ACSP mostra queda na confiança do consumidor em janeiro ante dezembro

Leia em 2min

A confiança do consumidor brasileiro caiu 11 pontos na passagem de dezembro para janeiro, mostra o Índice Nacional de Confiança (INC) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). No primeiro mês do ano, o indicador atingiu 137 pontos, ante 148 pontos em dezembro e 143 pontos em janeiro do ano passado. Na avaliação da entidade, o recuo é consequência principalmente da crise hídrica e da piora nas condições de crédito.

"Os debates sobre esses temas estão sendo intensificados, deixando os consumidores mais pessimistas e cautelosos", explica o presidente da ACSP, Rogério Amato, em nota enviada à imprensa. O dirigente avalia que o aumento de preços dos alimentos em razão da seca e a elevação de tarifas, como a de energia elétrica, também devem ter pressionado a queda do INC na passagem de dezembro para janeiro.

Entre as classes sociais, o maior recuo foi na "DE" (de 154 para 137 pontos), seguida pela classe "C" (de 158 para 143 pontos). Na classe "AB", o INC permaneceu estável em janeiro, com 119 pontos. Já entre as regiões do País, a confiança caiu no Sudeste (148 para 136 pontos) e Nordeste (de 154 para 132 pontos). No Norte/Centro-Oeste (de 131 para 140 pontos). No Sul (146 para 152 pontos), houve melhora na confiança.

O INC é pesquisado pelo Instituto Ipsos, a pedido da ACSP. O indicador varia entre zero e 200 pontos, que representam pessimismo e otimismo máximos, respectivamente. De acordo com a associação, a margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos. As entrevistas para apurar a confiança em janeiro foram realizadas entre os dias 16 e 31 do mês passado.

Situação financeira e emprego


A pesquisa da Associação Comercial de São Paulo mostra ainda que piorou o sentimento dos consumidores em relação ao mercado de trabalho e situação financeira. Em janeiro, 35% dos entrevistados se sentiam seguros no emprego, ante parcela de 40% de dezembro e 44% em janeiro do ano passado. Para a ACSP, essa piora foi influenciada pelas recentes notícias de demissões em indústrias, como a automotiva, que eliminou 404 vagas em janeiro.

Já aqueles que consideram a situação financeira "boa" caíram de 45% para 40% na passagem de dezembro para janeiro. Em janeiro de 2014, esse porcentual era de 44%. Os consumidores que acham a situação financeira futura melhor também recuaram para 50% em janeiro, porcentual menor do que os 52% de dezembro e igual ao registrado no mesmo mês do ano passado.



Veículo: Diário de Pernambuco


Veja também

Comitiva gaúcha busca solução para crise do leite

Aquisição de leite em pó e credenciamento de cooperativas estão entre as pautas a serem apre...

Veja mais
Setor têxtil prevê reduzir investimentos, diz entidade

O nível de investimento na indústria têxtil entre janeiro e fevereiro deste ano será menor ou...

Veja mais
Varejo cresce em fundos pela primeira vez em uma década

    Veículo: Valor Econômico  ...

Veja mais
Cápsula de café atrai empresas de menor porte

    Veículo: Valor Econômico  ...

Veja mais
Vendas de farmácias têm alta de 12,8% em 2014

As vendas do varejo farmacêutico desaceleraram no ano passado, mas o setor conseguiu crescer 12,8%, segundo dados ...

Veja mais
Clima favorece a safra da maçã no Estado

Após uma produção frustrada no ano passado, o clima voltou a colaborar com a evolução...

Veja mais
Instituto Walmart seleciona jovens para a Escola Social do Varejo em Barueri

Estão abertas as inscrições para novas turmas da Escola Social do Varejo (ESV), em Barueri (SP). A ...

Veja mais
Santos recebe maior porta-contêiner da história

    Veículo: Valor Econômico...

Veja mais
Preços baixos impactam produção

Em Minas, cotações baixas da pluma ao longo de 2014 desestimularam os cotonicultores     Os p...

Veja mais