Parceiro de Kotler, Giuseppe Stigliano, e festa do boi bumbá fecham maior evento do varejo alimentar do País
Tecnologia é importante, mas é fria e o varejo precisa de calor. Ou seja, entusiasmo e paixão. Esse foi um dos recados do especialista em marketing, Giuseppe Stigliano, durante a palestra final do ABRAS´24 food retail future, maior evento do varejo alimentar brasileiro, que reuniu 1.200 convidados no Royal Palm Plaza Resort, em Campinas (SP). Em conjunto com o “pai do marketing”, Philip Kotler, Stigliano assina alguns dos best-sellers no tema, como Varejo 4.0 e “Redefining Retail: 10 Guiding Principles for a Post-Digital World”. Para ele, “o digital é tudo, mas nem tudo é digital”, a exemplo da relação entre o varejo e o consumidor. E, consequentemente, com as marcas e a indústria.
Nessa “toada”, um clima cheio de emoção tomou conta da festa de encerramento do ABRAS´24 food retail future. Sob as cores vermelha e azul, o show de encerramento trouxe toda a magia e a riqueza do Festival Folclórico de Parintins. Um espetáculo que refletiu a energia e o envolvimento do varejo alimentar brasileiro para encantar seus clientes todos os dias.
Realizado há 57 anos, ele tem como personagens centrais os bois bumbás: Garantido (vermelho) e Garantido (azul). Reconhecido por lei como Manifestação da Cultura Nacional, desde 2018, o espetáculo é considerado Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Com mais de 45 pessoas reunidas, a delegação amazonense iniciou sua apresentação às 21h. O espetáculo montado para o evento teve duração de cerca de uma hora e a presença de todos os itens (destaques individuais) que se apresentam no Festival de Parintins, bem como os cantores (levantadores de toadas), os músicos e os bois de pano, as figuras centrais das apresentações de cada agremiação e o artefato construído pelos próprios artistas que dançam embaixo dele (tripas do boi).
Foram apresentadas músicas (toadas) para cada boi bumbá e mais uma entoada pelos dois grupos. Cada toada funciona como trilha sonora para a apresentação do personagem no palco. E, também, diversos elementos da festa, como os tripas, a sinhazinha da fazenda, a rainha do folclore, a cunhã-poranga, a porta-estandarte, o pajé e o amo do boi de cada bumbá.
O espetáculo foi liderado por um apresentador de cada lado e cantado pelos levantadores de toadas. O roteiro contou um pouco do que cada personagem faz durante a festa oficial.
O Caprichoso, vermelho, teve como tema “Cultura – O Triunfo do Povo”, com o qual sagrou-se tricampeão do Festival Folclórico de Parintins de 2024. E, também sucessos do passado, como Vermelho e Bate Forte. Por sua vez, o Garantido, azul, trouxe o espetáculo “Segredos do Coração”, tema que defendeu este ano.
Em breve, confira a cobertura completa da ABRAS’24 food retail future no Programa SuperHiper ABRAS. Não perca, toda quinta-feira, às 20h, na ComBrasil e no canal do Youtube da ABRAS. E, também, na edição impressa da revista SuperHiper de outubro.
Fonte: Redação SuperHiper.