Supermercados têm vendas estagnadas no primeiro bimestre

Leia em 2min 30s

Faturamento cresceu só 0,25% em relação a igual período de 2012, descontada a inflação, de acordo com a Abras



As vendas dos supermercados brasileiros cresceram apenas 0,25% no primeiro bimestre deste ano em relação a igual período de 2012, descontada a inflação. O resultado chama atenção especialmente porque 2012 foi encerrado com aumento real de 5,3% de vendas do setor na comparação com o ano anterior, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

A retração nas vendas ocorreu no mês passado, que registrou queda de 1,33% ante fevereiro de 2012. Em janeiro, o faturamento tinha crescido 1,82% em relação ao mesmo mês de 2012.

Segundo o gerente de economia e pesquisa da Abras, Flávio Tayra, a retração de 3,26% nas vendas de fevereiro em relação às de janeiro, descontada a inflação, ocorreu pelo fato de fevereiro ter um menor número de dias. Já o recuo na comparação com o mesmo mês do ano passado ele atribui ao forte ritmo da atividade no início de 2012, que foi impulsionado pela alta de 14% no valor do salário mínimo. Como a base de comparação é forte, Tayra observa que fica mais difícil conseguir taxas mais robustas de crescimento em 2013.

De toda forma, ele considera o crescimento de 0,25% no primeiro trimestre em bases anuais "um resultado ainda positivo" e compatível com o ritmo de atividade. "A partir de abril, a economia vai se delinear."

O presidente da Abras, Fernando Yamada, não acredita que a alta da inflação, que acumula 6,43% em 12 meses até março pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA) e foi puxada especialmente pela elevação dos preços dos alimentos, tenha jogado um balde de água fria no consumo no início de ano. "O consumidor está, desde o fim do ano passado, muito endividado."

Yamada acredita que o alto comprometimento da renda com prestações atrapalhou as compras de itens básicos. Para este ano, a Abras espera um crescimento real de 3,5% das vendas na comparação com 2012. "Essa projeção poderá ser revista para cima", diz Yamada.

Apesar do otimismo do setor, o peso da inflação é visível nos itens da cesta básica. Na pesquisa de fevereiro da cesta da Abrasmercado, elaborada a partir dos preços de 35 categorias de produtos, entre alimentos e artigos de higiene e limpeza, pela empresa GfK, houve um acréscimo de 2,25% no valor ante janeiro. A pesquisa ainda não captou as desonerações de impostos.

Logística. O diretor da GfK, Marco Aurélio Lima, diz que a maior alta de custo da cesta em fevereiro foi verificada nas Regiões Norte e Nordeste, de 6,1% e de 3,42%, respectivamente. Ele atribui o aumento à farinha de mandioca, cujo preço subiu quase 20% este ano, e tem forte presença na cesta dessas regiões. Também a disputa por frete para a supersafra afetou o custo de logística dos produtos para as regiões mais distantes do País.



Veículo: O Estado de S.Paulo


Veja também

Vendas nos supermercados caem 1,33% em fevereiro

  Veículo: Diário do Grande ABC - SP...

Veja mais
Vendas em supermercados caem 1,33%

      Veículo: Diário do Comércio - SP...

Veja mais
Vendas registram queda de 1,33% em fevereiro

  Veículo: Diário da Manhã - Goiânia...

Veja mais
Supermercados venderam 11% mais

São Paulo - O faturamento das 20 maiores empresas do setor supermercadista brasileiro cresceu 11,3% em 2012 sobre...

Veja mais
Vendas em supermercados caem 1,33%

As vendas reais dos supermercados brasileiros caíram 1,3% em fevereiro na comparação com o mesmo m&...

Veja mais
Páscoa deve puxar alta das vendas de mercados, diz Abras

As vendas do setor supermercadista devem apresentar uma tendência de alta nos próximos meses em funç...

Veja mais
Vendas de supermercados caem 1,33% em fevereiro

SÃO PAULO (Reuters) - As vendas reais dos supermercados brasileiros caíram 1,33 por cento em fevereiro na ...

Veja mais
Abras: Páscoa deve puxar alta das vendas de mercados

As vendas do setor supermercadista devem apresentar uma tendência de alta nos próximos meses em funç...

Veja mais
Vendas de supermercados caem 1,33% em fevereiro

As vendas reais dos supermercados brasileiros caíram 1,33% em fevereiro na comparação com o mesmo m...

Veja mais