Nova onda do atacarejo afeta supermercados

Leia em 5min 30s

O setor de supermercados e hipermercados perdeu fôlego em novembro de 2020, segundo dados de consultorias e varejistas, reflexo das maiores restrições nos gastos e de uma nova onda de migração da demanda para o atacarejo. A redução do valor do auxílio emergencial e o aumento da inflação, que reduziu o poder de compra, foram alguns dos fatores que impulsionaram esse movimento.

 

Já em dezembro, houve sinais de um movimento positivo também para os supermercados. Com o novo avanço no contágio da covid-19, as pessoas tendem a evitar aglomerações no Natal e réveillon, aumentando a demanda por alimentos para consumir em casa, de forma geral.

 

Mas em 2021, sem auxílio emergencial, com índices de desemprego ainda altos e pressão inflacionária, a expectativa de analistas do setor é que, cada vez mais, consumidores migrarão as suas compras para o atacarejo.

 

“O diferencial terá a ver com a relação de custo-benefício da compra. Não é só ser barato. E um canal que tem vantagem competitiva é o atacarejo. Nas últimas semanas estamos vendo um crescimento muito expressivo, de novo, nessa categoria e, no ano que vem, ela vai ser beneficiada por isso”, afirma Roberto Butragueño, diretor de atendimento ao varejo da empresa de pesquisas Nielsen.

 

Em novembro, levantamento da Nielsen mostra aumento nominal de 8% nas vendas nos canais de autosserviço, como são classificados os supermercados e hipermercados, na comparação com o mesmo mês de 2019. No atacarejo, a expansão foi bem mais acelerada, de 32,2%. Dados obtidos pelo Valor com fontes de varejo que recebem relatórios da Nielsen mostram que, nas semanas anteriores, o crescimento dos supermercados era superior a 10%.

 

Segundo números da Cielo, em novembro houve alta de 7,9% nas vendas nominais de supermercados e hipermercados sobre igual período de 2019, a menor taxa de crescimento dos últimos 12 meses. Ao se deflacionar o índice, há recuo de quase 11%, também o pior desempenho em um ano.

 

Em relatório sobre a recuperação do varejo publicado neste mês, a agência da classificação de risco Fitch Ratings afirma que, para 2021, é esperada “uma normalização do ritmo de consumo do setor alimentar”, com o segmento de atacarejo “sendo o principal foco de expansão das grandes redes”.

 

Os balanços de grandes grupos como Carrefour e GPA já mostravam diferenças no fôlego dos segmentos na comparação entre os três primeiros trimestres do ano.

 

Entre julho e setembro, as vendas do Atacadão, controlado pelo Carrefour, cresceram 15% ante o segundo trimestre. No braço de varejo da companhia, houve queda 4,75%. No GPA, a receita bruta da rede de atacarejo Assaí subiu 12%, enquanto nas bandeiras de varejo Pão de Açúcar e Extra houve queda de 10% no terceiro trimestre em relação ao segundo.

 

Gisele Paolino, diretora da Fitch, diz que esse descompasso reflete a maior presença de pessoas físicas no atacarejo, além da retomada de atividades de pequenos e médios serviços de alimentação, como bares, restaurantes e cafeterias.

 

O presidente da Associação Paulista de supermercados (Apas), Ronaldo dos Santos, concorda que houve acomodação nas vendas após a reabertura dos serviços. “O crescimento significativo do comércio nos últimos meses demonstra que boa parte da renda familiar foi redirecionada agora para fora dos supermercados”, diz.

 

Os supermercados paulistas registraram a terceira retração mensal consecutiva nas vendas em outubro. Foi apurada queda real de 1% em relação a 2019 (descontada a inflação e comparando lojas em operação há mais de um ano). Em agosto, houve recuo real de 1,6%, e, em setembro, de 0,8%.

 

Já os relatórios da Abad, a associação de atacadistas, mostram crescimentos nas vendas mensais desde início da pandemia. Em outubro, houve expansão real de 2,76% nas vendas no país.

