Quase 80% das pessoas fazem parcelamento

Leia em 1min 30s

Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal Meu Bolso Feliz investigou o comportamento dos brasileiros relacionado ao parcelamento de compras e identificou que 79% costumam utilizar essa forma de pagamento

 

 



Entre os produtos mais comprados dessa maneira estão as roupas (32%) e os eletrônicos (28%). De acordo com os resultados do estudo, o número médio de parcelas é 6,3 e é definido pelo número máximo que o lojista permite sem a taxa de juros. Um dado importante observado é que quase metade dos entrevistados (46%) não tem medo de longos parcelamentos, inclusive consideram uma vantagem, e que 21% não compram nada parcelado, principalmente pessoas de menor escolaridade e das classes C, D e E - possivelmente devido às restrições às linhas de crédito, diz o estudo.

A pesquisa mostra que 28% dos consumidores consideram ruim a hipótese de não ter a possibilidade de parcelar suas compras. Destes, 64% afirmam que o crédito é a única forma de comprar os bens que desejam, e 29% acreditam que não conseguiriam mais fechar as contas do mês, pois sempre recorrem ao parcelamento ou a empréstimos para conseguir comprar tudo e pagar as contas que precisam.

Porém, a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, alerta que nem sempre o consumidor é capaz de pensar nos desdobramentos a longo prazo e que podem resultar em mais juros a pagar. "O crédito pode tornar-se um problema, devido à perda da noção dos gastos e compras por impulso, e até mesmo gerar um descontrole das compras e uma consequente inadimplência", diz.

Dos que costumam comprar a prazo, 58% pagaram alguma prestação de compra no mês anterior à pesquisa. Seis em cada dez consumidores (64%) com o hábito de parcelar compras ainda possuem prestações a serem pagas.




Veículo: DCI


Veja também

Pãozinho fica 2,8% mais caro; preço pode variar até 100% de acordo com o estabelecimento

Variação foi mais significativa na Região da Pampulha, onde o aumento ficou acima da média (...

Veja mais
Hortifrúti tem alta de até 75,29%

Entre as frutas, a alta de 6,08% foi puxada pelo melão japonês, que registrou um aumento de 40,18% em abril...

Veja mais
Unilever muda o foco para produto mais popular

Veículo: Valor Econômico...

Veja mais
Lactalis 'arruma a casa' em busca de liderança

Veículo: Valor Econômico...

Veja mais
Exportação de café definirá mercado no País, diz 3corações

O volume exportado de café pelo Brasil neste ano será fator importante para determinar os rumos do mercado...

Veja mais
Fundecitrus faz censo e estimativa da safra

Os agentes de pesquisa passaram por 481 municípios do estado, percorrendo mais de um milhão de quilô...

Veja mais
Falha na previsão de demanda eleva estoques

Falta de controle na entrada e saída de produtos influiu no recuo de 0,8% de satisfação de empres&a...

Veja mais
Confiança da indústria cai 0,7% na prévia de maio, aponta FGV

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) apurado na prévia da sondagem de maio ficou em 72,3...

Veja mais
Semana dos Alimentos Orgânicos começa dia 24 deste mês

Produtor Orgânico, parceiro da natureza na promoção da vida. Este é o tema da 11ª edi&cc...

Veja mais