Produção de hortaliças resiste ao frio; preços não deveriam subir

Leia em 2min 10s

 

 
O cultivo de hortaliças no Paraná não foi afetado pela queda de temperatura e geadas localizadas, principalmente na macrorregião sul, onde se concentra 62% da área plantada. A informação é do coordenador estadual de Olericultura do Instituto Emater, Iniberto Hamerschmidt. “Embora a maior parte da produção esteja em regiões mais frias, muitos produtores fazem a proteção das folhosas, por isso, não se justifica aumento de preços ao consumidor”.
 
Apesar disso, segundo o 7º Boletim Prohort de Comercialização de Hortigranjeiros nas Ceasas em 2016, divulgado ontem pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Curitiba a alface, por exemplo, teve aumento de 64,54% em junho em relação a maio, devido ao frio intenso no Paraná.
 
Hamerschmidt reforça que as espécies que estão no campo agora são repolho, beterraba, cenoura, que não foram afetadas, além das folhosas alface, couve, almeirão e escarola, que em geral têm cobertura para proteção. “Apenas a couve-flor, que é um pouco mais sensível, sofreu um pouco. Já o tomate, pepino e abobrinha são culturas da primavera-verão, portanto não estão no campo, e o reajuste de preços nestes casos é pura especulação”, disse.
 
Segundo dados do Deral (Departamento de Economia Rural), da Secretaria estadual da Agricultura e do Abastecimento, o crescimento da produção de olerícolas no Paraná no período de 2000 a 2014 foi de 73%. “Este desempenho se deve basicamente à organização dos produtores, investimento em novas tecnologias e aumento de produtividade”, afirma o agrônomo Carlos Alberto Salvador.
 
Cebola e cenoura
 

A cebola e a cenoura foram os produtos com maior queda de preço nas principais centrais de abastecimento do país no mês de junho, também segundo o 7º Boletim Prohort de Comercialização de Hortigranjeiros nas Ceasas em 2016. A entrada da safra de cebola do Nordeste e do Centro-Oeste impulsionou os valores para baixo.
 
No caso da cenoura, a queda de preços que começou em março/abril continuou em junho nas principais Ceasas do país. Esse movimento descendente ficou entre 19,71% no Rio de Janeiro e 43,28% em Vitória (ES).
 
Frutas ficam estáveis

 
Os preços das frutas não apresentaram tendência de alta ou baixa dominante, segundo o boletim da Conab. Com exceção do mamão, que apresentou queda de preços em todas as Ceasas analisadas, com índices variando entre 26,37% e 72,53%. A melancia apresentou tendência de queda de preços em seis dos oito mercados analisados. A oferta da banana e da laranja começou a cair e tende a diminuir nos próximos meses, provocando uma moderada elevação nos preços. A maçã também teve redução na oferta e consequente alta de preços, mas a tendência deve se inverter nos próximos meses com a entrada das safras da Região Sul.
 
Veículo: Jornal Bem Paraná


Veja também

ABRAS divulga resultado de vendas do 1º semestre no dia 26/7

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) realiza coletiva de imprensa no dia 26 de julho, à...

Veja mais
Participação das marcas líderes nas vendas está crescendo

Estudo da GfK Brasil mostra que o consumidor está disposto a desembolsar mais por produtos que ofereçam ma...

Veja mais
Wickbold amplia distribuição no Rio Grande do Sul

O processo de expansão da Wickbold para o Rio Grande do Sul foi possível graças à amplia&cce...

Veja mais
Com consumidor receoso, retomada em bens duráveis só deve vir em 2018

Um dos ramos varejistas que mais têm sofrido com a recessão deve ser também um dos últimos a ...

Veja mais
Importação de cebola cai para 8 mil toneladas em junho

Produto de fora do país perdeu espaço com aumento da oferta interna e queda dos preços no atacado ...

Veja mais
Samsung lança refrigeradores Twin Cooling Plus durante a Eletrolar Show 2016

Os dois novos modelos RT5000K e RT6000K possuem sistemas de refrigeração independentes e se adequam &agrav...

Veja mais
Lucro da J&J cai 11,5% no 2º trimestre

- A Johnson & Johnson registrou lucro líquido de US$ 4 bilhões no segundo trimestre, queda de 11,5% em...

Veja mais
Brasil só cria vagas formais de até 1 salário mínimo, mostra Caged

Em 2016, até maio, foram geradas 96,5 mil vagas de até 1 salário mínimo.Nas demais faixas, h...

Veja mais
Feijão e leite elevam projeção do IPC de julho de 0,39% para 0,43%

A estimativa de julho para o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fundação Instituto de P...

Veja mais