TRT 2ª REGIÃO – SAIBA COMO FICA O ATENDIMENTO EM UNIDADES DA 2ª REGIÃO A PARTIR DE JANEIRO

Leia em 5min 40s

Em 7 de janeiro de 2022, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região dará início à sexta etapa do Plano Gradual de Retorno às Atividades Presenciais, com expediente e atendimento em horários normais, sem a necessidade de agendamento.

 

A partir desta data, para entrar nos prédios do Regional, será preciso apresentar carteira de vacinação ou teste recente de covid-19, além do uso obrigatório de máscara.

 

As medidas estão previstas na Resolução GP/CR nº 10/2021 e no Ato GP/CR nº 03/2021.

 

Confira, abaixo, os principais pontos do funcionamento do Regional nessa Etapa 6:

 

1- O TRT-2 retomou 100% das atividades presenciais?

 

Não. O Plano de Retorno Gradual às Atividades Presenciais prevê até 100% da capacidade de lotação ao regime presencial em cada unidade a partir de 7 de janeiro de 2022. No entanto, ainda poderá haver atividades realizadas a distância, inclusive audiências e julgamentos.

 

A partir de janeiro, também não é mais necessário o agendamento para ingresso nas unidades da 2ª Região.

 

2- O que funcionará de forma presencial?

 

Os fóruns trabalhistas estarão abertos das 8h às 20h, realizando atendimento ao público externo das 11h30 às 18h, e audiências entre 8h e 18h. As atividades e sessões de julgamento da 2ª instância (Ed. Sede) seguem realizadas apenas de forma remota, observando os termos do Ato GP nº 08/2020 (art. 12 e seguintes). As atividades da unidade Rio Branco, por serem extensão da 2ª instância, seguem de forma remota. Já a Biblioteca Dr. Nebridio Negreiros reabre ao público, restringindo-se o uso da sala de consultas, respeitando-se as medidas sanitárias.

 

3- E o atendimento do Arquivo Geral (Seção de Consulta e Atendimento)?

 

A partir de 7 de janeiro de 2022, o atendimento ao público no Arquivo Geral retorna exclusivamente de forma presencial, das 11h30 às 18h (rua Doutor Edgard Theotônio Santana, 387, capital).

 

A vista dos autos arquivados volta a ser disciplinada pelos termos do artigo 57 do Provimento GP/CR nº 13, de 30 de agosto de 2006 (Consolidação das Normas da Corregedoria).

 

4- Qualquer pessoa poderá entrar nas unidades do TRT-2?

 

A entrada nos prédios só será autorizada se apresentado comprovante de vacinação em meio físico (papel) ou eletrônico (ConectSus ou outros aplicativos similares), emitido por autoridade de saúde. O documento deve conter: nome, data da aplicação, lote e nome do fabricante do imunizante. Pessoas não vacinadas deverão apresentar resultados de testes RT-PCR ou de antígeno não reagentes para covid-19 realizados nas últimas 72h.

 

5 - Para quem se aplica a exigência da carteirinha de vacinação (ou de testes negativos para covid)?

 

As medidas valem para magistrados, servidores, advogados, membros do Ministério Público do Trabalho, estagiários, colaboradores, terceirizados, jurisdicionados e todos os demais interessados. Os menores de 18 estão dispensados da exigência. Vale lembrar que o uso da máscara continua obrigatório para todas as pessoas.

 

6- Ainda posso ser atendido remotamente?

 

Sim. O Balcão Virtual permanece funcionando, das 11h30 às 18h.

 

Também é possível obter informações por meio do Posto Avançado Sede nos telefones (11) 3150-2054 e (11) 3150-2055.

 

Se necessário, fale também com a Ouvidoria, usando o formulário do site (clique para acessar), pelo telefone (11) 3150-2000, nos ramais 2313 e 2312 (atendimento em dias úteis das 11h30 às 18h), ou no e-mail: ouvidoria@trtsp.jus.br.

 

As varas do trabalho, gabinetes e unidades administrativas do TRT-2 permanecem atendendo por e-mail e telefone, de segunda a sexta-feira (dias úteis), das 11h30 às 18h. Clique aqui para acessar a lista de telefones e neste link para acessar a lista de e-mails. O plantão judiciário atende casos urgentes aos fins de semana, feriados e recessos (dias sem expediente). Clique aqui para saber mais.

 

7 - As audiências voltarão a ser todas presenciais?

 

A definição do formato é feita pelo(a) juiz(a) responsável pela vara do trabalho.

