Via Varejo diz que gerencia turn over

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Porto Alegre - O presidente da Via Varejo, Líbano Barroso, atribuiu os recentes cortes no quadro de pessoal a uma gestão do turn over natural da companhia. Durante evento na Federação das Associações Comerciais do Rio Grande do Sul (Federasul), ele foi questionado sobre informações de que a Via Varejo - dona das redes Casas Bahia e Ponto Frio - teria demitido cerca de 3 mil pessoas entre maio e junho.

Barroso não confirmou o número, mas lembrou que o grupo tem 65 mil funcionários e uma rotatividade de 25% ao ano, o que corresponde a uma movimentação de 15 mil trabalhadores. " natural haver esse movimento de pessoas, e o que nós fazemos é administrar esse turn over de acordo com essa visão do que está acontecendo com a economia", afirmou.

Barroso também não antecipou o desempenho da Via Varejo no segundo trimestre, mas disse que a empresa vai seguir os números, que são públicos, da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia a Estatística (IBGE), que mostram uma retração do setor. "O que nós fazemos é buscar produtividade e fazer os ajustes necessários dentro dessa administração natural do turno over que temos no ano", relatou.

Barroso ainda destacou que, em meio ao ambiente desafiador, é preciso manter uma visão de futuro. "O Brasil tem muitas possibilidades, tem demanda reprimida em inúmeros produtos, como ar condicionado e lavadoras. E com toda essa questão de preço de energia, crise hídrica, esses equipamentos de última geração representam sustentabilidade", disse.

Ele reafirmou ainda a meta de abrir 210 lojas da Via Varejo no Brasil entre 2014 e 2016. E disse que, até agora, já foram inauguradas 110, a um custo médio de R$ 3 milhões cada uma.

Inadimplência - No que se refere à inadimplência, o executivo lembrou que a Via Varejo toma risco em 15% das vendas, que correspondem ao crediário próprio do grupo. "Vemos ao longo do ano um aumento muito pequeno na inadimplência, não estamos preocupados", avaliou. De acordo com Barroso, há melhora na recuperação do crédito provisionado, o que faz com que a inadimplência líquida de recuperações mantenha um nível superior ao do ano passado, mas longe de estar alarmante.

Barroso afirmou que o grupo mantém seus planos de expansão apoiado na crença de que o Brasil tem oportunidades de crescimento, apesar do momento de crise vivido pela economia nacional, que afeta diretamente as vendas no varejo. " claro que estamos vivendo um cenário desafiador que mudou muito rápido Como mudou rápido, a volta também pode ser rápida", afirmou.

O executivo acrescentou que, tradicionalmente, o varejo conta com o quarto trimestre como um "evento importante", devido a promoções como a Black Friday e datas de consumo elevado, como o Natal. "Não vou me arriscar a fazer uma previsão de quando teremos um reaquecimento", completou. (AE)



Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG


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