Antes da Black Friday, consumidores devem pesquisar preços

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                               Procon de Santos já iniciou pesquisa prévia no comércio para evitar a maquiagem de preços na hora da compra.

Falta apenas um mês para a data mais esperada pelo consumidor: a Black Friday. As grandes redes já estão se organizando para o evento, que será realizado no dia 27 de novembro. Com intuito de evitar a prática de propaganda enganosa e maquiagem de preços durante o evento, o Procon-Santos já iniciou a de pesquisa prévia de preços.

“A equipe do Procon está em campo pesquisando as grandes redes para evitar o cenário que ficou famoso no ano passado do ‘tudo pela metade do dobro’”, explica o coordenador do órgão, Rafael Quaresma.

Para ele, essa prática induz o consumidor ao erro propositalmente. A maior arma é a pesquisa que, se realizada com antecedência nas lojas, dá um parâmetro de comparação para os preços praticados durante a Black Friday e dificulta o prejuízo na hora da compra.

Se for constatado pela pesquisa ou por denúncias ao Procon-Santos que houve aumento injustificado de preços, o estabelecimento pode ser autuado conforme o Código de Defesa do Consumidor, com aplicação de multa equivalente à infração. No ano passado, duas lojas foram penalizadas.

Smartphones

Segundo o diretor-geral do portal Busca Descontos, que é o organizador da Black Friday no Brasil, Juliano Motta, os smartphones serão os líderes de venda nesta edição. Isto porque o governo retirou o incentivo fiscal para a venda de celulares e computadores, chamado de Lei do Bem (11.196/05). “A partir de 1º de dezembro o valor desses produtos voltará a encarecer”, explica Mota.

E apesar da crise econômica, que provocou a retração no varejo físico em 6,9%, neste ano o valor do ticket médio das compras aumentou em relação ao ano passado – será de R$ 416,75 para R$ 422,39.

Para a organização do evento, o valor demonstra a intenção do consumidor em aproveitarem o período de promoção para as compras. Só no ano passado, o site www.blackfriday.com.br, movimentou mais de R$ 871 milhões, com R$ 80 milhões no portal durante a promoção. A previsão de negócios para esta edição já está na casa dos R$ 978 milhões.

Para Motta, a Black Friday é uma boa oportunidade para quem compra e para quem vende. “O consumidor vai ter seu dinheiro valorizado e será uma chance de recuperação de vendas do varejo”.

Sem dados

As grandes redes de varejo foram procuradas pela Reportagem para informar suas expectativas de venda para a Black Friday, mas não puderam se manifestar pois estão em fechamento de balanço e não estão autorizadas a divulgar valores.

 



Veículo: Jornal A Tribuna - Santos/SP


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