Três notas técnicas são aprovadas pelo Centro de Inteligência do TRT-1

Leia em 3min 50s

Dentre as novas normas, a Nota Técnica nº 22/2024 recomenda a edição de resolução administrativa que institua e regulamente a cooperação judiciária inter e intrainstitucional, os(as) magistrados(as) de Cooperação e a Comissão de Cooperação Judiciária no âmbito do TRT-1, em cumprimento à Resolução CNJ nº 350/2020.

 

O Centro de Inteligência do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ) emitiu três novas notas técnicas, disponibilizadas no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho (DEJT) de 28/2. Dentre elas, a Nota Técnica nº 22/2024 recomenda a edição de norma interna (resolução administrativa) que discipline o instituto da cooperação judiciária e as competências, designações e atuação dos magistrados de Cooperação e da Comissão de Cooperação Judiciária no TRT da 1ª Região, em cumprimento à Resolução CNJ 350/2020. 

 

A nota técnica foi resultado de trabalho de pesquisa da Comissão Operacional do Centro de Inteligência, sob a relatoria do juiz Igor Fonseca Rodrigues. Seu objetivo é fomentar o instituto da cooperação judiciária, de modo a permitir que juízes(as) de diferentes unidades judiciárias identifiquem e construam soluções inovadoras para questões comuns no curso da atividade jurisdicional, constituindo ferramenta poderosa de ganho de efetividade e eficiência na gestão judiciária.

 

A nota técnica sugere a criação de um novo colegiado temático, constituído na forma de comissão, composto por dois desembargadores(as), que assumirão as funções de coordenador e vice-coordenador da Comissão de Cooperação; oito magistrados de Cooperação, representando as seis circunscrições em que se divide a jurisdição do TRT-1, sendo três da capítal e um representante de cada uma das demais circunscrições, todos eleitos pelo Órgão Especial; além de um magistrado de Cooperação, indicado pelo presidente para atuar como supervisor da Cooperação no 1º grau, e um servidor. Dentre os requisitos para concorrer a uma das vagas de magistrado de Cooperação, o Centro de Inteligência recomenda capacitação mínima de 20 horas nos últimos 12 meses na temática da cooperação. Em breve, a resolução proposta deverá ser submetida à aprovação do Órgão Especial.

As duas outras notas técnicas do regional fluminense, aprovadas na reunião da Comissão Decisória do Centro de Inteligência em 26/02, são:

 

Nota Técnica nº 23/2024

Recomenda a observância pelo TRT-1 do entendimento do STF no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 2237/DF, nos seguintes termos:

 

"Comissão de Conciliação Prévia. Termo de Conciliação. Eficácia liberatória. O acordo firmado perante a Comissão de Conciliação Prévia tem eficácia liberatória somente em relação aos valores das parcelas objeto do acordo."

 

O Centro de Inteligência do TRT-1, por sua Unidade de Apoio Executivo, a Coordenadoria de Jurisprudência (Cjur), identificou a existência de dissenso jurisprudencial acerca da interpretação do parágrafo único do artigo 625-E, da CLT, relativa aos efeitos do acordo firmado perante a Comissão de Conciliação Prévia na quitação de verbas trabalhistas, a despeito da pacificação da matéria pela Suprema Corte no julgamento da ADI 2237/DF, de relatoria da Ministra Cármen Lúcia. A publicação do acórdão ocorreu em 20/2/2019, o que justifica a edição da nota técnica recomendando a observância do precedente.

Nota Técnica nº 24/2024

Recomenda aos legitimados do artigo 977 do Código de Processo Civil (CPC) a instauração de Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR) no TRT da 1ª Região sobre o seguinte tema:

 

“Acidente de trabalho. Dano material. Pensão vitalícia. Incapacidade definitiva. A pensão vitalícia, por incapacidade definitiva para o exercício da função que o trabalhador desempenhava, deve corresponder ao valor integral da sua remuneração ou proporcional à extensão da lesão sofrida, considerando sua capacidade residual para exercício de quaisquer outras atividades laborativas?”

 

Sobre o Centro de Inteligência

O Centro de Inteligência do TRT-1 foi regulamentado por meio da Resolução Administrativa n° 5/2023. (link para outro sítio) Visando prevenir o ajuizamento de demandas repetitivas ou de massa, a unidade atua na identificação e atuação na origem das causas geradoras destes litígios, aperfeiçoando a prestação jurisdicional. Sua criação atende orientação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê, por meio da Resolução CNJ n° 349/2020, a instituição de uma rede de inteligência nacional em todo o Poder Judiciário.

 

Para saber mais, acesse o espaço do Centro de Inteligência no portal do TRT-1 (link para outro sítio) pelo caminho: Institucional > Centro de Inteligência. Nessa página é possível encontrar a composição, regulamentação, notas técnicas e links para todos os demais Centros de Inteligência do Poder Judiciário, além de um formulário on-line para o envio de propostas de atuação para a unidade.

 

Fonte: TRT 1ª Região – 29/02/2024


Veja também

Transações via DOC e TEC deixam de existir nesta quinta-feira

Com sucesso do Pix, ferramenta tornou-se obsoleta nos últimos anos   Após quatro décadas de ...

Veja mais
TRF3 suspende expediente a partir das 14 horas nesta sexta-feira (1/3)

Medida foi tomada devido à sessão solene de posse dos novos dirigentes. Prazos processuais também s...

Veja mais
Consumo deve crescer 13% a 15% no período de Páscoa

Ovos de Páscoa com brindes lideram as encomendas do setor e colombas são destaques dentre os itens present...

Veja mais
Prorrogado para 8 de março o prazo para que empresas com 100 ou mais funcionários realizem o preenchimento do Relatório Salarial

As informações serão utilizadas para a verificação da existência de diferen&cce...

Veja mais
Apresentação de relatórios salariais não fere LGPD e visa garantir igualdade entre homens e mulheres

A Justiça Federal negou a duas empresas de Pinhalzinho (SC) liminares para que não precisassem entregar ao...

Veja mais
Empresas devem enviar comprovantes para Imposto de Renda até hoje

Informes de rendimentos são necessários para preencher declaração   As empresas e as ...

Veja mais
Prazo para declaração do Imposto de Renda começa em 15 de março

Regras para transmissão das informações do ano base 2023 ainda serão publicadas pela Receita...

Veja mais
Anvisa adota nova abordagem regulatória para área de Alimentos

  Medida aprimora o controle pré-mercado, a partir de critérios de risco.   A Anvisa publicou...

Veja mais
Webinar apresenta temas da Agenda Regulatória da área de Alimentos

Encontro virtual será na próxima segunda-feira (4/3), às 10h. Participe!   A Anvisa ir&aacut...

Veja mais