deflacionados pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

"O setor iniciou o ano muito bem. Um dos fatores que contribuiu para o  aumento das vendas foi o crescimento da massa de rendimento médio real do  trabalhador, que em janeiro deste ano aumentou 3,3%. Além disso, os preços parecem não pressionar mais os consumidores", explicou.

Em valores nominais, as vendas do setor apresentaram queda de 20,41%  no período analisado em relação ao mês anterior (dezembro) e, quando  comparadas a janeiro do ano anterior (2013), apresentaram alta de 10,33%%. Como se trata do primeiro mês do ano (2014), no acumulado as vendas cresceram  os mesmos 10,33%.

Boas perspectivas - Para os próximos meses, as perspectivas permanecem  boas. "Temos carnaval que, mesmo em março ajudará nas vendas do primeiro  trimestre", explicou Honda. Ainda segundo informações do especialista, até o mês  de julho, o setor supermercadista será movimentado. "Em março tem o carnaval,  em abril a Páscoa, uma data sazonal importante ao setor. Passado isso temos as  festas juninas, que no Norte e no Nordeste são de extrema importância, pois é o  carnaval deles", afirmou.

Coincidindo com as festas de São João teremos também período de Copa  do Mundo, que ajudará no incremento de vendas deste primeiro semestre.

 

Veículo: DCI


Veja também

Supermercados do Pará aderem ao programa de Rastreamento e Monitoramento de Alimentos (RAMA)

Meta da ABRAS é implantar o programa em todos os Estados ainda em 2014, afirma Fernando Yamada, presidente da ent...

Veja mais
Carrinhos mais recheados

O ano de 2014 começou com desempenho positivo para os supermercados brasileiros em comparação com o...

Veja mais
Faturamento dos supermercados de Minas Gerais surpreende e cresce 6% em janeiro

Mesmo assim, Amis mantém cautelaLuciane LisboaO primeiro mês do ano surpreendeu os supermercadistas mineiro...

Veja mais
Vendas cresceram 4,5% em janeiro

  Veículo: Tribuna de Santos...

Veja mais
Vendas crescem 4,5% em janeiro deste ano

  Veículo: Tribuna de Piracicabana...

Veja mais
Vendas em supermercados crescem

  Veículo: Diário do Pará...

Veja mais
Vendas em ritimo mais favorável

  Veículo: Jornal do Commércio - RJ...

Veja mais
Abras registra alta de 4,5% no país

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) destacou que o início de 2014 segue num ritmo mais...

Veja mais
Vendas nos supermercados crescem 4,5% em janeiro

As vendas reais nos supermercados cresceram 4,5% em janeiro deste ano, na comparação com janeiro de 2013, ...

Veja mais