Inadimplência em Minas Gerais tem alta de 4,9%

Leia em 2min 50s

Impactado pelas altas taxas de juros, inflação elevada e desemprego, o poder de compra da população brasileira se vê cada vez mais comprometido. Em Minas Gerais, a situação não é diferente do restante do País, e o reflexo disso foi que, em fevereiro, a inadimplência no Estado cresceu 4,9% em relação ao mesmo mês em 2015. Na comparação com janeiro deste ano, também houve elevação de 0,2% no índice, que já vinha alto desde dezembro. Os dados são do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL) em Minas Gerais.

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), Bruno Falci, as decisões macroeconômicas tomadas pelo governo federal nos últimos anos têm contribuído consideravelmente para os números crescentes da inadimplência. Sem os estímulos devidos, a economia se retrai, menos oportunidades surgem no mercado de trabalho e o endividamento tende a ser elevado.

“Precisamos de um País em desenvolvimento. Se o País está crescendo, as empresas estão saudáveis e contratando - conseguindo cumprir com as obrigações trabalhistas e tributárias -, ‘o vento vira a favor’, porque todos os setores, como comércio, indústria e serviços evoluem juntos. Com isso, as pessoas vão ter emprego, ou ainda, almejar empregos melhores, melhorando a sua situação. Mas hoje estamos na contramão disso tudo”, analisa Falci.

O ligeiro aumento do índice em relação a janeiro é considerado normal pelo presidente, já que, habitualmente, os primeiros meses do ano apresentam inadimplência maior. “Para quem não faz planejamento, o grande número de compromissos financeiros no início do ano aliado às parcelas das compras de Natal pode levar à inadimplência”, explica. Falci, no entanto, chama a atenção para os dados de dezembro. O mês, tradicionalmente com menor percentual, fechou 2015 em um patamar elevado (alta de 4,69% frente ao mesmo período em 2014) influenciado pela crise econômica nacional.

O número de dívidas em atraso também aumentou segundo o levantamento do SPC das CDLs de Minas Gerais. Na comparação entre fevereiro de 2016 com o de 2015, o crescimento foi de 7,71%, e em relação ao mês imediatamente anterior (janeiro), a alta foi de 0,44%. O índice reflete o efeito que a inflação e os juros têm tido sobre a renda dos mineiros. As expectativas por uma reversão desse quadro, porém, não são das mais otimistas.

“O ano de 2016, infelizmente, está parecendo que não vai fugir à regra de retrocesso, o que é muito ruim, principalmente quando a desaceleração é combinada à inflação e ao aumento de juros”, destaca Falci.

Em Minas, a inadimplência segue maior entre os consumidores acima de 50 anos. A faixa que abrange consumidores entre 50 e 64 anos registrou uma elevação de 10,87% no índice em fevereiro, na comparação com o mesmo mês em 2015. No grupo de 18 a 24 anos, houve queda de 17,34% no período.

“Os consumidores acima de 50 anos muitas vezes são sobrecarregados porque essa é uma faixa que já tem aposentados, e a aposentadoria não é corrigida por um índice significativo, fazendo com que essas pessoas sofram o efeito da corrosão da inflação. Além disso, esse grupo representa uma faixa que tem de cuidar não somente dos filhos, mas também ajuda a manter os pais, sendo extremamente sacrificado, o que explica a inadimplência elevada”.

 



Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG


Veja também

Ovos: Menor oferta e demanda aquecida mantêm preço em alta

A oferta de ovos segue reduzida em muitas regiões acompanhadas pelo Cepea e o consumo, aquecido neste perí...

Veja mais
Fabricantes de chocolate podem ser autuadas

As fabricantes de chocolate podem acabar autuadas pelos órgãos de defesa do consumidor por mudanças...

Veja mais
Café: Preços do arábica em alta no País

Estoques mundiais baixos e demanda crescente sustentam patamares lucrativos Os estoques mundiais baixos e a demanda cre...

Veja mais
Consumidor está mais cauteloso ne Páscoa

Segundo pesquisa realizada pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), os ...

Veja mais
Aumentam vendas de produtos para produção de ovos artesanais no AP

Consumidores de Macapá procuram barras de chocolate e embalagens.Empresário diz que lucro já est&aa...

Veja mais
Transportadores exploram novos nichos devido à retração da demanda

Com instabilidade econômica, operadoras de logística diversificam atuação e investem em tecno...

Veja mais
Preço do tomate começa o ano com alta de 42,47%

Dieese mostra que aumento confirma tendência verificada nos últimos meses Uma alta de 42,47% no preç...

Veja mais
Procon de Porto Alegre vai autuar empresas por reduzir peso dos ovos de Páscoa

O Procon de Porto Alegre informou nesta segunda-feira, 21, que abriu processos de apuração de responsabili...

Veja mais
Venda anual de tablets cai em 2015 pela primeira vez, diz IDC Brasil

A venda de tablets no Brasil caiu em 2015 pela primeira vez desde que os aparelhos começaram a ser comercializado...

Veja mais