Clima afeta projeções para algodão, arroz e café

Leia em 3min 40s

Problemas climáticos provocaram redução nas estimativas de colheita de algodão, arroz e café na passagem de fevereiro para março, segundo o Levantamento Sistemático de Produção Agrícola. No caso do algodão e do café, o obstáculo é a estiagem, enquanto os produtores de arroz enfrentaram atrasos por causa do excesso de chuvas na Região Sul. O plantio do algodão foi concluído em março, mas o calendário atrasado deve fazer com que a produtividade seja menor este ano. "Os produtores estão bem atrasados na janela de plantio, então não se sabe se haverá chuva suficiente para que a planta se desenvolva. Por isso, a expectativa de rendimento se reduziu um pouquinho", explicou o gerente da Coordenação de Agropecuária do IBGE, Mauro Andreazzi.

Neste ano, a produção de algodão deve somar 3,839 milhões de toneladas, 10,5% menos do que em 2014. Só na passagem de fevereiro para março a projeção caiu 3,0%. Em Goiás, terceiro maior produtor do País, o impacto da estiagem foi duro: a produção deve cair 48,0% em relação ao ano passado.

Preços - Além disso, o algodão vinha enfrentando um período de menor atratividade, em função do preço baixo. Agora, com a recente elevação do dólar, o algodão brasileiro se torna mais competitivo, e o momento é bom para fechar contratos, frisou Andreazzi. "A tendência para o ano que vem é que a safra seja melhor", disse.

No caso do café, além de 2015 ser um ano de baixa produção, o grão ainda sofre as conseqüências da estiagem severa do ano passado. Muitas lavouras ficaram comprometidas em decorrência de seu baixo desenvolvimento vegetativo e floração deficiente", afirmou o IBGE.

Outro ponto é que os preços pouco atrativos também têm levado a uma redução intensa de área plantada. "Muitos produtores não conseguiram se manter nessa atividade por causa dos custos", explicou Andreazzi. Embora a cotação tenha ganhado força nos últimos meses, o resultado para este ano deve ser de queda. A estimativa de produção do café arábica fechou março em 1,880 milhão de tonelada, 0,6% menor do que o projetado em fevereiro e 1,9% abaixo do colhido em 2014.

Quanto ao arroz, o problema foi o contrário: o excesso de chuvas No Rio Grande do Sul, que detém 68,5% da produção, a umidade elevada atrasou o plantio, já que a terra estava com grande acúmulo de água. "Isso afetou o rendimento. Além disso, o arroz precisa de luz para se desenvolver. A falta de luz pelo tempo encoberto também afeta", disse o gerente do IBGE.

No Rio Grande do Sul, a estimativa ficou 1,6% menor de um mês para o outro, e o rendimento caiu 1,7%, para 7.483 kg/hectare. Em termos nacionais, a projeção de março ficou 1,7% menor do que em fevereiro, totalizando 12,261 milhões de toneladas. Ainda assim, a produção supera a de 2014 em 0,9%, segundo o instituto


Trigo - As intenções de plantio de trigo seguem aumentando. Em março, a produção estimada foi de 7,712 milhões de toneladas, 2,6% acima do previsto em fevereiro. Se confirmado, o montante será 24,9% maior do que em 2014. "Se chegar a esses 7,7 milhões de toneladas, será uma nova safra recorde. Mas ainda não atende o consumo interno, que é de 12,2 milhões de toneladas", afirmou o gerente da Coordenação de Agropecuária do IBGE, Mauro Andreazzi

Apesar da estimativa otimista, Andreazzi ressaltou que o trigo ainda não está sendo plantado, o que torna o dado apenas uma projeção. "Anda teremos muitas estimativas pela frente, isso pode se concretizar ou não", ponderou. Em termos absolutos, o Paraná deve se firmar como o maior produtor, com 4,045 milhões de toneladas, alta de 8,7% em relação a 2014. A quantidade produzida também é 4,5% maior do que o previsto em fevereiro, a despeito da revisão para baixo da área de plantio na passagem do mês, para 1,350 milhão de hectare (-0,5%).

Mas será o Rio Grande do Sul que puxará a recuperação neste ano. Depois de ficar pouco acima de 1,5 milhão de tonelada no ano passado, a produção de trigo em solo gaúcho deve se aproximar de 3,0 milhões de toneladas, alta de 73,4% em 2015. O aumento é intenso porque, no ano passado, a safra de trigo quebrou forte no Rio Grande do Sul", explicou Andreazzi. (AE)



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

marcas tentam recuperar venda de chiclete nos EUA

    Veículo: Valor Econômico...

Veja mais
Expansão da Nestlé depende de rodovia

Multinacional cobra do município de Ibiá anel viário para escoamento da produção da f...

Veja mais
Grupo Rio Verde investe em loja virtual de vinhos

O e-commerce é o novo braço comercial do grupo Casa Rio Verde, uma empresa com 25 anos de atuaç&ati...

Veja mais
Safra de grãos será menor em Minas

Segundo a Conab, área destinada à produção cairá 1,6%, somando 3,19 milhões de...

Veja mais
Estimativa para o algodão, arroz e café são afetadas pelo clima, diz IBGE

No caso do algodão e do café, o obstáculo é a estiagem, enquanto os produtores de arroz enfr...

Veja mais
Consumidores recifenses associam qualidade a respeito na hora da compra

Se durante muito tempo os empresários ignoraram os possíveis impactos ambientais de seus empreendimentos, ...

Veja mais
Venda de móveis e eletrodomésticos terá a 1ª queda desde 2003

Entre janeiro e fevereiro, linhas de financiamento encolheram quase 50%   O consumo de bens duráveis desab...

Veja mais
Consumo de alimentos básicos diminui

Brasileiros sentem a pressão sobre renda e economizam em produtos como óleo e pão O fim da euforia...

Veja mais
IBGE estima safra de grãos em 199,7 milhões de toneladas em 2015

O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de março estima uma safra de g...

Veja mais