Consumidores devem se precaver contra fraudes

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Levantamento da Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), aponta que, em meio ao corre-corre das compras em datas comemorativas, como Natal, Páscoa ou Dia das Mães, o comportamento mais vulnerável do consumidor faz com que o índice de registros de documentos furtados, roubados ou perdidos aumente em torno de 15%.
 
De acordo com o presidente da Boa Vista Serviços, Dorival Dourado, "o que deve ficar claro é que iniciativas simples podem ser tomadas pelo consumidor de forma a não passar por uma situação desagradável, como ter o nome registrado em um banco de dados restritivos, fruto do uso indevido de seus documentos", explica.
 
Em caso de perda ou roubo de documentos em qualquer região do país, é importante comunicar imediatamente ao SOS Cheques e Documentos, serviço de utilidade pública da Boa Vista Serviços, e solicitar a inclusão de um alerta em seu nome, o que prevenirá fraudes e prejuízos inconvenientes.
 
"Essa medida prática, gratuita e rápida serve para que, em caso de uma possível tentativa de uso indevido do documento  antes que o crédito seja aprovado pelo lojista, um sinal de alerta seja enviado para impedir a transação", complementa Dourado. O consumidor pode utilizar o serviço, que é gratuito, acessando o www.boavistaservicos.com.br/ apoioaoconsumidor, ou pelo telefone 0800 011 15 22.
 
O presidente da Boa Vista ressalta ainda que o ideal é ter sempre à mão telefones dos bancos e empresas de cartão de crédito para comunicar o roubo ou perda. Além disso, o consumidor deve fazer imediatamente um Boletim de Ocorrência, que servirá de prova em caso de fraudes com os seus documentos.
 
Cheques — Os cuidados com os talões de cheque ainda justificam-se, pois continuam sendo muito utilizados no Brasil. De acordo com a pesquisa Expectativa do Brasileiro sobre o Cadastro Positivo, divulgada em agosto de 2011 pela Boa Vista, 32% dos consumidores ainda são adeptos dos talões. A região Sul apresenta a maior porcentagem de uso, 42%, seguida pelas regiões Sudeste (35%) e Centro-Oeste (32%). Já nas regiões Norte e Nordeste, 20% e 22% dos entrevistados, respectivamente, afirmam utilizar o cheque como meio de pagamento.


Veículo: Diário do Comércio - SP


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