 

“Está havendo uma nova migração de clientes ao ‘cash&carry [atacado]’”, diz um executivo do varejo que recebeu a pesquisa da Abad semanas atrás. O movimento de migração anterior a este foi na crise de 2015 a 2017, quando a recessão reduziu renda e fez os atacarejos ganharem milhares de novos clientes. Foi neste movimento que redes como Assaí e Atacadão se tornaram os canais prioritários de expansão de GPA e Carrefour.

 

Desde então, a diferença de ritmos de expansão entre varejo e atacarejo vem sendo observada. A questão é que o “gap” entre as taxas de crescimento dos dois segmentos tinha diminuído na pandemia durante o auge das medidas de isolamento social, quando os supermercados cresceram de forma acelerada. Agora, essa diferença volta a aumentar, com a normalização das taxas de expansão.

 

Em dezembro, especialistas ouvidos afirmam que o consumo tem se concentrado especialmente em itens para a ceia caseira, voltada para pequenos grupos familiares, por conta das restrições com a covid-19. Isso pode ter efeitos positivos tanto para supermercados quanto para atacarejos.

 

“No Natal, mesmo em pequenos grupos, haverá o consumo em casa. E o réveillon também deve ser uma comemoração com grupos menores nas residências, em casas de praia, e isso pode levar a um aumento de demanda por alimentos e bebidas”, diz Antonio Salvador, professor e ex-executivo do varejo alimentar. “Mesmo nas viagens para interior ou para praia, é pouco provável que tenhamos um consumo forte em bares e restaurantes, pelo risco do contágio. Os contatos do setor [alimentar] têm me dito que dezembro tem sido positivo.”

 

O empresário Pedro Zonta, presidente da Associação Paranaense dos Supermercados, vê um cenário mais positivo para os supermercados, mesmo com a concorrência com o atacarejo. Ele entende que uma segunda onda da covid pode voltar a favorecer as vendas nos hipermercados e lojas de proximidade. “Com as novas limitações de circulação em algumas regiões, as pessoas estão voltando a comer mais em casa e isso pode ser benéfico para as vendas agora”, diz.

 

Para a rede que fundou, a Condor Super Center, com sede em Curitiba, Zonta projeta uma expansão de 12% nas vendas em dezembro – a mesma taxa de crescimento prevista para 2020.

O empresário não acredita numa desaceleração mais forte das vendas em 2021, com o fim do auxílio emergencial. “Creio que a recuperação paulatina do PIB vai acabar favorecendo a demanda.”


Fonte: Newtrade


Veja também

Produção de ovos de galinha bate recorde no 3º trimestre, diz IBGE

A produção de ovos de galinha chegou a 1,01 bilhão de dúzias no 3º trimestre deste ano,...

Veja mais
Conab: Brasil produzirá 265,9 milhões de toneladas de grãos

A produção de grãos no Brasil deverá ser recorde, apesar de menor do que a estimada em novem...

Veja mais
Produção nacional de chocolate cresce 1,97% no terceiro trimestre

A produção nacional de chocolates cresceu 1,97% no terceiro trimestre de 2020 em comparação ...

Veja mais
Classes D e E seguram índices de consumo dentro do lar

O consumo em valor de bens de consumo massivo (FMCG) dentro do lar caiu 3,8% no terceiro trimestre de 2020 em compara&cc...

Veja mais
Atacado distribuidor acumula crescimento de 4,43% até outubro

De acordo com pesquisa realizada pela ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores), em par...

Veja mais
Venda de panetones deve crescer e movimentar R$ 848 milhões em 2020

Tradicional ou recheado; com frutas secas ou na versão chocolate. No início da pandemia no Brasil, teve qu...

Veja mais
Pandemia abre mais espaço para as marcas próprias

A crise econômica, impulsionada pelo coronavírus, tem feito com que as marcas próprias sejam procura...

Veja mais
Por que campanhas de fidelidade devem ser o foco do varejo alimentar

O consumidor está cada vez mais infiel, característica comprovada em diferentes relatórios sobre co...

Veja mais
PIB do agronegócio deve crescer 3% em 2021 após disparada de 9% em 2020, diz CNA

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro crescerá 3% em 2021, enquanto o Valor Bruto da Pro...

Veja mais