Ceará envia comitiva para a Fruit Logística

Leia em 2min 40s

As cearenses Itaueira e Agrícola Famosa farão exposição de produtos no estande da Abrafruta, em Berlim

 



Com a presença de mais de vários expositores brasileiros - dois dos quais são cearenses - será aberta amanhã, 4, a 23ª edição da Fruit Logistica, a maior feira de frutas e hortaliças do mundo. Ontem, mais de 1 mil pessoas trabalhavam na montagem final dos estandes das mais de 2.600 empresas expositoras, oriundas dos cinco continentes. As empresas cearenses Itaueira e Agrícola Famosa, as duas maiores produtoras e exportadoras de melões do Brasil, estarão juntas no mesmo espaço - o estande da Associação Brasileira de Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), a nova entidade que representa junto à União os interesses dos fruticultores.

Os fruticultores brasileiros que exporão seus produtos na Fruit Logistica estão ao mesmo tempo muito otimistas e altamente preocupados com o seu futuro próximo: de um lado, a boa perspectiva de negócios, catapultada pelo câmbio favorável; de outro, a perspectiva de um duplo apagão - o de energia elétrica, que poderá paralisar as máquinas que movimentam as águas para a irrigação, e dos recursos hídricos, cujas fontes estão ameaçadas de secar por causa da redução das chuvas. No Ceará, que concentra a produção de melão para exportação, a previsão é de mais um ano - o quarto consecutivo - de chuvas abaixo da média histórica.

Expectativa de boa safra

Mas, apesar dessas preocupações, o ânimo que envolve os empresários cearenses na Fruit Logistica é animador. Carlos Prado, sócio majoritário da Itaueira, e Luiz Roberto Barcelos, sócio e diretor de produção da Agrícola Famosa e, ainda, presidente da Abrafruta, acredita que, como acontece todos os anos, haverá, nas áreas de produção, como a Chapada do Apodi, a ocorrência de chuvas suficientes para garantir uma safra de melão no mínimo igual à da safra 2013/2014.

Para a safra de 2015/2016, que só começará a ser plantada em abril e colhida a partir de agosto deste ano, haverá chuva na quantidade para que se repita a performance do ano passado.

A Feira

A FruitLogistica realiza-se no Messe Berlim, o gigantesco centro de eventos da capital da Alemanha, cuja pauta de ocupação dura o ano todo. São 60 mil pessoas que visitam a FruitLogistica durante os seus três dias - uma quarta, um quinta e uma sexta-feiras, sempre na primeira semana de fevereiro.

A direção da Fruit Logistica não dá números sobre o valor dos negócios realizados durante a feira, mas eis aqui alguns: são, no mínimo, 60 mil visitantes, a grande maioria compradores, que visitam os estandes da feira.

A quase totalidade deles tem reuniões agendadas com os expositores. Entre estes, há as grandes companhias de navegação, que aproveitam o evento para acertar os preços do frete marítimo. No meio dessas companhias, estão duas que têm negócios no Ceará - a Maersk e a Hamburg Sud, multinacionais dos mares que têm negócios principalmente com os exportadores de frutas. Esta é a oitava vez que o Diário do Nordeste é convidado pelo Sebrae para a Fruit Logistica. E é a primeira vez que sua reportagem vem a Berlim a convite da Abrafrutas.

Egídio Serpa
Colunista*

*O jornalista viajou a convite do Sebrae e da Abrafrutas



Veículo: Diário do Nordeste


Veja também

Fator Rússia nas exportações

Um vento gelado vindo da Rússia soprou sobre as exportações brasileiras no primeiro mês do an...

Veja mais
Agropecuária supera indústria

Apesar dos problemas climáticos e da crise hídrica, a agropecuária será novamente em 2015 a ...

Veja mais
Elevação do PIS/Cofins atinge farmacêuticas

O aumento do PIS/Cofins sobre a importação de bens e serviços, estabelecido por medida provis&oacut...

Veja mais
Intenção de consumo das famílias despenca 12,9% em janeiro

O apetite por consumir das famílias paulistanas caiu 12,9% em janeiro na comparação com mesmo m&eci...

Veja mais
Colheita de grãos avança nas principais regiões produtivas

Apesar de algumas adversidades climáticas, a colheita de grãos da primeira safra segue nas principais regi...

Veja mais
O desafio de manter as vendas durante a crise

Especialista em negociação comercial fala como os empresários podem continuar vendendo mesmo durant...

Veja mais
Confiança do comércio recua 1,5% em janeiro, apura FGV

Confirmando tendência que já vinha se delineando desde o final do ano passado, o Índice de Confian&c...

Veja mais
Estiagem afeta o rendimento da soja em nova Mutum

...

Veja mais
No pico da safra, preço do leite cai 4,1% no país

    Veículo: Valor Econômico...

Veja mais