Produção industrial mineira recua 18,3%

Leia em 2min 50s

                                   Queda em janeiro foi puxada pelo fraco resultado do setor automotivo que impactou toda a cadeia.

A produção industrial em Minas Gerais levou mais um tombo e registrou queda de 18,3% em janeiro na comparação com o mesmo mês de 2015. O mau desempenho foi motivado, principalmente, pela retração no setor automotivo, que impactou toda uma cadeia representativa para o Estado, e pela suspensão das atividades da Samarco após o rompimento da barragem de rejeitos em Mariana, na região Central. Nesta base de comparação, é o pior resultado do setor desde 2009, quando a crise econômica levou a uma redução de 29,3% na produção mineira.

Os dados foram divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O recuo do segmento de veículos automotores, reboques e carrocerias em janeiro frente ao mesmo mês de 2015 foi de 42,4%, desempenho puxado principalmente pela menor demanda por automóveis, veículos para transporte de mercadorias e caminhão e trator. Já na indústria extrativa a queda foi de 26,6%. É o terceiro mês seguido que o desempenho desse setor sofre influência negativa da tragédia ocorrida em Mariana.

A fabricação de máquinas e equipamentos caiu 66,1% em janeiro em relação ao mesmo mês do ano passado devido uma menor fabricação de motoniveladores, tratores, escavadeiras, extintores de incêndio, peças para máquinas e aparelhos de terraplanagem. A redução no caso dos produtos têxteis foi de 23,8%.

“Uma menor produção na indústria automobilística é um impacto grande para Minas Gerais porque o Estado possui várias empresas em uma cadeia extensa de atendimento ao setor, que vai desde a mineração, passa pela siderurgia e chega às autopeças”, explica o analista do IBGE Minas, Antônio Braz.

Agravamento - Até mesmo na comparação de janeiro com dezembro, mês em que boa parte das indústrias entra em período de férias coletivas, houve uma queda na produção do Estado, nesse caso, de 1%. E quando analisado o período de 12 meses, a variação negativa acumulada foi de 9%. “Pelo histórico observamos que, desde março de 2014, o acumulado de 12 meses do setor industrial no Estado vem perdendo fôlego. E as quedas vêm ficando cada vez mais acentuadas”, afirma Braz.

Essa é uma das explicações para que a produção industrial mineira esteja hoje cerca de 22% menor do que estava em julho de 2008, momento de eclosão da crise econômica mundial. No País, o setor registrou retração de 17,1% no mesmo período.

A produção nacional também fechou janeiro com desempenho fraco, apesar de a queda ter sido menos acentuada do que no Estado. Comparado com o mesmo mês de 2015, houve retração de 13,8%, enquanto em 12 meses foi de 9%. Já frente a dezembro, a produção industrial brasileira cresceu 0,4%.

O desempenho de janeiro já é um indicativo de que o exercício não será fácil para o setor. Porém, os malefícios da crise econômica podem ser atenuados, caso as exportações sejam alavancadas pela depreciação do câmbio. “O dólar está em volatilidade e tem alterado de acordo com as indicações do que vai acontecer no cenário econômico. Além disso, é necessário esperar um tempo para saber como vão reagir os países demandantes de produtos brasileiros. Ainda é cedo para projeções, mas tudo indica que o Brasil deverá ser beneficiado com o dólar em alto patamar”, afirma.

 



Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG


Veja também

Eletrônicos e motocicletas derrubam atividade industrial na Zona Franca

A fraca atividade nas indústrias de eletrônicos, motocicletas, informática, bebidas, máquinas...

Veja mais
Confiança do consumidor cai em março, aponta Ipsos

A confiança do consumidor brasileiro recuou em março pelo segundo mês seguido, com piora acentuada t...

Veja mais
Consumidor de BH tem 78% da renda comprometida

                    ...

Veja mais
Medicamentos podem aumentar 12,5%

Cálculos da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma) indicam que ...

Veja mais
Inadimplência atinge 39,21% da população

O crescente número de trabalhadores desempregados e o atual patamar da inflação, fator que dificult...

Veja mais
Vendas do varejo caem 1,5% em janeiro ante dezembro de 2015, aponta IBGE

As vendas do comércio varejista caíram 1,5% em janeiro de 2016 ante dezembro de 2015, na série com ...

Veja mais
Fórum debate produtividade e mercado para o setor lácteo

Um público de 300 produtores prestigiou a 12ª edição do Fórum Estadual do Leite, durant...

Veja mais
Governo federal discute alimentação saudável e combate à obesidade

As demandas da sociedade por uma alimentação adequada e saudável farão parte do Plano Nacion...

Veja mais
Mercado plus size cresce 10% ao ano e atrai grandes e pequenas varejistas

Mercado que cresce em plena crise econômica e possui demanda reprimida, o vestuário plus size tem chamado a...

Veja mais