Galassi destaca a evolução e importância do setor na abertura da ABRAS´23 food retail future

Leia em 4min

“O sucesso é o nosso caminho, mesmo diante dos desafios, atuais, do varejo alimentar, que apesar de significativos, são também nossa inspiração para seguir adiante”, afirma presidente da ABRAS, João Galassi, em discurso de abertura

 

Presidente da ABRAS, João Galassi, celebra abertura da ABRAS’23 e destaca a força e importância de manter o setor unido para enfrentar desafios com determinação, singularidade e inovação. Em seu discurso, Galassi destacou a necessidade de evolução, inclusão, parceria com o poder público e o papel fundamental da inteligência artificial no futuro do varejo alimentar brasileiro. A adesão desses fatores irão evoluir as empresas do varejo alimentício, além de atender um consumidor cada vez mais exigente.

 

Em sua fala, ele explica que trata-se de um setor de desconcentração de poder econômico, em que 72% do faturamento está distribuído em 1.250 empresas familiares e regionais. Sendo assim empresas que funcionam com eficiência operacional de 98% e margens de lucro apertadas, entre 1% e 3%. Com isso em mente, é importante que as empresas diversifiquem suas ofertas de serviços e potencializem a exposição de sua marca, algo que já está sendo feito no mercado.

 

“A pergunta que se coloca, então, é como ir além dos insumos básicos que todos os brasileiros precisam e se consolidar como uma marca capaz de ser lembrada para outras demandas e serviços?”, pontua Galassi. Para responder a essas questões, a ABRAS’23 food retail future trata sobre como tornar as empresas supermercadista singulares, atualizando metodologias e tecnologias.

 

Contratação de mão de obra

O Presidente da ABRAS colocou em pauta em seu discurso a dificuldade na contratação de mão de obra, seja para os serviços que exigem alguma especialização, como padaria, rotisseria, restaurantes e açougues, ou para as vagas destinadas às pessoas com deficiência (PCDs).

 

Para traçar uma solução a este desafio, a ABRAS apresentará ao presidente Lula propostas do setor, como: manutenção do Bolsa Família para beneficiários por um período após serem contratados e a manutenção definitiva dos benefícios para PCDs que consigam emprego, isenção de imposto sobre a folha de pagamento para o primeiro emprego e para colaboradores acima de 60 anos . Essas medidas impulsionarão a geração de empregos em diferentes momentos da carreira profissional.

 

importância da personalização e otimização dos serviços oferecidos ao cliente, e isso se dá a partir do uso de novas tecnologias, como a Inteligência Artificial (IA).

 

Cesta Básica Brasileira com isenção de impostos

Além disso, Galassi ressaltou a luta pela isenção de impostos na Cesta Básica nacional. “A cesta básica de alimentos isenta é de extrema importância para garantir o abastecimento da população em um país tão desigual como o Brasil”, pontua o Presidente da ABRAS.

 

A proposta já foi aprovada na Câmara dos Deputados, com apoio das frentes parlamentares do Agro e do comércio e serviços, agora está em debate no Senado.

 

Uso de Inteligência Artificial pelo setor supermercadista

De acordo com indicadores da ABRAS, o consumo nos Lares Brasileiros em 2023 cresce dentro das projeções, em 2,5% no primeiro semestre, incluenciado pelos investimentos do setor em novas lojas e reformas na ordem de 30 bilhões de reais. Além do destaque no aumento do emprego com carteira registrada. No entanto, é necessário ir além e incluir a base da pirâmide do varejo alimentar à comunidade, por meio do uso de Intelifêngicia Artificial (IA).

 

“Na era da inteligência artificial, não podemos permitir a desigualdade de oportunidades e o distanciamento das grandes corporações em relação às pequenas empresas. Já está claro na história: a Inteligência Artificial – IA – é uma das tecnologias mais impactantes da nossa era e o motor por trás da Quarta Revolução Industrial”, afirma João. Conforme esse recurso avança, é necessário que os líderes identifiquem os caminhos que a IA abre para o presente e o futuro dos negócios.

 

Através dessa tecnologia, é possível identificas diversos dados do setor e dos consumidores, como dados demográficos e sócio económicas. Esses dados possibilitará que os supermercadistas tenham visão mais estratégica sobre o negócio. Pensando nisso, João Galassi revelou a criação do comitê multidisciplinar, envolvendo a academia, indústria, varejo e especialistas, com foco em disseminar conhecimentos sobre a IA.

 

A importância do setor no Brasil

O Presidente explicou como o setor é uma jóia rara, que gera e distribui riqueza. “A forte concorrência e competição elevam a nossa competitividade, eficiência operacional, qualidade, nível de serviços e preços aos consumidores, levando à redução da inflação no país, além de proporcionar acesso a empregos de qualidade.”

 

Redação SuperHiper


Veja também

Nesta terça, ABRAS’23 food retail future debaterá sobre a transformação do varejo alimentar

Evento será espaço de discussão para tonar o negócio singular, com a compreensão da t...

Veja mais
Como ter sucesso na transformação do seu negócio?

Na ABRAS’23, especialista mostra os fatores que fazem a diferença – e como obter resultados excepcion...

Veja mais
NPS é só a ponta do iceberg

Para Pedro Ross, sócio da Bain & Company, empresas precisam ter um sistema de encantamento dos clientes &ndas...

Veja mais
ABRAS em Ação: Marcio Milan apresenta agenda administrativa

Vice-presidente Institucional e Administrativo da ABRAS aborda tópicos de interesse para o setor supermercadista,...

Veja mais
ABRAS’23 food retail future começa hoje e trará novidades para o varejo alimentar

O maior evento do setor supermercadista brasileiro inicia hoje e tem como tema “Singularidade”   Hoje...

Veja mais
Relação com a indústria e evolução de JBP serão temas da ABRAS’23 Food Retail Future

Em qual nível se encontra a sua empresa em relação aos fornecedores e ecossistema? Sua empresa expl...

Veja mais
ABRAS 23’ Food Retail Future discutirá a atitude do shopper e o valor da empresa

A sua empresa tem domínio dos hábitos e atitudes dos consumidores? A proposta de valor da sua empresa se r...

Veja mais
ABRAS’23 Food Retail Future: confira quais serão os dois primeiros painéis do evento

A sua empresa conhece os fatores críticos de sucesso da transformação? Ela é orientada pelo ...

Veja mais
ABRAS´23 Food Retail Future trará painéis políticos e econômicos

Encontro anual do varejo alimentar irá discutir a reforma tributária e a cesta básica nacional isen...

Veja mais