Turma nega indenização a consumidores que foram previamente alertados sobre golpe

Leia em 2min 30s

O prestador de serviço que cumpre o dever de alertar e informar sobre fraude não pode ser responsabilizado por eventual golpe sofrido por consumidores. O entendimento é da  3ª Turma Cível do TJDFT, ao julgar improcedente o pedido de indenização de mãe e filho que foram vítimas de golpes por meio de ligação telefônica para custeio de tratamento médico. 

 

Consta nos autos que a autora foi internada no Hospital Santa Helena e que, dois dias depois, o filho recebeu ligação de pessoa que se passava por médico do hospital. Ele informava que a paciente precisava ser submetida a exame que não era custeado pelo plano de saúde, o que fez com que realizasse dois depósitos, totalizando a quantia de R$ 11.800,00. Ao receber nova ligação do suposto médico, o autor desconfiou que se tratava de um golpe, o que foi confirmado pelo hospital, porém já havia realizado o pagamento indevido. Mãe e filho defendem que houve culpa do hospital por conta do vazamento de dados e pedem para ser indenizados. 

 

Em primeira instância, o hospital foi condenado a restituir o valor do depósito feito a terceiro golpista e a pagar R$ 5 mil a título de danos morais. O réu recorreu sob o argumento de que não pode ser responsabilizado pelo golpe sofrido pelos autores, uma vez que cumpriu o dever de informação e transparência. Assevera ainda que não houve vício na prestação do serviço. 

 

Ao analisar o recurso, a Turma observou que não se pode atribuir ao hospital os danos sofridos pelos autores. O Colegiado destacou que houve recomendação prévia sobre eventual fraude e que a paciente assinou documento intitulado “informativo de golpe”.   

 

“A despeito de ser abominável que terceiros fraudadores se utilizem do espírito já fragilizado de pessoas que se encontram em desgastante situação pessoal causada por doença e internação, não se pode atribuir a responsabilidade acerca de tal fato ao hospital que, gerenciando o fornecimento de serviço, agiu de forma adequada e previdente no dever de informação ao expressamente alertar e desestimular qualquer tipo de providência no sentido de realizar transações bancárias desse tipo com terceiros estranhos aos seus quadros, sendo estes últimos os verdadeiros e únicos responsáveis pela fraude”, registrou. 

 

O Colegiado destacou ainda que as provas dos autos mostram que as duas transferências realizadas pelos autores foram para contas de titularidade de pessoas físicas. O fato, de acordo com a Turma, “deveria consubstanciar estranheza aos apelados, seja porque não realizadas à conta de vínculo direito ao hospital pessoa jurídica, seja porque em nome de pessoas diversas dos próprios terceiros fraudadores responsáveis pelas ligações”. 

 

Dessa forma, a Turma concluiu que houve culpa exclusiva de terceiro, o que é causa de excludente de responsabilidade, e reformou a sentença para julgar improcedente o pedido de indenização por danos morais e materiais.

 

Acesse o PJe2 e conheça o processo: 0702107-57.2021.8.07.0005 

 

Fonte: TJDFT – 11/11/2021


Veja também

Presidente diz que governo vai prorrogar desoneração da folha

Durante live, Bolsonaro disse que prorrogação será de dois anos   O presidente Jair Bolsonar...

Veja mais
STF valida fator acidentário de prevenção aplicado às alíquotas do SAT

  O fator acidentário de prevenção (FAP) atende ao princípio da legalidade tribut&aacu...

Veja mais
INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 2, DE 8 DE NOVEMBRO DE 2021

Dispõe sobre os procedimentos a serem observados pela Auditoria-Fiscal do Trabalho nas situações el...

Veja mais
BC altera regulamento que disciplina funcionamento do Pix

RESOLUÇÃO BCB Nº 161, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2021   Altera o Regulamento anexo à Resolu&c...

Veja mais
Receita Federal prorroga prazo de entrega da DCTFWeb

O prazo de entrega da DCTFWeb, período de apuração outubro de 2021, foi adiado para o dia 19 de nov...

Veja mais
TRT 2ª REGIÃO – EXPEDIENTE E PRAZOS SERÃO SUSPENSOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (15)

  Em razão do feriado da Proclamação da República, serão suspensos na segunda-f...

Veja mais
Ministro da Economia atribui efeito vinculante a 22 súmulas do CARF

A medida objetiva trazer mais agilidade ao Contencioso Tributário Federal.   O Ministro da Economia atribu...

Veja mais
Empreendedor precisa de estímulo para criar empregos, diz presidente

  Bolsonaro assinou novo marco legal que unifica normas trabalhistas   O empreendedor precisa de estí...

Veja mais
MTP disciplina programas e condições de segurança e saúde no trabalho

PORTARIA Nº 672, DE 8 DE NOVEMBRO DE 2021   Disciplina os procedimentos, programas e condições...

Veja mais