 

A prioridade é que as audiências ocorram de modo presencial. A modalidade telepresencial deve ser adotada em casos excepcionais e nas ações do Juízo 100% Digital.

 

8- Como participo de uma audiência telepresencial?

 

Quando a audiência é telepresencial, sua participação será por videochamada, ou seja, a distância. Você não deve comparecer presencialmente à vara do trabalho neste caso. Deve seguir as orientações encaminhadas pela unidade judiciária ou pelo(a) advogado(a) para participar da sessão.

 

9 - Qual é a ferramenta para realizar as videochamadas?

 

O aplicativo utilizado é o Zoom. Relembre aqui alguns tutoriais em vídeo e texto aqui para obter e usar a ferramenta. No caso de problemas técnicos, contate o Service Desk pelo telefone: (11) 2898-3443 ou formulário eletrônico.

 

10 - Como é feito o acesso às sessões virtuais das turmas e seções especializadas?

 

As sessões virtuais são realizadas pelo Processo Judicial Eletrônico (PJe), com duração de sete dias (art. 13 do Ato GP nº 08/2020). A pauta de julgamentos pode ser consultada clicando este link, selecionando a opção “2º grau”, a unidade correspondente e a data.

 

A sessão virtual (no PJe) poderá ser adiada e remetida para sessão telepresencial (por videochamada), se houver pedido de sustentação oral, efetuado até 48 horas antes do término da sessão virtual.

 

11 - Que outras atividades ainda estão suspensas na forma presencial?

 

Seguem apenas virtualmente os leilões judiciais, eventos, cursos, reuniões gerenciais e de comissões.

 

12 - Como participar dos leilões judiciais?

 

Os leilões seguem acontecendo na modalidade eletrônica e, para participar, é necessário se cadastrar no site do responsável por cada leilão. O TRT-2 disponibiliza o calendário dos próximos eventos, indicando o site dos leiloeiros oficiais. Clique aqui e confira.

 

13 - Quais medidas de prevenção à covid-19 o TRT-2 está tomando?

 

Os ambientes são higienizados regularmente e os fóruns desinfectados periodicamente. Os espaços estão sinalizados com cartazes informativos e marcados para indicar o distanciamento social adequado. Para entrar nas unidades, é obrigatório medir a temperatura corporal. Também é preciso usar máscara durante a permanência nas unidades e fazer higiene das mãos.

 

14 - Onde posso conferir informações oficiais e atualizadas sobre o Plano de Retorno Gradual às Atividades Presenciais no TRT da 2ª Região?

 

Todos os detalhes, e suas atualizações, constam na Resolução GP/CR nº 03/2020 (e suas alterações) - clique aqui.

 

* Informação atualizada em 16/12/2021.

 

Fonte: TRT 2ª Região – 16/12/2021


Veja também

Câmara aprova parcelamento de dívidas de micro e pequenas empresas

  Projeto cria o Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no Âmbito do Simples Nacional (R...

Veja mais
Promulgada Emenda Constitucional com novas regras para pagamento dos precatórios

O Congresso Nacional promulgou, nesta quinta-feira (16), a Emenda Constitucional 114, com a segunda parte da chamada PEC...

Veja mais
Destaque de Nunes Marques interrompe julgamento de passaporte da vacina

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, remarcou para o dia 9 de fevereiro do ano que vem o julgame...

Veja mais
Reforma tributária estará na pauta da primeira reunião de 2022, confirma presidente da CCJ

Após anunciar na semana passada que a discussão da reforma tributária ficaria para 2022, o presiden...

Veja mais
Câmara aprova em 2º turno mudanças na PEC dos Precatórios

Proposta será promulgada nesta quinta-feira, às 14 horas   A Câmara dos Deputados concluiu ne...

Veja mais
Mapa institui grupo de trabalho para aprimorar proposta de preços mínimos

PORTARIA INTERMINISTERIAL MAPA/ME Nº 22, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2021   Institui Grupo de Trabalho Interministe...

Veja mais
China libera entrada de carne bovina do Brasil

Os embarques para o país asiático estavam suspensos desde o dia 4 de setembro, quando o Brasil identificou...

Veja mais
Começa hoje quarta fase do open banking

Etapa prevê troca de dados sobre investimentos e outros produtos   A quarta fase do open ban...

Veja mais
Ministério da Saúde alerta para golpes por e-mail

Ministério não disponibiliza certificado de vacinação por e-mail   O Ministéri...

Veja mais