O Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) lançou nessa sexta-feira uma ferramenta eletrônica que permite aos consumidores ter uma ideia de quanto pagam em tributos na hora de comprar produtos e serviços.
A ferramenta, denominada "Lupa no Imposto", foi lançada em Uruaçu, município de Goiás. Com ela, será possível saber o preço real de um produto ou serviço, ou seja, quanto eles custariam se não houvesse a cobrança de tributos embutidos no preço - os chamados tributos indiretos.
Pelo site www.lupanoimposto.com.br será possível saber a carga tributária embutida em cerca de 500 itens. Inicialmente, a lista terá os produtos e serviços mais consumidos.
Para saber quanto há de tributo no preço, basta informar o produto/serviço e o valor pago. O sistema informará os valores (em reais) do produto/serviço e dos tributos embutidos no seu preço. Se não informar o valor pago, o sistema diz apenas qual a carga tributária (em porcentagem) embutida no preço. O serviço poderá ser utilizado por contribuintes e por empresas, que terão a possibilidade de incluir a ferramenta em seus sites.
Segundo o presidente do conselho superior e coordenador de estudos do IBPT, Gilberto Luiz do Amaral, a iniciativa será apresentada aos outros 5.564 municípios brasileiros, buscando seu apoio e adesão à campanha. (ABr)
Veículo: Diário do Comércio - MG