Comissão dos EUA chega a acordo sobre rótulo de alimento transgênico

Leia em 2min

Produtos devem ser identificados e estados estão impedidos de criar normas locais sobre o assunto

 
A Comissão de Agricultura do Senado dos EUA chegou a um acordo bipartidário que impede os Estados de aprovar leis sobre rotulagem de alimentos que contenham organismos geneticamente modificados (OGMs). Ao mesmo tempo, o projeto de lei exige que as informações sobre esses alimentos estejam disponíveis nos rótulos dos produtos em todo o país ou online.
 
A proposta foi bem recebida pela indústria de alimentos do país, que vinha aguardando uma decisão desde março. Naquele mês, o projeto do senador republicano Pat Robert (Kansas) sobre rotulagem de alimentos transgênicos, alinhado com a posição da indústria e de produtores rurais, foi rejeitado pelo Senado. Grupos de defesa do consumidor, no entanto, disseram que a possibilidade de as empresas disponibilizarem as informações apenas online é injusta com pessoas idosas ou de baixa renda. O Senado deve votar o projeto nos próximos dias.
 
Na Câmara dos Representantes, a proposta deve ser votada após o recesso do feriado de 4 de julho, que começou hoje. A Federação Agrícola Americana reconheceu que o projeto de lei evita que os vários Estados do país tenham leis divergentes sobre rotulagem de alimentos contendo OGMs. A entidade observou, porém, que a exigência de informações, seja nos rótulos dos produtos ou online, pode contribuir para gerar confusão e alarme desnecessário.
 
As discussões foram desencadeadas por uma legislação do Estado de Vermont, aprovada em 2014. Em 1º de julho, o Estado será o primeiro do país a exigir a rotulagem de alimentos transgênicos. No mesmo ano em que a lei foi aprovada, a Associação de Fabricantes de Alimentos do país entrou com uma ação para derrubá-la, alegando que a exigência abriria caminho para leis estaduais similares, que elevariam o custo dos alimentos. Embora a lei entre em vigor na próxima semana, as fabricantes de alimentos terão até o ano que vem para se adequar às novas regras.
 
Companhias como ConAgra, Kellogg, General Mills, Mars e Campbell Soup preferiram se antecipar e anunciaram a adoção de rótulos especiais em todo o país para produtos contendo transgênicos. Essas empresas alegam que seria muito caro e complexo criar uma rede de distribuição exclusiva para Vermont, que tem uma população de apenas 626 mil. Outras fabricantes de alimentos esperavam que o Congresso derrubasse a lei de Vermont antes que ela entrasse em vigor, mas, por causa do recesso de 4 de julho, essa possibilidade agora é bastante remota.
 
Veículo: Globo Rural


Veja também

Logística reversa avança com embalagens e eletroeletrônicos

Evolução. Os acordos setoriais mais complexos e relevantes para a destinação adequada de mat...

Veja mais
País registra mais de 670 mil novas empresas

O número, referente ao primeiro trimestre, é 4,1% maior que nos primeiros quatro meses de 2015  S&at...

Veja mais
O conteúdo é a melhor propaganda do mundo

Painel no Lions Entertaintment, evento paralelo ao Cannes Lions, debateu novas formas de vender um produto  A melh...

Veja mais
Brasileiros valorizam crescimento e salário competitivo, diz pesquisa

Profissionais também valorizam salário competitivo e benefícios.67% não tolerariam ambiente ...

Veja mais
Preço do feijão tem alta pela sexta semana seguida na região

O preço médio do feijão-carioca subiu no Grande ABC pela sexta semana consecutiva, segundo pesquisa...

Veja mais
CEO Rock'n Roll do Walmart revela suas estratégias na Conferência Brasil em Código 2016

O CEO da operação do Walmart.com no Brasil, Paulo Sérgio Silva, será um dos destaques da "Br...

Veja mais
Arroz deve seguir a alta do feijão e deixar prato feito mais caro

Não é apenas o feijão que virá com preços ainda mais salgados para o consumidor nas p...

Veja mais
Henrique Meirelles: foco do governo é nos próximos 20 anos

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, voltou a bater na tecla da necessidade de a sociedade conter a ansiedade por ...

Veja mais
Colheita avança com tempo mais seco

São Paulo - A colheita de café da safra 2016/17 do Brasil atingiu 41% do total projetado em 21 de junho, s...

Veja mais