Perdas de produtos em supermercados superam lucros em R$ 100 milhões

Leia em 1min 40s

As perdas nos supermercados superaram em cerca de R$ 100 milhões a margem de lucro das grandes redes em 2009. Enquanto o retorno dos negócios representou R$ 4 bilhões (2,30%) dos R$ 177 bilhões faturados no ano passado, os prejuízos com quebras, furtos e produtos estragados ficaram em R$ 4,1 bilhões (2,33%).

 

Uma pesquisa feita pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados) mostrou que o índice de perdas foi menor do que em 2008 (2,36% do faturamento total), mas maior do que nos anos anteriores. Em 2007, o índice médio de perdas foi de 2,15%; em 2006, de 1,97%; em 2005, de 2,05%; em 2004, de 1,78%; e em 2003, de 2%.

 

Sussumu Honda, presidente da entidade, diz que esse tipo de prejuízo causa um grande efeito em toda a cadeia de mercados, dos produtores aos consumidores.

 

- As perdas do nosso setor são maiores do que as nossas margens de lucro, que ficaram em 2,30% em 2009. As perdas prejudicam todos os agentes da cadeia econômica, desde os produtores até os varejistas e, principalmente, a própria sociedade.

 

A principal causa de perdas para os supermercados continuam sendo as quebras operacionais, que responderam por 51,5% das perdas nos supermercados. Em 2008, essas perdas representavam 46,4% do total.

 

Os furtos (tanto externos quanto internos) apresentaram recuo em relação ao ano anterior, passando de 35,5%, em 2008, para 28,3% das perdas, no ano passado. Separadamente, os furtos internos representaram 14%, e os externos, 14,3%.

 

Os produtos com validade vencida representaram quase um em cada três (31%) itens perdidos. De acordo com os números da Abras, o índice de perdas em perecíveis alcançou, em 2009, 4,07% do total de vendas da cesta. Em 2008, esse número foi ligeiramente maior: 4,44%.

 

A pesquisa foi feita em parceria com a consultoria Nielsen e o grupo de prevenção de perdas do Provar-FIA (Programa de Administração do Varejo da Fundação Instituto de Administração

 


Veículo: Portal R7


Veja também

Supermercadistas discutem sustentabilidade no setor

Pela primeira vez, Brasil é sede de congresso pan-americano de empresários e especialistas   A Asso...

Veja mais
Supermercado debate perdas

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) promoverá amanhã (18), às 14h, o "Su...

Veja mais
Brasil vai sediar congresso da Associação Latino-Americana de Supermercados

Evento é realizado no Brasil pela primeira vez e deverá reunir representantes do setor de 18 países...

Veja mais
Vendas em supermercados têm alta de 6,5%

O setor supermercadista já pode comemorar o avanço muito próximo de 10% em seu volume de vendas par...

Veja mais
Abras prevê aceleração das vendas nos supermercados

O volume de vendas de produtos comercializados nos supermercados deve acelerar no segundo semestre, segundo afirmou hoje...

Veja mais
Supermercados: vendas sobem 4,92%

As vendas reais nos supermercados apresentaram crescimento de 4,92% em junho em comparação ao mesmo m&ecir...

Veja mais
Vendas dos supermercados crescem 4,92%

Alta ocorreu em junho, em comparação ao mesmo mês de 2009. Índice  de Volume apresentou ...

Veja mais
Celulares: setor pede tempo para adaptação

Não são todas as empresas envolvidas na venda de celulares que não concordam com a nota técn...

Veja mais
Supermercados esperam benefícios de concorrência em cartões

Presidente da Abras aguarda até cinco credenciadoras até o final do ano, o que deve trazer mais competi&cc...

Veja mais