Redes sociais são o principal canal de conversão de vendas

Leia em 1min 30s


Até o ano passado, a maioria das vendas das empresas de comércio eletrônico chegava por sites de busca


Ter uma página na rede social tem sido uma ferramenta essencial para as vendas nas empresas de comércio eletrônico.  De acordo com pesquisa elaborada pelo Sebrae, em parceria com o E-commerce Brasil, as páginas de relacionamento foram citadas por 72% dos entrevistados como um dos principais canais para a concretização de vendas online. Os sites de busca ficaram em segundo lugar, mencionados por 68%.


Até o ano passado, a busca orgânica era a principal porta de entrada para os clientes nos sites de e-commerce, e as redes sociais ocupavam o quarto lugar. "Este resultado mostra que os donos de micro e pequenas empresas devem acompanhar as evoluções tecnológicas e tendências dos consumidores. Saber explorar uma mídia social pode significar ganhos preciosos para os empreendedores", afirma o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.


Além das redes sociais e da busca orgânica, o uso de ferramentas como e-mail marketing, links patrocinados e Whatsapp também estão na lista de importantes canais para a efetivação de vendas.  Mais da metade dos donos de empresas que vendem seus produtos pela internet usam e-mail marketing; 44%, links patrocinados; e 35%, Whatsapp.


A pesquisa também detectou que, além de serem usadas para a concretização das vendas, as redes sociais são um importante canal de atendimento, tanto no pré, como no pós-venda. Considerando a possibilidade de múltipla escolha, a pesquisa constatou que oito em cada dez empresários do e-commerce usam o Facebook para se relacionar com clientes; 49% usam o Whatsapp; 40%, o Instagram; e 21%, o Twitter, uso que tem crescido a cada ano. Em 2015, no pós e no pré-venda as redes sociais já tinham destaque com 74% dos atendimentos e o Whatsapp com 34%.




Assessoria de Comunicação do Sebrae


Veja também

Brasileiros fazem compras online em busca de melhores preços e comodidade de compra

  Em pesquisa realizada com os membros da eCGlobal.com para compreender as atitudes e hábitos de ...

Veja mais
Soja, milho e minério colaboram para desaceleração de preços ao produtor, diz FGV

Na passagem de junho para julho, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), apurado pela Fundaç&at...

Veja mais
Anvisa proíbe venda de extrato e molho de tomate com pelo de roedor

Marcas Amorita, Aro, Elefante, Predilecta e Pomarola foram citadas.Decisão determina que fabricantes recolham pro...

Veja mais
Produtos dele, produtos dela

Marketing começou a apostar cada vez mais nas diferenças de gênero, mesmo que os produtos de beleza ...

Veja mais
Bunge e Amaggi ampliam parceria para escoamento

O acordo reforça a importância do 'corredor norte' na exportação de produtos agrícolas...

Veja mais
Brasil fecha 91.032 vagas formais em junho, diz Caged

O Brasil perdeu 91.032 vagas formais de emprego em junho deste ano, informou o Ministério do Trabalho. O resultad...

Veja mais
Massimiliano Brut ganha medalha de prata no Brazil Wine Challenge

O espumante da CRS Brands está entre os premiados no concurso internacional de vinhos, que reuniu ró...

Veja mais
Agrotóxicos são encontrados em propriedade credenciada como orgânica

Produtos foram apreendidos durante fiscalização em Santana do Livramento Em uma propriedade credenciada c...

Veja mais
CNA decide futuro de Kátia Abreu

Ex-ministra tenta voltar à presidência da Confederação da Agricultura e Pecuária do Br...

Veja mais