Uma celebração que une setor e consumidores

Leia em 2min

Dia dos Supermercados será realizado em 12 de novembro, transformando as lojas em espaços de experiência, com degustações, lançamentos de produtos, ações comemorativas e surpresas para os mais de 30 milhões de consumidores

Em 2022, a ABRAS lançou oficialmente uma nova data no calendário promocional brasileiro: o Dia dos Supermercados, celebrado no mês de novembro. Para este ano, ela continuará a ser comemorada em novembro, mas no dia 12, data conhecida como o Dia Nacional do Supermercado. Além de ofertas especiais, a campanha tem como proposta transformar as lojas em espaços de experiência, com degustações, lançamentos de produtos, ações comemorativas e surpresas para os mais de 30 milhões de consumidores que passam diariamente pelos supermercados.

Desde a primeira edição, a adesão cresceu. Grandes varejistas e marcas uniram forças, resultando em experiências de compras diferenciadas e em aumento real das vendas. Exemplos de redes que registraram crescimento expressivo de vendas durante a ação foram: Grupo Amigão (15%), Supermercados Violeta (15,6%) e Grupo TOP (10%).

ORIGEM

A origem da data remonta ao Dia Nacional do Supermercado, instituído em 12 de novembro de 1968, quando foi aprovada a Lei 7.208, que regulamentou a atividade supermercadista no Brasil. Desde então, a ABRAS promove um jantar anual de confraternização para convidados, que é realizado normalmente na primeira ou segunda semana de novembro. Para tornar a comemoração ainda mais abrangente, a ABRAS ampliou o conceito e criou a campanha do Dia dos Supermercados, voltado diretamente ao consumidor. Celebrada nas lojas, a data aproxima o setor do público e reforça o papel essencial dos supermercados no cotidiano das famílias brasileiras.

COMO POTENCIALIZAR A CAMPANHA

Para os supermercadistas, o Dia dos Supermercados também é uma grande oportunidade de maximizar vendas e fortalecer a relação com os clientes. A SuperHiper separou algumas indicações estratégicas que incluem:

  • Plano de mídia eficiente: explorar multicanalidade, com comunicação no ponto de venda e nas redes sociais
  • Brindes e recompensas: oferecer mimos que aumentam o engajamento e incentivam compras adicionais
  • Promoções relâmpagos e combos: criar senso de urgência e ampliar o tíquete médio
  • Programas de indicação: estimular clientes a trazerem novos consumidores para a loja.

Com essa combinação, o Dia dos Supermercados se firma como a maior data promocional do varejo alimentar brasileiro, unindo tradição e inovação para fortalecer ainda mais o relacionamento entre o setor e os consumidores.

Participe!

Participe do Dia dos Supermercados. Valorize quem passa todos os dias em nossas lojas. Baixe o material da campanha em nosso site: https://diadossupermercados.abras.com.br/

Fonte: Redação SuperHiper


Veja também

Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24

O Abrasmercado, indicador que mede a variação de preços de 35 produtos de largo consumo, regis...

Veja mais
Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS

O Consumo nos Lares Brasileiros registrou alta de 2,79% na comparação anual (setembro de 2025 x ...

Veja mais
Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país

Por Marcio Milan, vice-presidente da ABRAS A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), por mei...

Veja mais
Entre cautela e otimismo

Por Raquel Santos O fim de ano é a época mais movimentada para o varejo supermercadista. Entre o Dia dos ...

Veja mais
ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará promove evento estratégico para o setor supermercadista

A terceira edição do ABRAS em Ação nas Estaduais — Ceará reuniu, nest...

Veja mais
Supermercadistas do Ceará recebem nova edição do ABRAS em Ação nas Estaduais

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), em parceria com a Associação Cea...

Veja mais
O maior case de share of life do varejo alimentar

Por Raquel Santos O setor de varejo vive um dos momentos mais transformadores de sua história. Se, no passado, a...

Veja mais
Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos

Por Renato Müller Em um mundo de transações eletrônicas e interações digitais, n...

Veja mais
Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos

Cuidar é uma tarefa intrínseca ao varejo alimentar, mas que ganha novos contornos com a recente aprova&cce...

Veja mais