Presidente do Congresso Nacional e ministros marcam presença na abertura da Convenção ABRAS

Leia em 5min 40s

Maior encontro de lideranças supermercadistas do Brasil começou nesta segunda-feira, em Campinas (SP), trazendo como tema central o conceito de Coopetição. Confira o que foi destaque no discurso de cada autoridade durante a solenidade de abertura do evento 

 

A Convenção ABRAS 2021 começou nesta segunda-feira, dia 20, com a presença de mais de 400 líderes supermercadistas de todo o País. Em sua abertura, contou também com as participações de importantes autoridades, como o presidente de Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, do ministro da Cidadania, João Roma, do ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, do depurado federal e presidente da Frente Parlamentar de Comércio e Serviços, Efraim Filho, e do vice-prefeito de Campinas, Wanderlei de Almeida.  

 

Em seu discurso inicial, o presidente da Associação Brasileira de Supermercados, João Galassi, transmitiu em suas palavras o valor de sua família em sua trajetória e também dedicou grande espaço para falar da atuação do setor supermercadista durante a pandemia da covid-19.  

 

“Sob a liderança da ABRAS, implementamos rigorosos protocolos de segurança sanitária, além daqueles já impostos naturalmente à nossa atividade, para garantir total segurança aos colaboradores e aos clientes. Fizemos de tudo para preservar os colaboradores com maior risco de contaminação e, além de mantermos o efetivo de profissionais, ainda realizamos um grande volume de contratações para manter o nível de serviço ao atendimento da população. Tudo isso somado a grandes esforços junto à cadeia nacional de abastecimento para manter a sociedade abastecida”, disse Galassi.  

 

“Outro ponto é que passamos a realizar reuniões semanais com lideranças supermercadistas de todo o País para o monitoramento e aperfeiçoamento dos protocolos. Ou seja, um setor naturalmente unido, ficou ainda mais unido e fortalecido. Todo este pacote de ações está vinculado à campanha Superessencial, uma iniciativa da ABRAS com o objetivo de ressaltar e defender a importância da essencialidade do setor supermercadista e de, justamente, reforçar o compromisso dos supermercados em relação à adoção e manutenção de rigorosos protocolos sanitários”, continuou o presidente da ABRAS.  

 

Além do foco operacional, Galassi também lembrou de toda a mobilização que o setor está realizando para auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade. “Além de manter nossas lojas operando e abertas, criamos a campanha Doação Superessencial, em parceria com as 27 associações estaduais de supermercados, que consiste em uma das maiores mobilizações já protagonizadas pelo setor supermercadista”, lembrou o supermercadista. “Graças à participação de vocês, conseguimos arrecadar uma quantia surpreendente, que já permitiu levar um pouco de alívio, esperança e acolhimento a dezenas de milhares de famílias”, declarou. Até o início da Convenção ABRAS, a campanha já havia arrecadado mais de R$ 8 milhões.  

 

Na oportunidade, Galassi ainda compartilhou sua visão sobre o futuro do setor (que será detalhada na próxima edição da Revista SuperHiper) e também entrou às autoridades presentes um relatório contendo importantes pleitos do autosserviço nacional, com o objetivo de subsidiar os Poderes Executivo e Legislativo com informações de qualidade a respeito destas pautas.  

 

O que cada autoridade defendeu 

“A pandemia nos afetou muito, mas é preciso ter esperança e buscar o desenvolvimento econômico, juntamente com o desenvolvimento humano e social. Por isso, recebo com alegria os pleitos do setor e, por eles, trabalharemos com muita satisfação, porque sei que estarei colaborando com um setor muito importante para o País”, declarou o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco. “Já estamos, por exemplo, atuando em relação à dosimetria das multas para que haja mais razoabilidade nessa pauta.”  

 

Na ocasião, Pacheco compartilhou sua visão a respeito de quatro conceitos, considerados por ele como essenciais para o atual momento do País. “O primeiro é união nacional, que não significa se aceitar tudo, pois a divergência sempre existirá em um regime democrático. O segundo é o respeito, especialmente na relação dos Poderes e das instituições. E respeito também à classe produtiva. Em terceiro ponto, destaco a responsabilidade, em especial a responsabilidade fiscal, para que tenhamos um País com o ´tamanho certo´. E o quarto ponto é o otimismo. Não podemos nos render ao negacionismo e ao negativismo. É preciso que estejamos voltados ao desenvolvimento do País.”   

 

“Temos que dar as mãos para que possamos avançar em demandas urgentes, como é o caso do desperdício de alimentos. Hoje, 30% do que é produzido é perdido. Isso em um País onde há muita gente sem garantia de segurança alimentar”, complementou o ministro da Cidadania, João Roma. “O conceito de coopetição tem tudo a ver com o tempo em que vivemos.” 

 

Um dos pontos destacados pelo ministro foi o projeto do governo federal relacionado ao Auxílio Brasil. “Os programas de transferência de renda sempre foram muito bem-vindos e, agora, eles precisam transformar mais realidades. O Ministério da Cidadania tem a missão de não deixar ninguém para trás.” 

 

Em consonância ao discurso de Roma, o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, exaltou o trabalho do governo na pandemia, buscando o equilíbrio entre o controle da proliferação da doença e a saúde econômica. Destacou, especialmente, o Auxílio Emergencial, que beneficiou 68 milhões de pessoas, os 1,8 milhão de empregos gerados entre janeiro e julho.  

 

Também presente na solenidade de abertura, o deputado federal Efraim Filho destacou que a Frente Parlamentar de Comércio e Serviços, da qual é presidente, é a voz dos supermercados dentro do Parlamento. “Somo a voz de um setor que gera emprego, renda e riquezas para o País. E aproveito para defender que setor supermercadista, diante da sua relevância para a economia e para o abastecimento dos lares, precisa estar envolvido nas grandes decisões do País. Precisamos do setor colaborando as agendas mais importantes do Brasil. Da nossa parte, seguimos trabalhando para acabar com a ideia de que empreendedor é vilão. Queremos que quem produza seja reconhecido.”  

 

E representando o prefeito de Campinas, Dário Saad, o vice-presidente do município Wanderley de Almeida expressou sua satisfação por Campinas estar sediando um evento desta proporção e relevância. Aproveitou para destacar, também, que a prefeitura lançou, recentemente, um plano de desenvolvimento econômico com várias iniciativas que dialogam com as necessidades do setor.  

 

A Convenção ABRAS 2021 segue nesta terça-feira (21) e cobertura completa do evento será publicada na edição de outubro da Revista SuperHiper.  

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Remuneração de empregadas gestantes de cooperativa afastadas do trabalho presencial deve ser enquadrada como salário-maternidade

O desembargador Luís Alberto d'Azevedo Aurvalle, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), de...

Veja mais
Incidência de IRPJ e CSLL sobre Selic é inconstitucional, afirma Dias Toffoli

"É inconstitucional a incidência do IRPJ e da CSLL sobre os valores atinentes à taxa Selic recebidos...

Veja mais
Supremo forma maioria para isentar contador de infrações tributárias

"É inconstitucional lei estadual que disciplina a responsabilidade de terceiros por infrações de fo...

Veja mais
Juiz usa nova redação de artigo do CPC para determinar citação por e-mail

O juízo da 2ª Vara Cível de Atibaia deferiu pedido para que os requeridos sejam citados por meio de m...

Veja mais
Comércio paulista cria 23,5 mil novos postos de trabalho em julho

Segundo a FecomércioSP, alta é a maior desde novembro de 2020   O número de postos de trabal...

Veja mais
CCJ aprova admissibilidade da PEC dos Precatórios

Proposta permite parcelamento ainda neste ano de 47 precatórios, gerando economia de R$ 22,7 bilhões em 20...

Veja mais
Extinção da execução fiscal pelo pagamento anterior à citação isenta de honorários o devedor

A Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), pacificando sua jurisprudência sobre o tema, estabel...

Veja mais
Decreto altera alíquotas do IOF

DECRETO Nº 10.797, DE 16 DE SETEMBRO DE 2021   Altera o Decreto nº 6.306, de 14 de dezembro de 200...

Veja mais
MP que restringiria remoção de conteúdo de redes sociais não será examinada pelo STF

  Foi suspensa, a pedido da ministra Rosa Weber, a sessão virtual do Supremo Tribunal Federal, marcada para...

Veja mais